Network Decoração Arquitetura Construção

Sustentabilidade no traço arquitetônico


Sustentabilidade, esta é a palavra de ordem no mundo atual. Diretamente relacionada aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, a sustentabilidade anda de braços dados com a arquitetura, que tem como missão, viabilizar de forma correta projetos na área da construção civil.
“A sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior neste processo. O tema é importante e está ligado diretamente ao design, à arquitetura e à construção de ambientes que aliam conforto, beleza, durabilidade, segurança e utilização de materiais ecologicamente corretos. Tudo isso com objetivo de garantir o bem estar humano em suas múltiplas dimensões”, afirmou o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.
Segundo ele, um empreendimento sustentável tem como base quatro requisitos. Precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. O importante é suprir as necessidades da geração presente, sem comprometer as gerações futuras.
Estas preocupações sempre fizeram parte do dia a dia de Kílaris, que está constantemente em busca de novos materiais, revestimentos e tecnologias que aproveitem recursos naturais. 
Em todos os seus projetos é feito um estudo sobre incidência solar, água e ventos, para que estes recursos sejam usados de uma forma adequada, gerando economia de energia e conforto térmico.

Pé direito duplo possibilita conforto térmico.

“Não podemos esquecer que moramos em um país tropical. Abrindo grandes vãos de janelas na posição correta e cruzando a ventilação, é possível evitar o desperdício com luzes acesas e ar condicionado, por  exemplo”, disse ele.

Grandes vãos de janela permitem a entrada de luz natural.

Em seus projetos podemos encontrar madeira de demolição usada em forma de painel, fibra de coco como revestimento, uso do MDF no lugar de madeira e laminado industrializado, tintas a base de água que são menos poluentes, pisos permeáveis, couro ecólogico e materiais recicláveis.

Revestimento na parede do lavabo de pastilha de coco.

Cozinha com painel de madeira de demolição.

Cozinha com armários em MDF e adesivo de morangos trazendo a natureza para o ambiente.

 “A natureza é uma fonte de bem estar do homem. Devemos aproveitá-la ao máximo nos projetos arquitetônicos. Usando seus elementos de forma harmônica e consciente ela se torna uma grande aliada da arquitetura”, afirmou ele.


2 comentários:

  1. Oi Graziii!! Saudades!
    Cara, amei a foto da capa e a próxima do living com pé direito duplo!!
    Percebi o detalhe da esquadria simples no pano-de-vidro valorizando a vista com os vidros lado a lado sem poluir. It's amazing!
    Bjs e ótimo findi!
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Saudades também de você!
      Lindo, né?! Também me encantei pela escada (2 foto) meio suspensa e totalmente suntuosa!
      Beijos e uma ótima semana!rs
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.