Network Decoração Arquitetura Construção

Cozinha camuflada sem ter cara de cozinha promete ser forte tendência!


Hoje em dia é bastante comum mesmo em cozinhas com estilo contemporâneo (práticas e simples - com linhas retas, sem muitos adornos) ter elementos expostos, o que por mais que ofereça uma proposta clean caracteriza ao ambiente sua razão de ser.
Entretanto, uma forte tendência vinda dos Estados Unidos/Europa promete camuflá-las totalmente em alguns anos descaracterizando inclusive seus 3 principais elementos: fogão, geladeira e pia!
Embora essa tendência possa chegar mais rápido do que imaginamos porque atualmente já é possível vê-la em mostras de decoração brasileiras e em alguns produtos.
O cooktop de indução, por exemplo, que já está disponível no mercado há algum tempo se comparado aos tradicionais fogões é praticamente uma simples placa de vidro sobre a bancada, não é verdade?!
E agora pode ser camuflado devido as novas cores e até escondido embaixo dela!

Cozinha com cooktop de indução da Gorenje instalado sobre a superfície de Dekton e escondido na bancada de MDF. Pra quem não conhece o cooktop de indução não utiliza fogo e sim ondas eletromagnéticas que geram calor e aquecem o alimento através de panelas especificas. Sendo assim, ele não esquenta - pode colocar a mão que não queima!rs Projeto: Marília Pellegrini.


Outro elemento que promete ganhar força é a pia/cuba da mesma cor ou do mesmo material da bancada, o que confere um efeito de unidade e mimetização.

Cozinha com bancada e cuba feitas do mesmo material: corian. Projeto: Procion Arquitetura.

Acredito que a geladeira seja o último elemento a entrar na onda, pois lá fora é bastante comum tê-la embutida em armários, mas aqui no Brasil os modelos disponíveis para essa função custam bem caros ainda...em média R$25.000.

Cozinha com duas geladeiras embutidas Liebherr no armário apresentadas na Casa Cor SP de 2015. Veja mais detalhes aqui. Projeto: Roberto Migotto.

Entretanto, já é comum ter lava-louças embutidas em armários, assim como coifas e depuradores que embutem também em bancadas (veja mais)!

Lava louças embutida no armário. Veja mais detalhes aqui. Projeto: Fabiana Alves.
Coifa de embutir no armário modelo Filo/Elica. 



Os armários também não ficarão de fora e terão portas e gavetas com design totalmente limpo, sem puxadores. Terão vários sistemas de abertura inteligentes através de um simples toque ou controle remoto como o Servo-Drive que já vemos em algumas cozinhas por aí...

Cozinha com armário clean sem puxador que abre e fecha automático através do sistema Servo-Drive apresentada na Casa Cor SP desse ano. O sistema possui ferragem alemã que é movida a eletricidade e auxilia o movimento das portas, deixando-o leve e suave. Ele também possibilita a abertura do armário sem energia. Projeto: Marília Pellegrini.


Portanto, como podemos concluir essa tendência de cozinha camuflada sem ter cara de cozinha não é algo tão distante assim, pois ela já vem dando indícios...

E pra quem curte a ideia e gosta de estar a frente do tempo, vale a pena se inspirar já!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.