Network Decoração Arquitetura Construção

Home Theater – veja 30 salas decoradas, mais dicas e tendências!


O Home Theater é um dos ambientes que mais vem ganhando destaque (principalmente agora com a Copa), adeptos e novidades nos últimos tempos.
É considerado um ambiente versátil, já que além do convívio social, oferece entretenimento tecnológico.
Vantagem de peso nos tempos de hoje, visto que a tecnologia é uma constante em nossas vidas. Tanto que foi ela, a responsável por alavancar o home theater através das televisões grandes e fininhas (led). Sem falar nos aparelhos propriamente ditos "home theater" composto por caixas de som e Blu Ray.


Além do mais, com a tecnologia acessível a todos, diferentemente de antigamente, o home theater vem substituindo definitivamente a sala de tv.
E ao contrário do que muitas pessoas pensam (e dizem) home theater não é uma sala de tv e sim de cinema, por isso possui algumas características peculiares como sistemas de som, imagem e iluminação especiais.


Pode até ser usada para outras finalidades como jogar vídeo game (perfeito) ou até mesmo assistir tv, porém com uma qualidade muito superior, característica que uma sala de tv comum não oferece.


E por se tratar de uma espécie de cinema em casa, o home theater é muito inspirado nos cinemas convencionais, entretanto, adaptado a sala de uma casa.


Para transformar uma sala num home theater é preciso que ela seja fechada, pode até ser integrada aos demais ambientes através de uma porta de correr, por exemplo, mas no momento da sessão o ideal é que tenha a opção de ser fechada, já que dessa forma valoriza a acústica do ambiente.


A qualidade da acústica desse ambiente também pode ser conquistada através de móveis e painéis de madeira, tapetes, papel de parede, gesso – elementos que absorvem melhor o som.


E falando em som, taí uma das características imprescindíveis de um home theater, por isso aposte num sistema de som bacana, potente e com caixas espalhadas por todo o ambiente.
E se o som é importante, o que falar da imagem?


Ao contrário da máxima, quanto maior, melhor, o tamanho da tv pode comprometer a qualidade da imagem se não for condizente com o tamanho do ambiente, pois uma tv full HD, por exemplo, que tem milhares de pixels com o propósito de melhorar a qualidade da imagem, pode ter efeito contrário, já que ao olharmos a imagem de perto, conseguimos enxergar os pixels, o que pode resultar numa possível dor de cabeça e afetar a visão com o tempo.


De acordo com THX (empresa norte-americana de desenvolvimento de soluções audiovisuais) a distância recomendada entre a tv e a pessoa é:

·  Entre 1 e 1,5 metro – TVs até 32 polegadas;
·  Entre 1,2 metro e 2 metros – TVs de até 42 polegadas;
·  Entre 1,5 metro e 2,3 metros – TVs de até 50 polegadas;
·  Entre 1,8 metro e 2,8 metros – TVs de até 60 polegadas.


Além do mais, uma tv muito grande e próxima, impossibilita a visão das laterais da tela. A sensação é a mesma de sentar-se na primeira fileira do cinema, horrível (tanto que estão sempre vazias!).


A disposição da tv também é muito importante e deve priorizar ao máximo o meio da sala, e dê preferência que os assentos fiquem de frente para ela, ao invés do lado.


E evitar que a tv fique voltada para janela, pois o reflexo da luz que entra por intermédio dela, pode afetar a imagem. Caso não haja outra maneira, faça uso de cortinas com blackout.


A iluminação mais amena é a mais indicada para esse tipo de ambiente, então o uso de interruptor dimmer (ajusta os níveis da luminosidade), balizadores, dicróicas em lugares estratégicos e até abajures são essenciais.


Outro item importante é a decoração que alia a estética à funcionalidade do ambiente. Nesse caso, opte por sofás amplos, confortáveis, com tecidos de limpeza fácil e se possível retráteis, o que permite a pessoa sentar e deitar quando desejar.


Os puffs também são bem vindos, pois além de servir como assento, pode ser usado para esticar as pernas.
Almofadas, tapetes e cortinas além de deixar o ambiente mais aconchegante e os dois últimos, auxiliarem na acústica e na iluminação, deixam o home theater muito mais bonito e estiloso.


Nas paredes, aposte em quadros, papel de parede e em posters do filme preferido (na internet é fácil de achar ou em locadoras de filmes). Você pode colocá-los diretamente na parede ou emoldurá-los!


Veja mais ideias e dicas de decoração de Home Theaters!

Adorei essa ideia do aparador mais alto atrás do sofá que serve como bancada para beber ou comer com mais conforto, ótima ideia para quem gosta de assistir jogos de futebol e beber uma cervejinha com os amigos! Sem falar que a visão tanto dos bancos quanto do sofá  é privilegiada!



Garden seats também são ótimos bancos de apoio!








Home theater com lareira em tons neutros, lindo!


Fotos Google Imagens (+ info)

Sou cinéfila convicta (tanto que o decor do meu quarto é inspirado no cinema), amo assistir filmes/seriados, quem me conhece sabe bem..rs
E um dos ambientes que mais me preocupei na minha casa foi o home theater. A principio ele iria ser totalmente fechado como na imagem:

Projeto do meu Home Theater feito pelo engenheiro e não por mim, por isso decor futuramente totalmente diferente.

No entanto, posteriormente acabei decidindo por integrá-lo a sala de estar através de uma porta painel de correr quando não estivesse usando-o. Então onde está a parede com a tv será a porta de correr (do mesmo tamanho da parede), próximo a porta ficará meu sofá e na parede oposta (onde está o sofá na imagem) ficará a tv. Ah e essa porta ao lado não existirá mais.
Não penso em decorar a sala com quadros e sim com posters dos meus filmes preferidos emoldurados por vidros e com iluminação pontual.

E aí, o que acharam dos home theaters, gostaram?

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro das novidades!

4 comentários:

  1. Oi Grazi, que imagens lindas!
    Deve ser um espaço especial mesmo, bem aconchegante e com um pouco de tecnologia!
    Bjs da Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Pra mim que amo filmes é um lugar muito especial, acho que fica pário a pário com meu quarto..rs
      E itens que o deixam mais caracterizado com uma sala de cinema, incluindo tecnologia, é claro e que agregam aconchego são essenciais!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Amei! Estou super indecisa em qual dos modelos me inspirar......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rênia!
      Estão lindas mesmo! Se inspira no que você achou de mais interessante nelas...e junto tudo numa só! rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.