Network Decoração Arquitetura Construção

Lustre ou pendente – saiba a diferença e como usá-los na decoração!


Lustre ou pendente, ambos são itens decorativos que além de embelezar a decoração, criam uma iluminação aconchegante e diferenciada.


A diferença entre eles é que o lustre possui ramificações para diversas lâmpadas e o pendente não, o que acaba caracterizando o tipo de iluminação de cada um, iluminação geral ou focada.


Comumente os lustres por terem uma bagagem antiga são usados em decorações com estilo clássico, vitoriano, retrô e os pendentes em decorações modernas, contemporâneas, porém não se trata de uma regra, até porque existem vários modelos com diferentes propostas e você também pode fazer um mix de estilos.


E seguindo esta opção, os lustres com estilo vitoriano (e de cristais são os meus preferidos) são os que vêm sendo mais usados, ora pra compor o estilo, ora pra fazer um contraponto.


Já os pendentes vêm sendo muito usados como um composé: de formatos, tamanhos, altura, uma alternativa bem moderna e atraente na decoração.

Com luminárias pendentes Tom Dixon este cara é literalmente o gênio da lâmpada, sou fã dele!

E esse composé que garante o charme e a inovação dos pendentes é quem vem fazendo a cabeça de arquitetos e designs de interiores, sem mencionar que eles são perfeitos para dar foco e destacar determinado móvel ou espaço.

Veja que aqui os pendentes foram usados para destacar o móvel (fazendo uso também da mesma cor, criando um ponto focal preto) e delimitar os espaços entre as salas de estar e jantar.

Os dois podem ser usados em ambientes como cozinhas, salas, hall de entrada, entretanto, se tratando de bancadas, criados, itens que carecem de uma iluminação pontual, o pendente leva a melhor.

Com composé de medidas e alturas.

Pendentes laterais nos criados
Entretanto, não é só a irregularidade que chama a atenção na junção dos pendentes, a simetria entre eles também.


E um requisito que deve ser levado em consideração tanto pelo uso de pendente quanto lustre é o tamanho, a volumetria deles num ambiente, principalmente se estiver localizados acima da mesa.


Uma peça muito grande pode deixar o ambiente sobrecarregado e uma muito pequena num ambiente xoxo!
Neste caso, o equilíbrio é a palavra de ordem para usá-los juntos ou separados na decoração!

Olha como este composé de pendentes deu todo o charme a decoração desta sala!

Eu sou suspeita porque gosto tanto de lustre quanto pendente, acho que ambos agregam seu valor ao decor, num hall de entrada, um lustre imponente é maravilhoso e numa mesa de jantar, um composé bem feito é a cereja do bolo!

Com pendentes de cristais, é ou não é a cereja do bolo desta sala de jantar, tudo bem que pra mim tá meio cênico, mas é o chamariz dela!
Fotos Google Imagens

E vocês, o que acham: pendentes ou lustres (ou os dois também rs)?!

29 comentários:

  1. Oi Grazi!
    Acho que não dá pra escolher, assim como vc gosto dos dois, exatamente como nas dicas que vc deu.. penso num lindo lustre para meu pé duplo e pra mesa de jantar por exemplo.. mas na cozinha e nas cabeceiras das camas, penso nos pendentes..
    Beijos.. lindas imagens!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana Julia!
      Tb acho que cada caso é um caso e ambos tanto lustre qto pendente se enquadram perfeitamente neles!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
    2. gostaria de saber se posso colocar mais de um lustre de cristal na sala

      Excluir
    3. Oie!
      Dependendo do tamanho da sua sala e dos lustres pode sim, veja mais dicas aqui: http://www.decorsalteado.com/2013/12/casa-com-pe-direito-duplo-como-decorar.html
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Lindas imagens, adorei o ambiente 1, achei tão moderno e sofisticado!
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  3. Ai Grazi, tao dificil...vc acha que dois lustres de cristais no mesmo pe direito duplo com 7m de extensao na largura (um pro jantar e outro pra lareira) fica muito pesado? Sorry pela ausencia de acentos.
    Bjs, Priscila - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Priscila!
      Pode usar sim, fiz um post especialmente pra você, tirando suas dúvidas sobre o lustre e ideias para decorações com Pé direito Duplo, confira aqui: http://www.decorsalteado.com/2013/12/casa-com-pe-direito-duplo-como-decorar.html
      Espero que goste!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
    2. Dear, that's amazing! Thanks and kisses.
      Priscila - SP

      Excluir
  4. Oi Grazi, também acho dificil a escolha entre pendente e lustre, amo os dois, rsrs
    Mas acho que vou ficar com os pendentes para a decoração da minha casinha, quero um pendente em cada comodo, rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andressa!
      Fica com os dois! Os pendentes ficarão lindos na sua casa!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  5. Preciso de uma ideia tenho sala de estar e jantar integrada queria colocar um lustre moderno sem cristais redondo acima da mesa de jantar e um pendente de duas lâmpadas no centro da sala de estar porem acabam por ser dois estilos pendentes ou odeixo o da sal de estar e coloco um de teto simples seguindo o mesmo estilo do lustre.

    Giovanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Catia,
      Por que vc não faz ao contrário? As salas de jantar ficam lindas com pendentes sobre as mesas e deixa o lustre para a sala de estar, com tanto que este seja mais discreto e tenha o mesmo estilo e cores que se harmonize com os pedentes.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  6. Então eu posso usar tanto o pendente como o lustre no ambiente integrado?

    Adorei sua ideia, obgada pela atenção seu site é uma inspiração para nossas casas. Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cátia, Pelo que eu entendi vc tá querendo uma luminária moderna, tipo uma luminária plafon (veja imagens no google), neste caso sim. E que tal colocar todos no formato redondo que vc esta querendo, para integrar ainda mais a iluminação de um ambiente com outro use a mesma cor p todos. Obrigada pelo carinho! Beijos, Grazi

      Excluir
  7. Oi Grazi, tenho uma sala de jantar integrada com a sala de estar, e comprei 2 pendentes de cristal, um pequeno e um médio. Gostaria de saber qual pendente coloco na sala de estar e qual coloco em cima da mesa de jantar...o pendente pequeno eu consigo regular a altura (posso coloca-lo mais baixo, mais próximo da mesa) e o pendente médio tem uma altura certa, a corrente dele é tamanho padrão, então eu não conseguiria desce-lo para chegar mais perto da mesa. Obrigada! Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Livia!
      Desde que eles cheguem a 70cm de distância do tampo da mesa, você quem decide. Tb está usando e fica lindo colocar mais de um pendente sobre a mesa (se forem iguais), se ela for grande e comportar e na sala vc pode colocar luminárias embutidas ou plafons mais discretos...só mais algumas possibilidades...rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  8. Oi, olha eu te novo... comprei + ainda não coloquei.
    lustre design 245/1 (redondo marrom de 50 cm de diâmetro) e um lustre Roma 2208 (com três pendentes redondos de tamanhos diferentes unidos numa única peça, Peça de vidro branco transparente e fosco com acabamento na cor de madeira-marrom) dando um toque semelhante ao outro na cor.
    ainda posso trocar + quero seguir sua diga. O 1º na sala de estar e o 2º na sala de jantar? É isto ou não posso colocar estas duas peças? Obgada + uma vez.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cátia,
      Eu faria como já te falei, colocaria um pendente na sala de jantar (no caso este que tem três), pq este tem uma iluminação mais focada e delimitada perfeito para mesa de jantar, criados e colocaria luminárias -spots ou plafons na sua sala de estar, que possui uma iluminação mais abrangente. É o que eu faria, mas vc quem decide!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  9. Grazi, a sua ideia ficou maravilhosa, obgada pela dica.
    Seu blog realmente é um dos melhores em dicas e atendimento online pois sua atenção as pessoas é sem 100%.
    Continue com este trabalho, parabéns!

    Abçs,

    Cátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cátia!
      Fico feliz em ter ajudado, que bom que deu certo! Agora fiquei curiosa, se puder me manda uma foto p ver? rs
      Obrigada pelo carinho e incentivo!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  10. oi linda amei suas dicas estou apaixonada...quero uma dica tambem, minha sala de estar q tambem é de tv é integrada com de jantar. gostaria de usar dois pendetes um em cada sala, mas fico com medo de ficar muita informçao o que vc me sugere. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Raquel!
      Comumente usa pendente em uma e luminárias acopladas ao teto em outra, no entanto, não se trata de uma regra...Para você usar nas duas, ambas tem que ser proporcionais aos ambientes para não ficarem sobrecarregados...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  11. Olá, adorei suas dicas, queria uma também!! Tenho uma cozinha e ao lado uma copa, comprei um pendente grande redondo e outro igual médio , sendo que os espaços são iguais e minha duvida é qual deles eu coloco , sendo que minha mesa não fica ao centro pq é caminho. Como devo proceder? Eu queria muito fazer o seguinte : colocar o da cozinha com pendente curto e na mesa o pendente maior , ficaria feio se o da mesa não ficasse centralizado ao centro??

    ResponderExcluir
  12. Oie Ana Paula!
    Pelo que você me explicou é melhor colocar o pendente mais curto na cozinha e o longo na copa, já que quanto mais alto (perto do teto) melhor a iluminação e na cozinha por se tratar de um ambiente de tarefas é melhor que fique mais claro.
    Beijos,
    Grazi

    ResponderExcluir
  13. Oi Grazi!!!
    Me chamo Grazi é preciso de sua ajuda......
    Não sei como posicionar os lustres da minha sala, pois ela tem o pé direito duplo com um mezanino e a mesa não ficou no centro da sala, como faço???? Me preocupo em colocá-los no centro da mesa ou no centro da sala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Grazi! rs
      Geralmente optamos por lustres sobre as mesas de jantar, pois delimitam o espaço e oferecem mais acolhimento, e nesse caso ele não precisa ficar no cento da sala, apenas no centro da mesa.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.