Network Decoração Arquitetura Construção

Chinoiserie é tendência na decoração! Veja potiches, garden seats e pinceis inspirados na cultura chinesa!


O mundo da moda, da decoração, do design está totalmente voltado para China!
Quem aí acompanhou ontem o famoso Baile de gala do MET pôde constatar, já que esse ano a mostra homenageia a China e retrata a história da moda chinesa com 130 obras da alta-costura de estilistas chineses, além de uma exposição que exibe as influências da China na moda ocidental.

Looks do baile do MET 2015 - inspirados na China!



As recentes feiras de design/decoração Salão Móvel Milão e Abup 2015 também apresentaram peças inspiradas na cultura chinesa como o móvel bar que é simples por fora, mas cheio de detalhes engenhosos por dentro (característico deles) e a originária porcelana chinesa que utilizava o índigo para pintar as peças, caracterizando dessa forma o tradicional estilo das peças chinesas azul e branca.
 
Foto: Via, Via.

Pra quem não sabe a China é detentora da maior tradição mundial de fabricação de cerâmica e porcelana. Tanto que influenciou ingleses, franceses, holandeses e até portugueses (famosos por suas porcelanas) com a beleza, qualidade e técnica dos produtos. A cerâmica começou a ser produzida na China desde o III milênio a.C.!
Toda essa influência deu início ao que chamamos no design de interiores de Chinoiserie.
O termo em francês Chinoiserie designa uma imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitetura ocidental. É aplicado particularmente à arte do século XVIII, quando desenhos pseudochineses de inspiração fantástica e extravagante combinavam bem com o alegre estilo rococó que dominava na época. 
Resumindo: chinoiserie possui influência/inspiração chinesa, porém é de origem ocidental!
E até hoje vemos e temos muito chinoiserie presente na decoração de interiores contemporânea. Dentre eles podemos destacar 3 que são super tendência no décor, inclusive já ganharam até post aqui no blog: garden seats, pinceis chineses e potiches!

O garden seat é uma peça de porcelana milenar e, claro, de origem chinesa. Era usado nos jardins de casas abastadas, considerado como sinal de status.
Esse banquinho que se assemelha a um barrilzinho, além do jardim, atualmente está sendo usado na decoração de quartos, salas, hall de entrada, banheiros... como criados, mesas de canto e centro e banquetas.
Inspirado nos garden seats chineses, o mercado também passou a oferecer novas propostas da peça com formas, cores e materiais (porcelana, cerâmica, metal, madeira, acrílico) diferentes.
Versátil e funcional, os garden seats garantem charme em qualquer estilo de decoração.
 
Varanda com decor azul e branco e garden seats chinoiserie embaixo do aparador. Projeto: Mariane e Marilda Baptista.

Sala com decor azul e branco e garden seats chinoiserie. Projeto: Silvana Andrade.

Já os pinceis chineses possuem pelo natural e cabos trabalhados de diversas formas: tamanhos, cores e entalhados com diversos materiais (pedras, madeira, bambu, osso, jade..), o que explica o crescente uso deles na decoração de mesas de centro, aparadores...

Na China, país de origem, eles são usados como objetos para arte gráfica. 

"Pinceis chineses" sobre a mesa de centro.

"Pincel chines" decorando a mesa de centro. Projeto: Eliane Sampaio.

E os potiches, presentes cada vez mais na decoração são potes com tampas. Originalmente apresentam estampas que mostram a cultura, arquitetura e a paisagem oriental, geralmente na cor azul(índigo) e branco. No entanto, assim como os garden seats, existem os potiches chinoiseries - com influência/inspiração chinesa, porém de origem ocidental, além de novas propostas de materiais, cores e desenhos que recriam novos potiches. 

Aparador decorado com vários potiches de tamanhos e estampas diferentes + garden seats e potiches maiores embaixo. Esse tipo de composição é muito usado no decor chinoiserie. Detalhe para os imperadores chineses de porcelana! Projeto: Rogério Linck Figueira.

Sala com decor profuso e lindo/clássico + potiches chinoiserie no aparador e mesa de centro. Projeto: Sig Bergamin

Fotos: Divulgação; Google Imagens (+ info)

E aí, o que vocês acham da tendência chinoiserie na decoração?! Curtem ou não?!
Eu adoro o duo azul e branco e também acho as peças super peculiares, o que garante muito charme a qualquer estilo de decor!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

4 comentários:

  1. Matéria excelente, parabéns! Dá para perceber que ama muito o que faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Vinicius!
      Obrigada!
      Sim adoro ver/falar tudo sobre casa!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Amo seus posts de tendências, Grazi! Sempre aprendo algo a mais ;)
    Eu curto muito estampa, cores e porcelanatos. To gostando dessa tendência!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marina!
      Que bom, fico mto feliz em saber que vc gosta! \o/
      Eu tb me identifico mto com essa trend!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.