Network Decoração Arquitetura Construção

Fachadas de casas com estilo neoclássico!


O estilo neoclássico surgiu na Europa em meados do século XVIII e teve grande influência na arte, cultura, arquitetura... de todos os países ocidentais até meados do século XIX.


O movimento cultural surgiu como uma reação contra os excessos de detalhes ornamentais e dramáticos dos estilos Barroco e Rococó (adorados pelos nobres). E teve como base os ideais do Iluminismo (movimento intelectual/filosófico que abordava principalmente as desigualdades da sociedade) e o interesse pela cultura da antiguidade clássica, valorizando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo.

Portanto, na arquitetura o estilo neoclássico é caracterizado pela rigidez das formas e equilíbrio da construção através da simetria, bem como elementos com padrões grecos-romanos como cores claras, materiais nobres (mármore), abóbadas, cúpulas, frontões, pórticos, cornijas, colunas: dórica, jônica e coríntia que contém as linhas técnicas e estéticas exploradas pelos gregos na arquitetura.  

A ordem Dórica é a mais antiga e sólida; a coluna não tem base, tem corpo canelado e um capitel simples. A coluna Jônica é um desenvolvimento mais leve da Dórica; o corpo canelado tem uma base e um capitel com volutas. A Coríntia com base plinto e corpo canelado é uma variação da Jônica e tem um capitel ornamentado característico.


E apesar do tempo, o estilo neoclássico ainda é muito usado na arquitetura em tempos atuais seja ele como estilo predominante ou como inspiração, vejam só!

Fachada de casa com estilo neoclássico como inspiração + formas curvas. Projeto: Aquiles Nícolas Kilaris

Fachada de casa com frisos e pórtico duplo destacando a entrada. Projeto: Aquiles Nícolas Kilaris

Fachada de casa inspirada no estilo neoclássico. O pórtico duplo é a principal característica. Veja mais modelos de fachadas de casas com pórticos! Projeto: Dreison Santini 






Fachada de casa com estilo neoclássico bem predominante no frontão triangular, nos dois pilares com capitéis e base em estilo jônico e na simetria. Projeto: Roberto de Pace.




Fotos: ProfissionaisDivulgação (+ info)

E aí, o que vocês acham das fachadas de casas com estilo neoclássico?! Curtem ou não?


 Acompanhe o blog DecorSalteado nas redes sociais e veja mais novidades e dicas!

8 comentários:

  1. Olá!! Amei. são demais. maravilhosas. que inspiração. Amo Arquitetura.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse estilo Grazi, minha casa é assim só que não é de andar.
    Beijinhos Silvia

    ResponderExcluir
  3. Oi Grazi!

    O neoclássico tem voltado com tudo mesmo, a gente vê bastante pelos blogs sobre construção, a maioria das casas estão partindo pra esse lado. É um estilo bem bonito e agrada bastante.

    Beijo!

    www.bit.art.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Chaiane!
      Sim tanto em fachadas quanto muros! É um estilo que, na verdade, nunca sai de moda, né?!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. Olá Grazi! Tudo bem? Amando o post! Como vc já sabe este é meu estilo favorito. E minha casa tem muito deste estilo. Lembra? Fiquei apaixonada com estes modelos. Beijos - Rosilene Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosilene!
      Sim, lembro sim! E é tão linda quanto essas tb!
      Acho um estilo bastante imponente e elegante independente da época!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.