Network Decoração Arquitetura Construção

Salas de jantar-50 modelos maravilhosos e dicas de como decorar!


Nem só de mesas e cadeiras vive uma sala de jantar!
Nela, detalhes fazem toda diferença. E são esses detalhes que costumam enroscar as pessoas na hora de decorar.
O espelho, o quadro, o lustre, a cor, o papel de parede, elementos que tem o poder de enaltecer e também de pôr abaixo todo seu empenho.
Por isso, vou dar algumas dicas de como acertar em cheio a decoração da sua sala de jantar!

Os quadros remetem os desenhos do chão e das cores da sala em geral.

Começando pelo principal: mesa e cadeiras.
Pra isso, você precisa saber o quanto de espaço disponível sua sala tem para acomodar as pessoas de forma confortável e que possibilite a circulação no ambiente. É importante que ao redor da mesa tenha no mínimo 0.90cm, porém a medida ideal é 1.20. Essas medidas vão definir o tamanho de sua mesa.

Olha que luxo essa sala!

Existem vários formatos de mesa, comumente as redondas e as esfihas são usadas em salas pequenas, as retangulares em salas estreitas e as quadradas em salas maiores, no entanto, isto vai depender do tamanho delas e consequentemente da quantidade de cadeiras que elas comportam.

Mesa Redonda com 4 cadeiras.

Mesa Esfiha com 6 cadeiras.

Mesa Retangular com 10 cadeiras.

Mesa Quadrada com 10 cadeiras.

Falando em cadeiras hoje em dia é comum (e fica lindo) usar cadeiras diferentes do modelo da mesa. Então antes que você já saia comprando, você precisa saber se sua mesa comporta a quantidade e o modelo que você deseja (por causa da tendência, algumas já vem de fábrica).

Mesa de madeira com cadeiras de couro branca.

Outra coisa que está em alta é o mix de cadeiras, porém precisa ter harmonia entre elas e a mesa. O modelo com braço vem sendo bastante usado como mix, neste caso, você pode colocá-lo nas extremidades que tem mais espaço e nas laterais modelos menores condizentes com o estilo das demais peças.

Neste caso, todas as peças são diferentes, porém possui o estilo e a cor branca em comum. Veja que o modelo com braço foi usado apenas nas extremidades da mesa.


Resolvido isso, se sua sala ainda possui espaço disponível, vale à pena apostar num bufê ou num aparador, lembrando sempre do espaço mínimo de circulação. Além de valorizar ainda mais sua decoração, são ótimos para expor objetos decorativos e de quebra guardar talheres, porta-guardanapo e afins. 


Assim como as cadeiras, o aparador ou bufê também não precisa ser exatamente igual à mesa, você pode optar por um modelo com estilo diferente, com cor diferente, entretanto, é bom ter cautela se esse recurso já tiver sido utilizado nas cadeiras.

Mesa de madeira, cadeiras pretas e bufê amarelo, neste mix a harmonia permaneceu, pois a mesa combina com o chão, as cadeiras com o papel de parede e o bufê é usado como um ponto de cor!


Espelhos....dificilmente existe uma sala de jantar que não desfrute desse artifício, até porque segundo o feng shui o espelho na sala de jantar é ótimo para duplicar a prosperidade, a abundância (comida), sem falar nas outras vantagens como ampliar o ambiente, a luminosidade, deixar o decor muito mais lindo entre outras. Se possível opte por espelhos grandes e que refletem mesa e cadeiras.

O espelho amplo reflete mesa, cadeiras e lustres!

Outra coisa que deixa a sala mais rica (de informações) é uma parede diferenciada, seja ela feita com papel de parede, cor ou painel. Existem várias opções no mercado e você deve escolher a que combina melhor com sua sala.

Sala de jantar com painel em capitonê, mesmo recurso utilizado nos bancos.

Ainda falando sobre paredes, quadros em geral, principalmente composé de quadros como também vem sendo usado, fica ótimo! Saiba que a altura ideal para instalá-los é na altura dos olhos, cerca de 1.60 do chão.

A sala com estilo contemporâneo predominante ganha descontração com os quadros de personagens divertidos.

E a iluminação, qual devo usar: lustre ou pendente?! Tudo vai depender do seu gosto, ambos ficam lindos, entretanto, o pendente vem despontado pela variedade de modelos! 

Duo de pendentes em acrílico dourado. Piso e painéis de madeira guajuvira, lindo!

Se optar pelo pendente, saiba que a graça dele é o fio comprido, por isso a medida ideal entre ele e o tampo da mesa não pode ultrapassar 0.70cm. 
E tanto para pendentes quanto para lustres, o correto é que ambos sejam proporcionais ao tamanho da mesa, nada de mesa pequena e lustre enorme!

Olha essa sala com esse lustre lindo sendo refletido nesse espelho maravilhoso com desenhos de losango!

Se sua sala de jantar é integrada a de estar, lembre-se de harmonizar a decoração dos dois ambientes utilizando cores, texturas ou estilos que remetem uma à outra e faça com que a integração aconteça de forma natural.


Um recurso muito utilizado por nós designers de interiores e arquitetos é um objeto que confira um ponto de destaque na decoração. Esse artificio pode ser adquirido através de algum item que destoe da proposta geral do decor. Fica super interessante!

Olha que sala linda e interessante, as poltronas Nemo na cabeceira da mesa (sim, esses rostos são poltronas) desenhadas pelo italiano Fábio Novembré confere surrealismo ao decor  de estilo vitoriano predominante. 

Mesa e cadeiras - confere; paredes - confere; iluminação - confere, teto...?  Ah sim o teto!
De acordo com as últimas mostras de decoração, o teto promete literalmente não passar mais em branco nas decorações e para isso vale apostar em: papel de parede, sancas, materiais inusitados e tudo mais que puder agregar e se harmonizar com seu decor (saiba como decorar o teto aqui)!


E a pergunta que não quer calar (sempre recebo e-mails me perguntando sobre isso..), tapete na mesa de jantar pode?!
Pooode!Quem decide é você! Uns acham desnecessário, outros indiferentes (eu \o) e outros adoram! Se você faz parte do último time, saiba que vale a pena adotar alguns macetes: dê preferência aos modelos de pêlo curto, pois é bem possível que caia comida e dessa forma fica mais fácil limpar. E a medida mínima dele em volta da mesa é de 80cm, espaço suficiente (dependendo do modelo da cadeira) para a pessoa se locomover sem ficar enroscando no tapete.

O tapete estampado nessa sala "lisa" faz referência a mesma cor da mesa: laranja! 


Veja mais modelos de decoração de salas de jantar!

Que tal um jantarzinho a dois?! ♥

Objetos coloridos trazem modernidade a sala!

Aqui o lustre acompanha o mesmo formato da mesa!

Mesa em laca branca com cadeiras de couro e objetos decorativos da mesma cor da cômoda bombê!

Sofá também é uma ótima possibilidade a ser cogitada...

Olha que teto maravilhoso! As cadeiras também são lindas!

Veja como o mix de cadeiras fica lindo e rico, eu adoro!

E reparem que na maioria dos casos, o modelo com braço é usado apenas na cabeceira da mesa.


A cor amarela como ponto de cor na decoração está super em alta (saiba mais aqui)! 

Reparem agora nesta e nas próximas mesas, uma tendência desabrochando...duo de materiais! Nesta, madeira e laca!


Nesta laca e vidro!

E nesta laca e madeira! Fica lindo, né?!

Olha que decor mais gracioso! Aqui curvas e linhas retas se dão super bem!

Com cadeiras transparente Louis Ghost, acho lindas!

O aparador desta é acoplado a estante, super legal!

Adorei as poltronas de couro e a sala em geral, mas esse "vaso" na mesa eu passo, tá parecendo umas panelas velhas da minha vó que ela usa pra plantar flores! rs

Sala de jantar com mesa oval!

Clássico luxo!

Lindo os lustres! 

Com dois aparadores e quadros iguais - simetria total!

Adorei o vidro como divisória da sala de jantar para a cozinha!

Super diferente esse decor, tem um quê industrial junto com contemporâneo!

Bem masculino este, né?! Achei super legal a luminária!


Adoro preto, olha a cadeira da ponta da mesa como é linda!

Apesar das cadeiras e mesa serem bem diferentes umas das outras, no geral os tons usados se harmonizaram com o restante do decor da sala.

Olha o teto que diferente, tudo a ver com o estilo das cadeiras!

Super interessante os pés desta mesa! Olha um exemplo bom de tapete pra quem curte!

Adoro quando o espelho é trabalhado, acho lindo!
Colocar a mesa nessa posição, acoplada a parede (principalmente se tiver espelho que ajuda a ampliar) é uma ótima alternativa para salas de jantar pequenas e estreitas!

Morri com esse tampo de vidro na cor tiffany e esse espelho maravilhoso!

Simetria total nesta sala!
Fotos Google Imagens

Desejam comer algo mais?! rs
Se sim, deixe pergunta nos comentários!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro das novidades!

29 comentários:

  1. Quantas salas lindas!!!!!! E blog lindo também, você tem muito bom gosto, parabéns!!!!!
    Abraços
    Ademar

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi, adorei o post!!!! As fotos, as dicas, o jeito como tu escreve, tudo seu blog is the best!!!!!!!!!
    Beijinhos Le

    ResponderExcluir
  3. Grazi,na minha humilde opinião,você tem muito,mas muito bom gosto,além de requinte!É a primeira vez que entro em um site de decoração em que acabo gostando de praticamente todos os ambientes mostrados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Desculpe não ter respondido seu comentário antes, devo ter liberado e esquecido de responder...vi agora quando fui responder um outro, me perdoa.
      Que bom fico contente em saber, obrigada!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. Oi Grazi , amei o seu site é maravilhoso. Tenho duvidas, quero colocar papel de parede em sala de jantar e estar conjugadas em uma parede de 7 metros .Posso colocar o mesmo papel na parede toda?
    Obrigada
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Re!
      Pode sim, dessa forma ele integrará ainda mais os dois ambientes e se vc optar por colocar em apenas um ele delimitará...tudo vai depender do que vc deseja...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  5. Obrigada Grazi, vou fazer assim como me sugeriu. Tenho outra dúvida .Nesta mesma sala tem três pontos pra colocar luminárias ou lustres, devo colocar um lustre maior na sala de jantar e nos outros dois pontos posso colocar dois plafons iguais ou o que você sugere?
    Obrigada querida.
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Re!
      Dessa forma ficará lindo e vem sendo muito usado - eu gosto!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  6. Muito lindo seu site, quero uma sugestão para um painel na sala de estar, a parede tem 3,20 mt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria!
      Obrigada!
      Existem vários tipos de painéis e tudo vai depender do que vc gosta e do estilo da sua sala...espelho, madeira, revestimento com efeito 3d são um deles...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  7. Muito lindo adorei, maravilhoso demaiiiiis. bjo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Estou com uma dúvida pra escolher as cadeiras para uma mesa retangular de madeira (carvalho) de 1,80x1,00 e com um tampo de laca cinza e um vidro de 12 mm em cima. O problema é que eu gostei de um conjunto de cadeiras fumê na etna( Cadeira Sam Fumê) de outra de couro branco e imbuia (CADEIRA SLOPE IMBUIA CORANO e tem a Eames branca com braço.
    minha duvida é: posso misturar acrilico fume com laca cinza e madeira?
    posso colocar duas madeiras diferentes imbuia e carvalho juntas sem ficar over?
    e por ultimo se a opção da eames com braço branca não irá disputar com a mesa a atenção por a mesa já ter as "pernas" triplas ( \I/ é mais ou menos assim cada um dos quatro pés da mesa).
    Desculpe incomodar mas é que realmente não sei mais o que fazer.
    Obrigado.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rodrigo!
      Humm vc não quer me mandar as imagens para eu opinar com mais exatidão?!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  9. Na minha casa sala e copa são conjugados gostaria de saber se o mesmo lustre que usar na sala posso usá -lo na sala de jantar?

    ResponderExcluir
  10. Oi Grazi , qto tempo vc demora para responder os comentários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Normalmente por volta do dia em que foi postado, mas esse mês tenho demorado porque tenho que entregar a nova coleção e estou muito atarefada.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  11. queria saber o preço da mesa 20º?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Edinete!
      Infelizmente não tenho essa informação...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  12. Olá Grazi, boa noite!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! É de muito bom gosto e elevado requinte!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida: possuo um jogo de sala de jantar cinza e preto, posso colocar na parede um quadro com moldura dourada envelhecida? Ou seria melhor se os móveis fossem na cor marrom, para combinar com o quadro em questão?
    Bjos
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gisele!
      Existem vários princípios de design de interiores e dois deles são harmonia e contraste. Nesse caso, o quadro será o contraste da sala, o ponto de destaque.Tudo dependerá do que vc deseja e do contexto do ambiente. Não é feio, nem errado.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  13. Olá, parabéns. Todos os ambientes são de excelente bom gosto, além do que é possível com tanta variedade de estilos atender ao gosto e a exigência de todos os clientes.
    Enquanto isso permanecemos apreciando essas maravilhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Obrigada, fico feliz que esteja gostando!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  14. Que lindas imagens.Tenho uma dúvida: em uma mesa retangular é obrigatório o uso de cadeira nas cabeceiras? Bjs,
    Ana

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.