Network Decoração Arquitetura Construção

Decoração para colecionador - veja ambientes e dicas!


Recebi um e-mail da leitora Mídiã Costa sugerindo um post com dicas de decoração para colecionadores:

Oi Grazi!
Tudo?
Sou gaúcha e acompanho o "Decorsalteado" há um bom tempo e adoro as dicas.
Gostaria de sugerir um tema sobre o qual ainda não li no site: miniaturas na decoração.
Sou louca por miniaturas decorativas.
Tenho torrezinhas Eiffel, cabines telefônicas de Londres e estou aumentando minha coleção, pois minha paixão por estas pecinhas só cresce. Minha dúvida está em como usar adequadamente na minha decoração.
Espero que gostes da sugestão.
Obrigada,
Midiã Costa

E de fato, ainda não tinha escrito nada sobre o tema....
Existem várias formas de tratar o assunto e tudo vai depender do tipo de coleção (que no caso da Mídiã são miniaturas) e do que o colecionador deseja.
Algumas pessoas gostam de expor suas coleções pela casa, já outros preferem um ambiente específico.
Em todos os casos, o interessante é usufruir de elementos que acomodem e enalteçam as peças.
Comumente o móvel mais utilizado para essa situação são as estantes, pois possuem nichos que podem acomodar diversos tipos de coleções: miniaturas, objetos de viagens, fotografias, entre outros.
E para valorizar ainda mais os objetos expostos nela, o interessante é fazer uso de iluminação que tem o poder de focalizar as peças. Nesse caso, se atente ao tipo de lâmpada, pois alguns objetos podem danificar com a incidência de luz.


As prateleiras também desempenham um papel parecido com as estantes com a vantagem de acomodar melhor coleções pequenas, já que é possível escolher a quantidade de prateleiras.


Para coleções de livros/revistas, capa de discos/filmes ou qualquer outro objeto que seja feito de material suscetível a danos, o ideal é que sejam protegidas por vidro ou acrílico. Em formato de quadros ficam ótimas quando expostas na parede.


E se a intenção é expor, que tal uma vitrine?!
Totalmente fechada e transparente, favorece a visibilidade e proteção das peças!
 
Os sapatos expostos nessa sapateira/vitrine de vidro e espelhos ficam muito mais irresistíveis de lindos! E sim, sapatos para muitas mulheres é objeto de coleção! #euquemdiga

Entretanto, se a intenção é inserir a coleção na decoração, a composição do ambiente deve ter a harmonia de ambos para não passar uma imagem de desorganização. Para isso, é bom evitar cores chamativas, profusão de móveis, dando maior destaque às peças da coleção ou vice-versa.
Sendo assim, os objetos colecionáveis podem decorar aparadores, mesa de canto, cômodas e afins.

Nesse caso, a decoração abusou das cores e elementos decorativos e "poupou" a coleção que foi exposta numa pequena estante preta considerada sutil diante das cores do decor.

Devido à globalização, os souvenirs de viagens vêm ganhando lugar cativo nas decorações (adoro) e um dos lugares que acho mais interessante de guardá-los e ao mesmo tempo expô-los é através das mesas de centro vitrine!
Além de ser um móvel que faz parte naturalmente da área social da casa, deixa o decor todo personalizado e com a cara do dono!

Adoro essa ideia!

Veja mais ideias:

Ao colocar itens expostos na mesa de centro se atente para que eles não criem uma barreira visual entre as pessoas.

A mesa de centro com duas bases é uma ótima alternativa.

Fotos Google Imagens (+ info)


E vocês - tem algum tipo de coleção?! Quero saber como guardam!
Midiã espero ter te ajudado!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.