Network Decoração Arquitetura Construção

Espelhos – saiba como usá-los na decoração!


Espelho, espelho meu... existe algum objeto decorativo mais perfeito do que eu?!
Em toda decoração, meu espelho, não existe perfeição maior!


E é bem isto mesmo, o espelho é o único que reúne várias características excelentes num mesmo objeto capaz de causar diferentes efeitos em qualquer ambiente.
Primeiro, além de ser lindo, tem o poder de refletir a beleza. Multiplica ampliando ainda mais o espaço onde é localizado. Combina com qualquer móvel, cor, textura ou material. Ilumina e valoriza o ambiente. Mais versátil impossível, né?!


Então saiba agora como utilizá-lo a seu favor, pois assim como na história da Branca de Neve, ele também tem um quê de vilão na decoração!


O espelho bem localizado tem o poder de ampliar a percepção dos espaços, dando a sensação de continuidade, assim como de ampliar a iluminação, deixando o ambiente mais iluminado.


Para ambientes pequenos seu uso é essencial, com tanto que fique em ângulo reto de 90 graus com o piso e em apenas uma parede. E para este caso, prefira espelhos grandes, sem muitas divisões.


Já para ambientes maiores não há tantas restrições, possibilitando ainda mais seu uso. Porém, assim como o espelho tem o poder de aumentar visualmente um ambiente, também tem o poder de diminuir, basta reduzir o ângulo de 90 graus com o piso. E os modelos com mais divisões também causam esse efeito.


Os formatos de espelhos são inúmeros e cada um passa literalmente uma imagem diferente.
Os quadrados e retangulares dão a impressão de definição, seriedade indicados para ambientes que necessitam delimitar um espaço ou móvel e por serem maiores são perfeitos para ambientes pequenos. Já os espelhos redondos, assim como os irregulares, pelo contrário, dão uma sensação mais leve, de descontração, porém o último com maior ênfase e são ótimos para contrapor um ambiente mais sério.






E assim como os formatos, os tamanhos também passam uma imagem diferenciada.
Os pequenos são ótimos para complementar a decoração e possibilitam até um composé de formatos, os médios para demarcar um espaço e os grandes para ampliá-los.
Os espelhos podem ser usados lisos, com algum acabamento como bisotê ou até mesmo com molduras. A última opção possui o fator de agregar mais estilo a decoração como num decor com estilo vitoriano, espelhos com molduras douradas enfatizam ainda mais a proposta.



Eles podem ser usados em qualquer ambiente, salas, cozinhas, quartos, banheiros (lavabos), corredores, hall de entrada, inclusive nos móveis, passando a imagem de modernidade através da mobília espelhada!
O espelho ideal vai depender do local, do seu desejo, do estilo da decoração. A altura ideal para instalá-los é mediana entre 1.40 a 1.80, o correto para que ele consiga refletir e as pessoas se olharem.

Entretanto, seu uso possui algumas observações como:

  • Utilizar espelhos em excesso nas paredes ou objetos faz com que as pessoas percam a referência de onde estão e causa a sensação de labirinto.
  • Evite instalar um espelho de frente para outro, pois provoca sensação de infinito.
  • Não coloque espelhos onde possam atrapalhar o campo de visão das pessoas como atrás e ao lado de tv e computadores.
  • Não utilize espelhos com incidência de luz solar direta.
  • Certifique-se do que ele irá refletir é uma imagem que te agrade.

Veja mais exemplos de ambientes decorados com espelhos:

Salas de Estar com espelhos:


Apoiado no chão.




Esta sala é linda, perfeita!

Salas de Jantar com espelhos:









A disposição dos itens desta sala é a ideal para salas pequenas. Notem que o espelho grande na posição vertical, acoplado à mesa também na mesma posição, reflete todas as cadeiras e dá uma ideia de continuidade. Se a mesa estivesse na posição horizontal não daria o mesmo efeito.

Quartos com espelhos:








Hall de Entrada com Espelhos:

Os espelhos assimétricos e os garden seats da mesma cor trouxeram mais descontração e modernidade ao decor de estilo clássico.
Com espelho na vertical apoiado no piso e na parede, atrás do aparador.

Hall com pé direito duplo, espelhos grandes que ocupam boa parte da parede como o da imagem são uma boa! 

Com moldura trabalhada no próprio espelho.

Veja que lindo esse aparador, também adorei o duo de abajures!

Hall de entrada estilo corredor com base clara e espelhos que ajudam a aumentar visualmente o ambiente. Adorei a ideia da bandeja bar - saiba mais aqui!

 A ideia dos trio de espelhos é super legal!

O mix de espelhos redondos conferem ao ambiente descontração. 

Com espelho na cor bronze!

Banheiros com espelhos:



Olha que cantinho de make mais fofo?!


Com 3 espelhos, tudo bem que é na mesma parede, mas tiraria pelo menos o do meio.

Apesar de muitos espelhos, ficou lindo, pois o espaço é grande.



Cozinhas com espelhos:


Uma ótima ideia é usá-los nas portas dos armários ou....

.... na bancada!

O espelho fumê fica ótimo na cozinha!

Fotos Google Imagens

Além de possuir todas as qualidades citadas (e algumas restrições rs), o espelho é um objeto decorativo atemporal e barato. Entretanto, se você deseja dar uma diferenciada no seu decor, hoje em dia, dispomos de modelos com cores que fogem da tradicional “cor prata” como as cores bronze e fumê.
Eu amo espelhos, vivo falando que deveria ser filha de vidraceiro ou ter uma vidraçaria. rs Quero espelhos em todos os ambientes da minha casa (talvez menos na área de serviço e no escritório..rs).

E vocês, o que acham do uso de espelhos na decoração?!

Pela cara, na decoração bruxa má não gosta muito não...rs

29 comentários:

  1. Oi Gra!
    Lindas as imagens!!!
    Amo espelhos!! Quero colocar muitos aqui em casa!!
    Mas com bom senso e moderação né, rsrs
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Grazi!
      Também amo espelhos e pretendo colocar em quase todos os ambientes da minha casa e claro, com moderação! rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Oi Grazi, amei o post, minha cara, rsrs linda as imagens, cheias de inspiração,. com certeza vou me inspirar em muitas delas para realizar sonhos lá na minha casinha, amo espelho e com certeza terá um em cada comodo, até na cozinha como vc viu no meu projeto e estou pensando em colocar o fumê o que vc acha? achei lindo o fumê e o bronze!! Ah... uma duvída, pensava em colocar um espelho ao lado do meu home onde vai ficar a TV como nessa foto http://assimeugosto.com/2011/09/05/espelhos-na-decoracao/clelia-regina-angelo/, mas li que não é apropriado colocar espelhos ao lado de tvs? Mas fica tão lindo...

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andressa!
      Que bom que vc gostou! Com certeza essas imagens servem p muitas inspirações. No seu caso, como vc tb ficou in love pelas pastilhas metálicas, o espelho prata ficará melhor. Vi a imagem do link, neste caso não tem problemas, pois é só quando o espelho atrapalha o campo de visão e nota que quem for se sentar p assistir tv não irá se ver constantemente junto com as imagens da tv, pois os espelhos tão mais pro lado da parede do que pra televisão.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
    2. Oi Gra, obrigada pelas dicas, nada melhor que ter dicas de alguém que realmente entende de decoração, rsrs então ficarei com o espelho prata mesmo, e vou continuar com o projeto que tenho para meu home da sala.

      Bjos

      Excluir
  3. Oie Andressa!
    Acredito que ficará mais bonito e harmonioso, no caso da sua sala é só coloca-lo de uma forma que não fique exposto diretamente pra quem assiste a tv.
    Beijos,
    Grazi

    ResponderExcluir
  4. Puxa, tudo lindo.
    Seu blog me lembra muito o de outra blogueira amiga minha e que por coincidência é sua xará. Muitas publicações aqui me deu a sensação de 'déjà vu', essa dos espelhos é quase idêntica, olha só que legal: http://construindominhacasaclean.blogspot.com.br/2013/09/espelhos-como-usar-na-decoracao.html

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Edilma!
      Que bom que você gostou, fico feliz!
      Eu tb conheço a minha xará Grazi! De vez em quando ela tb me visita, inclusive o 1 comentário do post é dela!
      Essa sensação deve ser porque nossos blogs abordam os mesmos assuntos e o meu está começando, por isso, ainda tem muitos assuntos pertinentes ao tema que estou abordando e como o objetivo desse post é falar sobre o uso de espelhos, este possui regras e elas são as mesmas aqui ou em qualquer outro blog de decoração que você visitar, assim como possivelmente dicas, porém cada um com sua forma de expressar e claro, o principal, com a experiência adquirida através do trabalho e estudo, por isso, não tem como ser idêntico!
      Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oie Edilma!
    Desculpa, recebi seu comentário por e-mail e não pelo blogger (às vezes acontece, inclusive junto com o seu vi outro tb http://www.decorsalteado.com/2013/11/sofa-de-canto-volta-cena-na-decoracao.html ) e ando atarefada de serviço e nem sempre consigo entrar no meu email –perdoname e espero que compreenda.....!
    Beijos,
    Grazi

    ResponderExcluir
  7. Grazi, parabéns pelo seu lindo trabalho no blog, tudo é feito com capricho e muito conhecimento, em cada detalhe, cada post, é notável. Te desejo todo o sucesso do mundo e proteção porque pessoas como você, linda, talentosa, inteligente, simples e ainda por cima educada, desperta a inveja de muitos.
    Adoro seu blog, acho ele lindo e posts muito bem elaborados e com fonte própria. Aprendo muito com você, beijos minha querida!
    Mirian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mirian!
      Obrigada pelo carinho e pela torcida! Fico feliz em saber! :)
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  8. tudo e um sonho, perfeito.

    ResponderExcluir
  9. Olá Grazi td bem?Adorei seu blog,gostei muito da imagem 16 acho irei fazer na minha sala sendo que o sofá não irei colocar branco mas sim um tom como o marfim ou marrom claro.Essa parte do meio é porcelanato amadeirado?Me diga o que acha sobre o tom do sofá.Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tata, td sim e vc? Contando da primeira imagem a 16 dará numa sala com painel de madeira atras do sofá, no entanto, essa não tem porcelanato de madeira e sim um tapete bege no meio e piso de mármore (acredito) em volta. Veja se é essa sala mesmo...Qual é a cor da sua sala? Piso, paredes e teto?
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  10. Oi Grazi parabéns !! Td mt lindo mesmo, gostaria de ter o seu bom gosto! E como não tenho muito noção de decoração, vc pode, POR FAVOR me ajudar? Rsrsr Tenhoum aparador q mede 1,10x 0,77 e gostaria de colocar um espelho atras , achei um espelho lindooo na Etna q mede 1,28 x 1,88 inteiro de espelho, até a moldura mt parecido com a primeira imagem da sala de estar , e um outro em uma feira q mede 1,10 x2,10 não tão lindo rsrs com moldura laca branca. Estou na duvida do tamanho , qual seria melhor. Tem problema o espelho ser maior q o aparador? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cristiane!
      Obrigada!
      Não tem problemas de o espelho ser maior (mais alto) do que o aparador, tanto que vem sendo até bastante usado, veja como ficaria na 2º imagem de Hall de Entrada com Espelhos (no próprio post).
      Agora o modelo vc mesmo já escolheu, qdo disse que o da Etna com moldura espelhada é lindooooo e o outro não tão lindo..rs Nesse caso só depende de seu gosto....eu não vi, mas como eu adoro uma moldura espelhada talvez ficaria com o primeiro.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  11. Obrigada!!!!! Mil beijos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog! Muito rico em informações e bom gosto! Apenas senti falta de ambientes/salas com lareira à lenha. Gostaria de revestir a minha com alguma pedra ou algo parecido mas que ficasse clean como a última sala de estar que postou (antes de iniciar as imagens de sala de jantar) onde descreveu como linda e perfeita. Desde já, obrigada. Silvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Silvia!
      Obrigada!
      Sei qual sala é...você pode revestir sua lareira com pedras claras, as placas com efeito 3d são lindas e super modernas e o espelho você reserva para a parede que refletirá a melhor parte do decor da sua casa. Qualquer coisa me envia uma foto.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  13. Oi Grazi, parabéns , amei o seu trabalho muito bom gosto, gostei mt das dicas, sucesso sempre , bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bia!
      Que bom, fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela torcida!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  14. Boa noite! Adorei sua matéria... Quero muito sua opinião tenho um lavabo de 1,28x1,20 "sendo só 2,55 de altura.'' Quero colocar espelho do roda mão ate no teto, também quero pontos de luz no gesso e papel de parede. Estou com medo do espelho ate no teto dar a sensação do ambiente muito baixo... O que você acha?
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Nesse caso, quanto maior o espelho, mais dará a impressão de amplitude do ambiente, inclusive altura.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.