Network Decoração Arquitetura Construção

Mix de estampas na decoração! Veja ideias e saiba como combinar!


Ontem à noite quando liguei a tv para assistir (e descansar ufa!) meu seriado preferido The Vampire Diaries (é muito amor ) estava passando a novela Em Família da Globo. Mostrava uma cena em que Júlia Lemmertz e Humberto Martins estavam deitados na cama e a primeira coisa que eu fui reparar? Na decoração do quarto do casal, ora!rs
É que logo que eu vi um mix de estampa na cor azul, minhas antenas já ascenderam!

A imagem não é boa, mas é só para ilustrar a situação. Mix de estampas na cor azul e padronagens: floral e listras!

Ando in love com mix de estampas tanto na decoração quanto na moda, acho ousado, divertido e desafiador!
Isto mesmo, gosto de coisas novas, diferentes que nos levam a outra realidade e o mix de estampas representa bem isso na moda e na decoração.

E vamos combinar que descombinar é mais legal, né?!

Antigamente, deusolivre misturar estampas! Era cafonaaaaaa!
Mas hoje? Além de ser tendência, é lindo! Entretanto, apesar da mudança de valores entre cafona e lindo, ainda existe uma linha bem tênue chamada bom senso!
Por isso, para fazer um lindo mix and match é interessante contar com algumas dicas!
Antes de sair misturando tudo, saiba que existe uma regra básica para o mix de estampas funcionar em qualquer situação, algum elemento tem que fazer intermédio dos demais, seja ele representado por uma cor, uma estampa, tamanho, uma característica...
A seguir vou enumerar por ordem usual as várias formas de misturar e combinar estampas diferentes:

1- Aposte na mesma estampa, porém com cores diferentes.

Abstrai essas listras e o chão e foca só na estampa de arabesco da colcha e do papel de parede (não achei nenhuma imagem que ilustrasse a situação..rs)
2- Aposte na mesma cor, porém com estampas diferentes.


3- Estampas iguais, porém de tamanhos diferentes.


4- Combinações clássicas de cores (preto e branco, vermelho e azul marinho...), com estampas diferentes.


5- Base neutra e/ou cor predominante para mais de uma estampa.



Todas essas dicas servem tanto para moda quanto decoração, no entanto, na decoração você precisa avaliar mais alguns pontos...
Os diversos tipos de estampas (poá, listra, floral, animal, xadrez, étnica, entre outros) nos traz sensações diferentes, por isso temos que avaliar o que cada uma representa para nós na hora de escolher a estampa ideal para complementar o estilo do seu decor.
Até porque diferentemente de uma roupa que a gente usa apenas por um dia (ou alternado), na decoração temos que conviver diariamente.
Se sua intenção é criar uma ambiente ousado, aposte nas cores fortes e em proporções maiores ou num ambiente sutil, nas cores suaves e em proporções menores. 
Veja mais ideias de mix de estampas na decoração:




A casa do BBB14 que sempre apresenta tendências de decor, esse ano também apostou no mix de estampas (apesar da temática do programa eu ainda achei over...)

Ahh amei essas poltronas! ♥



Lindo o mix de estampas dessa sala!


Fotos Delas.ig, Google Imagens

Pra mim as estampas representam: poá – antigo, listra – moderno, floral – romântico, animal – ousado, xadrez – masculino, étnica - exótica (cada louco com suas ideias)! No entanto, gosto de todas, cada uma com sua característica!
E vocês, o que acham do mix de estampas e o que cada uma representa pra vocês?

4 comentários:

  1. Adorei esse post. Eu realmente tinha um pouco de medo de errar nas composições com muitas estampas mas as dicas foram bem validas. as composições que mais me agradam são as de uma cor só e com estampas diferentes!! Adorei a ultima imagem com todo aquele azul e um mix de listras e padrões geométricos ! Acho que concordo com vc sobre o que representam as estampas, acho tb que as listras mais grossas são as mais modernas, as mais finas e coloridas me trazem algo de tribal, étnico! Bjs
    http://agentedecora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lais!
      Que bom que vc gostou!
      Eu adoro mix de estampas em geral, mas a que eu mais gosto é cor igual e estampas diferentes...rs
      Realmente tá mto lindo o decor da ultima imagem, do jeito que eu gosto..rs
      É interessante como cada estampa nos dá uma impressão diferente, né?!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. O que eu acho?? Que vc é muito metida, fala sério, quanto conhecimento...taí a diferença, aulas de decorsalteado, um post superando o outro, sem jogar imagens e sim, explicar através delas o que vc realmente quer transmitir aos leitores.
    Agora quanto as estampas, prefiro eleger uma cor em diferentes tons, mais fácil de acertar, pq não rola uma Grazi aqui em casa rsrsr...no máximo preto, branco e vermelho ou azul, bege e branco.
    Bjnhos, Pri - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri, saudads!!!!!!! Fico feliz que vc tenha gostado do post e mais feliz ainda por saber o que vc pensa a meu respeito, obrigada! E em relação as estampas, dessa forma tb fica linda a decoração e esses duos que vc mencionou são clássicos e não tem erro!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.