Network Decoração Arquitetura Construção

Projeto luminotécnico na decoração – veja ambientes e dicas!


Luminotécnica ou luminotecnia é uma técnica que utiliza iluminação artificial aliada à arte de iluminar aplicadas em ambientes internos e externos.
O objetivo principal da luminotécnica é criar ambientes iluminados que proporcionem funcionalidade, beleza e economia de energia elétrica.

Os pendentes acima da mesa confere uma iluminação mais focada, intimista e aconchegante. Veja como as lâmpadas localizadas acima das esculturas no painel são mais valorizadas.

Trata-se de uma forte tendência que caracteriza novos e modernos projetos de decoração/iluminação.
Com a mudança da antiga norma de iluminância para a NBR ISO 8995-1, os projetos de luminotécnica passam a ter muito mais critérios de qualidade (controle de ofuscamento, iluminação de tarefa, índice de reprodução de cor) e baseado nela, a luminotecnia consequentemente passa a ser muito mais explorada.

O destaque dessa sala é conquistado pela iluminação: nos pendentes e nos painéis de cobogós!

A iluminação é um elemento fundamental na arquitetura/decoração e atualmente pode ser dimerizada (controlada através de um dimmer que intensifica a quantidade de  luz), o que cria ambientes adaptáveis a qualquer tipo de situação, perfeita para uma sala de home theater, por exemplo.

Sala de home theater com iluminação adequada e projetada para o tipo de especifico de ambiente.

E além de sua função básica que é iluminar, pode ser utilizada para criar cenários, destacar elementos decorativos, setorizar ambientes, trilhar caminhos e agregar muito mais valor e informação a decoração sem ocupar espaço.

Painéis com recortes geométricos e iluminação cênica.

Além do mais, a luminotécnica tem o poder de nos propiciar diferentes sensações como aconchego, equilíbrio e até de cura através da cromoterapia (técnica que utiliza cores para tratamento físico e emocional).

Banheira com cromoterapia.

Trata-se de uma técnica extensa e versátil, portanto, seu uso vai depender de inúmeros fatores como tipo e cor do ambiente, tarefa desenvolvida, tamanho...que aliados a um projeto ideal conquistado por meio de profissionais capacitados tem o poder de enaltecer ainda mais o espaço.

As lâmpadas dicroicas pontuam e destacam a parede com revestimento cimentício que imita pedra bruta.

Confira agora dicas e ambientes com Projetos Luminotécnicos:
Sanca com lâmpadas incandescentes que iluminam o ambiente como um todo e spots e luminárias como iluminação decorativa.
A iluminação acima do espelho ajuda a ampliar ainda mais o ambiente. E o lustre de luz quente (amarela) deixa o espaço da mesa mais acolhedor e intimista.
As lâmpadas dicroicas são ótimas para pontuar e delimitar ambientes fazendo as vezes dos móveis.
Luminárias, spots, arandelas com luz amarela são ótimas opções para deixar a sala de tv mais aconchegante e perfeita para um filminho!
No quarto é indicado iluminação indireta e amarela (quente) por ser mais aconchegante. O efeito pode ser conquistado por lâmpadas localizadas em lugares estratégicos como no desnível do gesso, acima de uma poltrona, nos abajures ao lado da cama.
Destaque para o pendente ao lado da cama com oito luminárias led em forma de discos. Lindo esse decor!
A iluminação através de painel estrelado é uma tendência que vem sendo muito usada em quartos de pessoas com idade, gênero e estilo diversificados. Fica muito bonito, as "estrelas" acendem e apagam alternadamente dando a impressão de um céu mesmo!
Já nos escritórios, cozinhas é indicado a luz branca (fria) por ser mais estimulante e mais realista. A luminária de mesa com o mesmo tipo de lâmpada também é aconselhável.
Para escadas, corredores, caminhos, a iluminação com balizadores é a mais indicada, pois ilumina e norteia com descrição o trajeto e ainda confere modernidade. 

O primeiro corredor foi iluminado por lâmpadas dicroicas com distância aproximadamente de um metro e apenas do lado esquerdo, conferindo uma iluminação mais indireta e aconchegante, o espelho do mesmo lado ajuda  a realçar ainda mais a iluminação. Já no segundo corredor foi utilizado lâmpadas dicroicas no teto e iluminação de led nas paredes, o que confere um efeito aconchegante e dá a ilusão de galeria, evidenciando ainda mais a arte das paredes. A luminotecnia é perfeita para corredores, pois agrega valor decorativo sem ocupar espaço.
Nesta cozinha as lâmpadas fluorescentes embutidas no teto iluminam a cozinha como um todo e as lâmpadas dicroicas criam um jogo de luz na parede.
Nessa cozinha a iluminação de led foi utilizada para iluminar o ambiente todo, além dela ser muito econômica, permite a visualização perfeita dos alimentos. A ilha central possui painel com água em movimento e a iluminação de led vermelha evidencia ainda mais o efeito. 
O mix de iluminação nessa cozinha confere estilo e funcionalidade. As halógenas sobre a bancada e fluorescentes no centro criam uma iluminação de tarefa e as fitas de led ao redor da mesa e do painel dão um toque de modernidade, bem como as fluorescentes tipo vela no lustre colorido. Ficou lindo!

As lâmpadas halógenas de cor verde confere um iluminação direcionada e diferenciada, destacando ainda mais as plantas da área externa da casa. 
Na área externa as lâmpadas mais indicadas são as frias e as halógenas ou de led que gastam menos energia e duram mais. A iluminação no jardim pode ser usada para destacar os diferentes tipos de plantas.

Fotos Google Imagens/ M de Mulher

A ideia de utilizar luz apenas pelo seu aspecto funcional vem se tornando obsoleta diante de tantos efeitos estéticos e benefícios que ela pode nos proporcionar!
Pra mim o projeto luminotécnico é prioridade na decoração de qualquer ambiente, inclusive em ambientes externos. Ele traz a eficiência da funcionalidade, aconchego e sofisticação.
E vocês, o que acham?

4 comentários:

  1. Olá Grazi! Concordo com você. Hoje a iluminação se tornou um componente indispensável na decoração dos diversos tipos de ambientes. Agregando e trazendo estilo. Muito bom seu post sobre o assunto. Aliás , como sempre, você sabe abordar os temas com muita clareza e bom gosto! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosilene!
      Sem dúvida, a iluminação eleva o patamar de qualquer decoração!
      Que bom que gostou do post e obrigada pelas palavras!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Oi Grazi!
    A iluminação é fundamental mesmo, faz toda diferença.
    Adorei a 2ª imagem com o pendente refletindo no espelho...e o que é aquele painel de canto dando continuidade ao ambiente?
    A 3ª/5ª/7ª são a minha cara no décor e esse lance da fibra ótica fazendo vezes de painel estrelado é show (ah, o painel de onda é tudo!).
    Os jardins iluminados das duas últimas imagens são bem inspiradores (um simples e outro bem estruturado).
    Adoro os balizadores para ambientes externos e escadas; dicróicas no living e home e em alguns pontos do quarto; e parecem bem bacana estes embutidos um pouco maiores que spots, mas que cabem uma lâmpada eletrônica comum, são bem interessantes...antes via mais em consultórios, agora acho que na cozinha e gourmet caem muito bem...dê sua opinião pra mim tá!
    Bjnhos da Pri - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Lindo aquele painel, né Pri?! Acho que é espelho bronze, tô num quê com esse espelho! rs
      Humm mocinha gosta de decor neutro, né?! Realmente o decor dessas imagens estão bem bonito mesmo!
      Tb adoro os dois painéis!
      Sim, o último tá divino, dá até vontade de reunir uns amigos e saborear umas comidas gostosas...bem convidativo...a iluminação amarela é certeira para conquistar essa sensação!
      Os balizadores são perfeitos para esses ambientes, na escada faz todo o diferencial. Sou a louca da dicroica, amo colocar em vários lugares até pra demarcar quadros!rs
      Sim a iluminação embutida vem sendo muito usada nas cozinhas gourmet e fica ótimo, porque é um ambiente que geralmente usa muito pendentes então o foco total decorativo é neles!
      Como sempre minha opinião e meus gostos batem muito com os seus Pri, só pra variar..rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.