Network Decoração Arquitetura Construção

Decoração de Varandas e Sacadas, Integradas e Gourmet!


Com esse calor que vem fazendo, nada melhor que um ambiente agradável e arejado como uma sacada ou varanda!
Elas são as novas queridinhas da decoração, isto porque a forma de decorá-las e usá-las ganharam um novo papel, totalmente diferente, interessante e funcional!
Além da tradicional decoração feita com vasos, você também pode utilizar tapetes, móveis...porém tudo comedido se sua sacada/varanda não for de apartamento (que são mais altos) para não poluir a frente da casa.
Ou então, se você deseja aumentar sua sala, proporcionando um ambiente amplo, confortável e acolhedor para receber seus amigos e familiares, basta integrá-las!
E outra opção é criar uma sacada/varanda gourmet com churrasqueira, mesa e afins. Esta ideia é interessante principalmente para apartamentos, pois normalmente não possuem muito espaço e são altos.
Qualquer uma das situações resultam num ambiente renovado e versátil.
A princípio, vamos falar sobre as sacadas/varandas “normais” e logo em seguida, sobre as integradas e gourmet, ok?!
Antes de começar, vamos esclarecer a definição de sacadas e varandas: ambas são avanço externo da casa protegido por uma cobertura de telha ou laje que faz a transposição entre o ambiente interno e externo. No entanto, a perguntar que não quer calar é: qual é a diferença entre sacadas e varandas? Alguns dicionários dizem que varanda é térrea e sacada não (pra mim sempre foi isto..). Já outros dizem que a sacada ressalta do alinhamento da parede, diferente da varanda. E ainda tem alguns que dizem que ambas são a mesma coisa.
Enfim, o fato é que pra decoração (assunto do post) isto não interfere em nada e o mesmo tipo de decor de uma pode ser aplicado em outra.
Agora sim, vamos falar sobre as sacadas/varandas!
Os modelos "normais" neste caso da decoração, são subdivididas em de casas e de apartamentos, pois a primeira deve ser evitado o excesso de objetos pra não sobrecarregar a imagem da casa (a não ser que ela seja bem alta), ao contrário das sacadas/varandas de apartamentos que são mais altas.
Ponderando os objetos de decoração, ambas podem ter cadeiras/poltronas, puffs, chaise longues, mesas, vasos, garden seats, painéis.
Se você possui uma sacada/varanda pequena, aposte nos jardins verticais, guarda-corpo de vidro (amplia o campo visual) objetos pequenos e nas cores claras.










Sacadas/Varandas Integradas a Sala de Estar:

Elas vem sendo bastante usada, pois ampliam as salas e trazem a área externa para dentro da casa.
Para se integrar uma sala a uma sacada/varanda é interessante que ambas possuam o mesmo piso, a mesma cor de parede, vidros fechando a sacada/varanda e não possuam portas entre elas. Caso você queira delimitar os ambientes, pode ser feito através de cortinas, vigas e colunas ou no teto através de gesso.
Por se tratar de uma extensão da sala, a decoração também é ampliada e além dos itens citados acima você também pode apostar em quadros, estantes, sofás...itens que ajudam a criar uma imagem de sala.
Veja exemplos:















Sacadas/Varandas Gourmet:

As sacadas/varandas gourmet são outra tendência forte. Cada vez mais equipadas e bonitas, elas estão até mais notórias e usadas do que as cozinhas, devido a sua característica inusitada e também por proporcionar um ambiente funcional e gostoso para casas/apartamentos que não dispõem de muito espaço.
E por se tratar de uma "cozinha/área de churrasco" itens provenientes desses ambientes são os usados como: churrasqueiras, pias, armários, mesas, cadeiras, cooktops, geladeiras ou frigobar e afins.
Esta opção é indicada para sacadas de apartamentos ou se for o caso, sacadas posteriores de casas.








Fotos Google Imagens

Muita ideia bacana, né?!
E aí, se animou para criar um novo decor para sua sacada/varanda?!

4 comentários:

  1. Oi Grazi, mais um post que eu adorei, super animada para criar minha sacada\varanda gourmet, me deu muita inspiração com essas imagens lindas e maravilhosas, um sonho essas sacadas\varandas!!

    Bjos

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andressa!
      Que bom que vc gostou! Realmente tem umas decorações bem bacanas!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Parabéns por tudo que vi aqui!!!!!!
    Muito bom gosto,tudo de bom e agradável aos olhos...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.