Network Decoração Arquitetura Construção

Banheiros/lavabos com jardins de inverno e verticais – veja modelos e dicas!


O jardim de inverno ou interno se tornou conhecido por agregar mais charme, iluminação, aconchego e sofisticação às salas de estar e jantar.
Com tantas qualidades seu uso caiu no gosto do povo e passou a ser usado em quartos, escritórios, cozinhas e... banheiros!


Sim, os banheiros que até um tempo atrás eram ambientes considerados apenas funcionais e, portanto, eram “decorados” como tal, mudaram de conceito e hoje em dia, além dessa função, é um local para relaxar e espairecer!


Tanto que é um dos ambientes que mais recebe novidades de mercado, incluindo revestimento, tecnologias e novas propostas como o jardim de inverno!


Com intuito de transformá-lo num espaço revigorante, o jardim de inverno vem para contribuir com a beleza e o poder da natureza.


Existem várias formas de criar um jardim de inverno no banheiro, dentre elas as mais recorrentes são: ao lado da banheira, do box e embaixo da bancada. A última opção é ótima para banheiros pequenos, pois não precisa de um espaço maior e especifico, ocupará um espaço já existente – comum em banheiros de todos os tamanhos.



Entretanto, os efeitos benéficos do jardim de inverno não precisam ser contemplados apenas pelos moradores, seu uso pode se estender para os lavabos e proporcionar aos seus convidados um espaço muito mais receptivo, aconchegante e encantador!


Uma das perguntas que mais ouço é se pode usar plantas permanentes na decoração em geral, incluindo jardim de inverno.


Se o intuito for somente estético – sem problemas. Atualmente dispomos de uma variedade de espécies que são muito bonitas e bem convincentes.


No entanto, se a intenção é desfrutar dos benefícios da natureza (perfume, purificação do ar), saiba que não é qualquer planta que pode ser usada no banheiro, já que se trata de um ambiente bastante úmido e que recebe pouca iluminação.


As espécies mais indicadas são: antúrios, bromélias, begônias, samambaia, palmeira ráfia, mini cactos, suculentas.


É interessante que o local que receberá o jardim de inverno com plantas naturais no banheiro possua maior ventilação e iluminação, através de janelas, portas de vidro, clarabóias.


Outro fato a se atentar é a profundidade e a drenagem do jardim que precisam ser estudadas com antecedência.


Uma alternativa muito usada e simples para jardins com plantas naturais são os vasos que são mais fáceis de cuidar.


A decoração do jardim de inverno pode conter diversos materiais que remetem a proposta como pedras, madeira...uma iluminação decorativa também fica lindo!


Este é o projeto do meu banheiro social (feito pelo engenheiro) que terá um jardim de inverno.
Ele receberá iluminação e ventilação através do domos e ficará ao lado do box.
Não vou fazer exatamente como está no projeto (inclusive bancadas, revestimentos, box) - quero o jardim todo de vidro e dois lados.


Aqui é como ele está atualmente e já dá pra perceber que o jardim ficará maior - mais alto. Por causa da chuva desses últimos dias para não molhar o banheiro, o pedreiro (que tenho que defender e agradecer o meu, já que quase todos são alvo de reclamações por parte de profissionais responsáveis pela obra e proprietários - não é justo generalizar!) colocou uma tábua em cima do domos porque a cobertura dele ainda não ficou pronta, então sem essa "gambiarra" ele fica clarinho!


Banheiros/lavabos com jardim vertical:

Outra tendência de jardim interno são os jardins verticais!


Presentes em mostras de decoração e banheiros antenados, os jardins verticais são ótimas opções para ambientes que não possuem espaço, já que utilizam as paredes como base.


Existem diversas maneiras de montar um jardim vertical - de painéis de madeira com cachepôs, fibra de coco, vasos meia lua e a mais recente através de quadro vivo (adoro).


O resultado do jardim vertical é tão bonito quanto o tradicional jardim  de inverno.

Fotos: Google Imagens (+ info)

Se ficou interessado(a) em ter um jardim vertical no seu banheiro - clique nas palavras destacadas e saiba como!
E aí, o que vocês acharam dos banheiros/lavabos com jardim de inverno?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

4 comentários:

  1. Oi Grazi, gostei muito do seu projeto do banheiro, vai ficar lindo!!! Aqui em casa talvez tenha um mini jardim embaixo do lavatório do lavabo, ainda estou analisando. Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sônia!
      Obrigada! Ah tb gosto, é que são várias opções que a gente fica até em duvida, mas se decidir colocar vai ficar lindo o seu tb!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Adorei esses banheiros com jardim de inverno. Super modernos :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Também achei lindos e como eu disse no instagram de bancadas de banheiros do dia 23/07 que publicaria essa semana um post sobre banheiros - não vi a hora de liberar pra namorar as ideias de jardins de inverno!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.