Network Decoração Arquitetura Construção

Fachadas de casas com mármore travertino - veja modelos e dicas!


O mármore travertino é uma pedra nobre e antiga usada em muitos projetos arquitetônicos históricos como o Coliseu, Arco de Constantino... (Roma), sendo assim é super resistente e desmistifica a ideia de que não pode ser usado em áreas externas como fachadas.

É fato que existem outros tipos de mármores muito frágeis, no entanto, não é o caso do mármore travertino italiano (romano e navona) que associado a técnicas de acabamento se torna ainda mais resistente!




Bruto: sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda.

 

Estucado: revestimento e preenchimento dos buracos com uma resina transparente. Indicado para todos os tipos de acabamento de mármores (levigado, polido..), mas vale ressaltar que quando aplicado em materiais rústicos esta característica se perde um pouco, pois se torna mais polida.

 

Levigado: trata-se de um acabamento semi-polido, adequado tanto à áreas internas como externas/fachadas. O material é aplainado e lixado com abrasivos, ficando com quase nenhum brilho e não escorregadio, com um aspecto rústico.

 

Polido: liso e brilhante, feito a partir de lustração. O material é alisado com abrasivos e depois lustrado com produtos químicos, revelando e realçando o brilho e o aumento da sua capacidade de impermeabilização.

Dentre os tipos de acabamentos de mármore travertino para fachadas, o que vem sendo mais usado é o levigado junto com estucado. O bruto absorve mais infiltração e precisa de mais manutenção, já o polido é o que possui maior capacidade de impermeabilização, no entanto, seu aspecto brilhante para fachada não agrada muito...

E além dos tipos de acabamentos, o mármore travertino também podem ser usado em inúmeros formatos: placas, filetes, pastilhas, mosaicos ....

Confiram só algumas fachadas de casas com mármore travertino!



Fachada de casa com mármore travertino revestindo a volumetria da garagem. Projeto: Pollis Arquitetura.



Fachada com mármore travertino no pórtico. Projeto: Pedro Ernesto. 



Fachada com mármore travertino revestindo o pórtico. Destaque também para o mosaico de pedra ferro! Projeto: William Hanna.

 


Fachada com mármore travertino destacando a volumetria da casa. Projeto: Babi Teixeira e Tomaz Teixeira. 



O preço do m² do mármore travertino custa em média R$600,00 (fora acabamento).

E aí, o que vocês acham dessa proposta?!


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.