Network Decoração Arquitetura Construção

Papel de Parede na Decoração – veja tudo o que você precisa saber!


Sabe aquela parede ou cantinho da sua casa que você olha e olha e fica sempre imaginado o que colocar ali?
Que tal um papel de parede?!
Ele tem o poder de renovar o decor, agregar informação e estilo sem ocupar espaço, é prático, lindo e está super em alta!
Atualmente existem inúmeros tipos (emborrachado, tecido, vinílico, poliéster) e estampas (listras, arabescos, lúdicos, florais) de papéis de paredes que, com certeza algum deles se encaixará perfeitamente no que você deseja!


Tipos de papéis de paredes, manutenção e durabilidade.

Os papéis de paredes são indicados por códigos que significam:

(P) Papel de parede tradicional, feito de celulose. A limpeza deve ser feita com pano seco. Durabilidade mínima de três anos.
(PO) Papel de parede feito com 100% de poliéster e dificilmente rasga. A limpeza deve ser feita com um pano úmido. Durabilidade mínima de 10 anos.
(V) Papel de parede vinílico – possui uma camada de vinil, o que torna lavável. A limpeza deve ser feita com esponja macia, sabão neutro e água. Durabilidade mínima de 12 anos.
(VL) Papel de parede vinilizado – não possui nenhum tipo de camada sobre o papel, apenas uma textura que se assemelha ao vinil. A limpeza deve ser feita com pano umedecido e sabão neutro. Durabilidade mínima de 7 anos.
(E) Papel de parede emborrachado – possui uma camada de EVA, o que confere um aspecto fofinho. É lavável e sua limpeza deve ser feita com esponja macia, sabão neutro e água. Durabilidade mínima de 12 anos.
(TNT) Papel de parede (tecido não tecido) também conhecido como Non Woven é feito de uma mistura de fibras naturais e sintéticas e é super resistente a umidade. A limpeza deve ser feita com pano úmido. Durabilidade mínima de 12 anos.


Estampas
Os papéis de paredes possuem diversas estampas que comumente são utilizadas em determinados ambientes com efeitos diferentes.

As estampas florais são muito usadas em ambientes femininos e românticos (quarto, sala). As flores maiores e cores fortes trazem uma proposta mais contemporânea e as flores pequenas e cores claras são perfeitas para um decor com estilo provençal.


As estampas geométricas possuem volumetria e são bem marcantes, por isso devem ser usadas com parcimônia e na maioria dos casos, dispensam o uso de quadros. São bastante usadas em ambientes modernos.


As estampas com listras são ótimas para ambientes pequenos. Usadas na vertical dão a impressão de alongamento e favorecem pés direitos baixos. E usadas na horizontal dão a sensação de amplitude.


As estampas de arabescos conferem ao ambiente um ar vintage e sofisticado. São muito usadas em salas e principalmente lavabos.


As estampas lúdicas são ótimas para trazer descontração ao ambiente e podem ser usadas em ambientes mais sérios: escritórios, lavanderias para conferir um contraponto ou em quartos de crianças para complementar o decor. Comumente são bem coloridas, por isso é interessante ponderar a cor e a quantidade de móveis.


As estampas 3D são super modernas e trazem um realismo impressionante ao decor. As imagens que vem sendo mais usadas são de cidades, normalmente em salas e de frutas e afins em cozinhas.


Quantidade

Normalmente o papel de parede é vendido em rolos de 50cm de largura e 10m de comprimento. Então você calcula a altura x a largura e divide o resultado por 4. O resultado é a quantidade necessária de rolos. Por exemplo: 2,5(altura) x 3(largura)= 7,5m .Dividido por 4= 1,8. Ou seja 2 rolos.
É sempre bom contar a mais, pois é necessário 10cm para o teto e rodapé. E se o modelo tiver estampa, o ideal é comprar um pouco mais.
Além disso, as próprias lojas que vendem papéis de parede online oferecem a calculadora que é super fácil de calcular, basta colocar as medidas e ela fornece o resultado, incluindo os 10% extra. Veja aqui!


Aplicação

Antes de aplicar é preciso verificar o estado da parede, sendo que essa precisa estar em perfeitas condições. Sem rachaduras, umidade e imperfeições.
Para aplicar o papel de parede, você vai precisar de: balde para diluir a cola; escada; fita métrica; broxa ou rolo de pintura; tesoura; estilete afiado; espátula para corte, de preferência de aço e pano seco.

1. Limpe a parede com pano úmido e espere secar. Se houver alguma imperfeição, passe uma lixa para aumentar a aderência do papel.
2. Meça a superfície e defina o tamanho das tiras. Corte o papel e deixe 10 cm para o recorte no teto e outros 10 cm para o rodapé. 


3. Passe cola (veja abaixo as instruções para prepará-la) em abundância, do centro para as bordas. Dobre o papel, juntando as pontas. Espere 1 minuto e passe mais uma mão de cola.
4. Comece aplicando o papel no teto. Espere colar e vá desenrolando até o chão. Repita o processo, dispondo uma folha ao lado da outra. 


5. Conforme for colando o papel, passe um pano seco para retirar o excesso de cola. Dê leves tapinhas para evitar as bolhas.
6. Recorte os excessos de papel fazendo vincos firmes com a espátula. Passe o estilete para reforçar e puxe a rebarba com as mãos.
 
Fotos/fonte M de Mulher

Remoção

Assim como a manutenção e a durabilidade dependem de cada tipo de papel de parede, a remoção também:

Papel de parede não removível – molhe com água morna, deixe agir por alguns minutos e retire com espátula.
Papel de parede não removível lavável – raspe com uma lixa grossa, molhe com água morna e retire com espátula.

Papel de parede removível: destaque uma ponta com a faca e puxe aos poucos para não rasgar.



Veja mais ideias de papel de parede na decoração!

O mix de estampas de papéis de paredes também está super em alta - saiba aqui como aderir essa tendência!

Os papéis de paredes estão literalmente em ascensão e subindo pelas paredes! A ideia de colocá-los no teto é aposta até das principais mostras de decoração - saiba mais aqui

Fotos Google Imagens (+ info)

Eu sou adepta do papel de parede, acho que dá um up em qualquer ambiente!
E vocês, o que acham?

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

  1. Olá!
    Adoooro, sou adepta, só não me aventuro a instalar com medo do prejuízo! rsrss
    Bjs Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Eh quando não leva jeito é bom não arriscar....rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.