Network Decoração Arquitetura Construção

Como evitar e combater infiltrações!


Papo de Obra
Imagina sua casa prontinha, pintadinha, depois de meses na expectativa de curti-la e de repente: infiltração!
Isso aconteceu na minha casa (dos meus pais) na sala de tv quando eu era criança e por uns bons anos eu via pedreiro (e pintor consequentemente) entrando e saindo com a promessa de que dessa vez o problema havia sido solucionado.
Fiquei tão de saco cheio que uma das maiores preocupações na construção da minha casa é a bendita da infiltração, por isso, estou usando e abusando (sem força de expressão) dos recursos disponíveis para evitá-la (e gzuis ajuda que dê certo)!rs

Fundação da minha casa.  Em cima da laje ficará minha sala de estar e jantar, embaixo minha garagem e um quartinho e nesta terra minha sala de tv.

Existem dois tipos de infiltrações: as de baixo para cima (solo) que comprometem o piso e as paredes. E as de fora para dentro (chuva – a mesma da casa dos meus pais) que comprometem as paredes e o teto.
Para evitar as infiltrações provenientes do chão, a impermeabilização das fundações com produtos específicos é de extrema importância. O uso de barreiras feitas de mantas ou material plástico também ajudam e muito! No meu caso, o pedreiro utiliza para a massa: 2 latas de areia lavada, 1 lata de pó de pedra, 1 lata de cimento 2.5 litro de antiumidade (Tecplus), depois 4 demão de impermeabilizante (Neutrolin) e lona de plástico (em tudo! até onde ele e o engenheiro disseram que não havia necessidade, eu coloquei - é tão barato! pelo menos isto, né?...).

Com massa apropriada, impermeabilizante e lona de plástico. Vou fazer desta forma até nos muros.

Para evitar as infiltrações da chuva, telhado e laje devem ser bem executados, assim como o uso de rufos que evita infiltrações nas juntas entre telhado e parede.

E quando a casa já está construída, como combater a infiltração?!

Primeira coisa é saber de onde vem: do chão ou da chuva.
Se a umidade vier do solo e atingir as paredes é necessário quebrar o reboco da base da parede e aplicar impermeabilizante.
Se a umidade vier da chuva é necessário verificar telhado (se tem alguma telha quebrada), laje, rufo (que com as chuvas de vento podem se soltar), calhas que possam estar entupidas e até pequenas trincas.

Na casa dos meus pais, a umidade era da chuva e atingia o teto. Todo ano depois da época das águas, vinha pedreiro, o cara do rufo, o pintor...e nunca davam jeito no problema. Até que apareceu um pedreiro e falou que pra acabar com o problema o ideal seria colocar piso em cima da laje porque o piso evitaria a umidade e como já havíamos tentado de tudo, colocamos! E vivemos felizes para sempre (por mais bizarro que pareça)!

Esse post é baseado nas minhas experiências e com coordenadas do meu engenheiro.
E assim como eu, o ideal é que você se oriente com um profissional capacitado da área.

4 comentários:

  1. Oi Grazy sei de uma pessoa que usou o piso também por causa da umidade só que na parede. Eles assentaram o piso, depois picotaram, passaram reboque e tinta por cima, ficou como se fosse uma parede normal e também não deu mais umidade.
    Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oie Mariana!
    Então tb já ouvi falar nisso, mas como não tenho certeza se realmente funciona, fiquei meio assim de colocar...então não deu mais problemas tb?!
    Beijos,
    Grazi

    ResponderExcluir
  3. A lona vai entre a terra e o concreto da base?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Alexandre!
      Isso e no concreto é bom passar tb os produtos impermeabilizantes.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.