Network Decoração Arquitetura Construção

A origem do baú e seu uso na decoração!

Ehh quem diria que aquele velho baú, usado para guardar lembranças, fosse capaz de, além de desempenhar o seu papel, fazer parte de lindas e atuais decorações e de quebra ser literalmente objeto de desejo?!
O baú é um dos objetos mais antigos do mobiliário. Era usado originalmente para guardar roupas, armas, objetos de valor (por isso, baú de tesouros) e também como mala de viagens, já que eram maiores e antigamente os meios de transportes eram mais lentos e conseqüentemente as viagens mais longas.
Seguindo este raciocínio em 1854 a grife Louis Vuitton fez seu primeiro baú, considerado nos tempos de hoje uma relíquia, tanto pela grife, a época quanto pelo selos que recebia dos países onde o proprietário viajava.

O fato é que uma importante relíquia não poderia ser guardada num guarda-roupa como uma simples mala de viagem....
E juntamente com o estilo vintage em ascensão, os baús não só da Louis Vuitton, mas outros começaram a migrar como objetos de decoração e destaque para ambientes sociais como a sala de estar.

Olha que luxo, este baú vintage da Louis Vuitton usado como mesa de centro na sala!



Usado como aparador, realmente não dá pra guardar um objeto deste, tem que ser exibido! Imagina quanta história possui!

E hoje, bombando no décor, o baú volta repaginado e com novas propostas de uso em ambientes.
Na sala, é usado como mesa de centro e lateral, no hall de entrada embaixo dos aparadores, nos quartos como criado (e tradicionalmente nos pés da cama) e até no banheiro para guardar toalhas ou colocar roupas sujas!









Como aparador atrás do sofá, lindo!



No hall de entrada, embaixo do aparador:









Nos quartos como criado:






Nos banheiros, embaixo da bancada:


Fotos Google Imagens

Apesar de o mercado disponibilizar modelos repaginados (coloridos, com bandeiras..), a essência do design antigo continua (existem até alguns modelos que estilizam os famosos selos de viagens!), portanto, lugares como antiquários ou até mesmo loja de móveis usados, são outras possibilidades de onde você pode garimpar o seu!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.