Network Decoração Arquitetura Construção

Minha Escada + Modelos e Dicas!


Com tantos formatos e materiais existentes atualmente fica até difícil escolher qual modelo de escada ideal. E se não bastasse o formato da escada, temos que pensar também nos modelos dos degraus, o material e também não podemos nos esquecer do corrimão.
Afinal, todos estes itens são de extrema importância no produto final.
Os materiais são diversos: concreto, pedra, madeira, ferro, vidro, porcelanato, mármore... e alguns deles podem ser usados tanto nos degraus quanto nos corrimãos.
Combinações que resultam em vários resultados.
No entanto, além da beleza temos que pensar na segurança.
Sei que hoje em dia é tendência usar escadas sem corrimão, mas é perigoso, opte por isto somente se sua escada não for tão alta.
Outro detalhe evite ao máximo os modelos com leque. Eles são perigosos, pois possui a parte inferior localizada perto do eixo bem menor que a parte superior, o que dificulta a passada.
Também estou nesta fase, porém depois de algumas pesquisas, já decidi como será a minha! No final do post falo mais sobre isto!



Formatos de Escadas:

Escada em Linha Reta 
Essa é o tipo de escada que primeiro vem à mente: uma escada reta, que vence o desnível sem que usuário mude de direção, em apenas um lance. É possível ainda que haja um patamar intermediário de descanso em uma escada reta, dependendo do desnível que a escada está vencendo.






Escada em “L”
A escada em “L” é da mesma família das escadas retas, com a diferença que há uma mudança de direção a 90 graus para um dos lados. Pode haver um patamar quando existe essa mudança ou essa mudança pode ser gradual, com degraus em leque, como é comum em escadas de prédios residenciais ou sobrados antigos.




Escada em “U” 
Essa escada também é da mesma família das escadas em linha reta, e é dos modelos mais confortáveis. É quando a escada possui um patamar intermediário e ao chegar nesse patamar há uma mudança de direção para o sentido oposto. É importante lembrar que esse patamar não deve estar sempre exatamente no meio da escada para configurar uma escada em “U”, ele pode estar nos primeiros ou últimos degraus, dependendo da situação.







Escada Curva ou Circular
São as escadas que possuem uma curva, mas não há um eixo central em torno da qual a escada circula dando voltas. São extensas as variações de escadas curvas, pois existem muitas possibilidades diferentes de arcos. É a clássica escada do filme “E o Vento Levou”, ou o caso da escada do Palácio do Itamaraty, por exemplo.






Escada Caracol ou Helicoidal
São as escadas que possuem, em geral, um eixo central em torno do qual os degraus estão orientados, como raios de um círculo. As clássicas escadas caracóis de pré-moldados em concreto talvez sejam o exemplo mais difundido desse tipo. O interessante da escada caracol é que ela cabe em espaços diminutos. A desvantagem é que elas não são muito confortáveis.








Formatos de Degraus:

Degrau Padrão: Possui a base reta podendo ser aberta ou não.








Degrau Plisssado: possui zigue-zague tanto na parte superior quanto inferior dos degraus (pelas minhas pesquisas é um dos modelo mais caros).





Degrau Vazado com Viga: possui uma viga de sustentação e não possui espelhos, somente piso.





Degrau Flutuante: possui degraus chumbados na parede, sem espelhos e sem vigas, podendo ter corrimão ou não.





Degrau em Leque: possui degraus com formatos que lembram um triângulo, tendo a parte mais fina voltada para o eixo da escada (é o modelo mais perigoso).



Fonte de Pesquisa: Uol

Minha escada será com 2 lances (da garagem para área social e da área social para área intima) e em cada lance terá um patamar dividido em 2 partes, pois o espaço não permite um patamar reto. A opção seria esta ou em leque e como acho muito perigosa escada em leque e já sonhava com a ideia de colocar algum objeto (pequeno) decorando os patamares, escolhi a primeira opção.
A principio, os degraus seriam flutuantes, mas depois que vi o projeto da escada achei que ficou vazio (já que os degraus flutuantes não possui espelho, somente piso) o espaço destinado a ela, já que minha escada é do tipo enclausurada e não localizada no meio de uma sala, por exemplo. Então optei pela plissada que também acho linda e segue o estilo moderno da casa, entretanto, é mais cara que a flutuante. rs


Nesta imagem feita pelo engenheiro, foi somente para eu ver o formato da escada e dos degraus (em formato de u e degraus plissados).
Ela será inteira branca com corrimão de vidro e aço inox, parecida (não igual) com a imagem abaixo:

Fotos Google Imagens

Ficará legal, né?! O que acham?
E vocês, já decidiram como será a escada, os degraus, o corrimão..?rs
Quero saber também!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro das novidades!

10 comentários:

  1. Oi Grazi!!
    Adorooo, tb quero plissada, acho disparada a mais linda!
    Suas opções me parecem modernas e clean, acho chique o vidro com inox, mas eu optarei apenas pelo inox e por um pisante em pedra, travertino ou crema marfil.
    A escada sempre foi uma das poucas coisas que eu sempre soube como queria, nunca tive duvidas, e nao mudou em nada ate hj, mesmo meses depois de pensar tanto no projeto, e pra vc, como foi? Vi que mudou o formato... mas o pisante e o corrimão, tb tinha duvidas?
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana Julia!
      Sim a casa tem o estilo moderno e clean. O revestimento não decidi ainda qual será, apenas que é branco, assim como o modelo do corrimão, só sei que será de vidro e inox polido, pq quero assim em todas as sacadas da casa. Como vc ve Ana são tantos detalhes que deixa a gente até louca tem horas..rs Não tinha duvidas sobre a cor e o material do corrimão, apesar de não saber os detalhes finais como revestimento do degrau e modelo do corrimão, mas o degrau era uma coisa que tinha certeza e acabei mudando...acho que a escada flutuante é mais bonita qdo vista de lado e de frente como será a minha, perdeu o charme...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Olá Grazi, na minha casa não tem escada mas acho lindo e a sua ficará muito bonita pelo jeito também.
    Beijinhos Le

    ResponderExcluir
  3. Oi Grazi Acho que sua escada vai ficar muito bonita assim, um luxo!!
    A minha quero em "L" com degraus vazados, gosto bastante desse modelo, ainda não sei como será o pisante já que a minha escada será na área externa vou ter que me atentar a esse detalhe para que ela não fique escorregadia e perigosa, e o corrimão será igual ao seu em aço inox e com vidros!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andressa!
      Pelo que vc me conta a sua escada ficará linda tb!
      Também vou ter uma escada externa e assim como vc não sei ainda como será o piso, a escada será curva com degraus padrão, mas não terá corrimão pq é baixa (na entrada da casa) e sim muro de vidro e inox
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. Escadas de madeira são puro charme.

    Dupará - Escadas de Madeira

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog! Vc escreve bem e posta coisas muito uteis e interessantes. ADOREI!!!!!!! Beijos Thais

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.