Network Decoração Arquitetura Construção

Sanca de gesso ou forro de gesso – qual está na moda?! Saiba tudo sobre eles!


Um dos e-mails que mais recebo do blog é sobre um assunto polêmico: sancas!
A maioria de vocês me pergunta se utilizá-las atualmente está ou não fora de moda?! Se é melhor o forro de gesso?
E a resposta é: depende!
Apesar de uma das leitoras com dúvida (beijos Gabi) ter me apelidado de “radar das tendências” rs – não gosto de dizer o que deve ou não ser usado na casa de alguém, até porque a casa é de cada um e assim como gosto cada um tem o seu/sua....(e o bacana é justamente isso - a diversidade!).
Como blogueira/profissional e amante do assunto gosto de apresentar as tendências, as maneiras de usá-las pra quem se interessar de acordo com os princípios do design de interiores, mas cabe a cada um decidir se gosta ou não, se identifica com seu estilo, mesmo porque têm muitas delas que posto e que não usaria na minha casa sob hipótese alguma...e também não é porque é tendência que significa ser melhor...
Então independente de ser sanca ou forro de gesso, antes de aderir uma tendência principalmente de décor que não é igual roupa que você não gosta mais e troca, pense realmente se você gosta sem se importar com a opinião alheia, já que essa muitas vezes será diferente da sua (e não mora na sua casa)!
Eu adoro as tendências porque elas nos tiram da mesmice, nos mostram novas possibilidades e contribuem para deixarmos nossas casas com mais estilo e personalidade, já que com cada vez mais frequência são lançadas inúmeras novidades, portanto, cabe a nós sermos mais seletivos.
Bom, disse tudo isso primeiro porque é isso que você precisa saber antes de decidir sobre qual acabamento usar na sua casa:

Sanca: acabamento/moldura de gesso que une a parede ao teto. 
Rebaixamento: forro de gesso/tabicado - fica a alguns centímetros da laje e da parede, “substituindo” o teto e criando um efeito flutuante.


A tendência, o movimento hoje em dia pende mais para o rebaixamento (forro de gesso) tanto em projetos residenciais quanto mostras de decor por apresentar uma proposta mais clean/minimalista e de repente até por apresentar um custo menor.
Entretanto, o movimento contrário não é devido à sancas em geral necessariamente e sim, aos modelos mais rebuscados – com molduras cheias de detalhes miúdos, com cores diferentes e até com iluminação neon.

Mas se você gosta );

Portanto, pra quem curte sancas e deseja utilizá-las de forma mais moderna, basta optar pelos modelos limpos, retos, de cores iguais as do teto e com iluminação amarelada/quente.
Além do mais, é importante levar em consideração a funcionalidade/desempenho de ambos, visto que altura do pé direito do ambiente (medida padrão 2.80m) pode influenciar nessa decisão, já que o forro de gesso rebaixa ainda mais o teto e, nesse caso, é melhor optar pela sanca somente nas laterais do teto/parede ao invés do forro nele todo.

Veja agora ambientes decorados com sancas e forros de gesso!
Existem diversos tipos de sancas de gesso para saber mais - clique aqui!


Sancas de Gesso:

Sanca aberta com linhas retas, sem molduras e com a mesma cor do teto/parede. Pra quem deseja algo mais moderno, essa sanca é uma boa opção. Entretanto, costuma juntar muita poeira. Projeto: Ney Nunes 

Sala com sanca fechada, linhas retas e cor única. Esse modelo fechado evita o acumulo de pó.  Projeto: Viviane Loyola.

Dentre os modelos disponíveis de sancas essa com efeito de rasgo de luz é muito usada. Projeto: Viviane Loyola.

Forros de Gesso:

Living com teto de gesso tabicado simples branco e paredes cinza. Projeto: Lídia Maciel.

Living com teto de gesso tabicado simples. A iluminação é a grande protagonista desse tipo de teto! Projeto: Estela Netto

Sala de estar/jantar com forro de gesso tabicado e com moldura. Essa opção é boa pra quem deseja o forro de gesso tabicado, mas também não quer um teto reto/liso sem detalhes. Além desse modelo da foto, existem diversos tipos de molduras para forro. Basta consultar uma empresa/profissional especializado. Projeto: Daniele Viesser.

Fotos: Divulgação, Google Imagens (+ info)


Dependendo da proposta, do estilo do projeto, do contexto geral do decor e do modelo de sanca/rebaixamento - ambos podem ficar bonito no ambiente. Tudo é questão de gosto com uma pitada de bom senso!
Pra minha casa eu curto mais o forro de gesso com projeto luminotécnico bem elaborado! ♥
E vocês, o que preferem: sanca ou forro de gesso? Votem aí!


Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

8 comentários:

  1. pé direito padrão de 2,80... hahahaha; em Curitiba pelo menos não chega nem aos 2,50! 2,80 é sonho de consumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Vocês devem trabalhar com a medida minima então!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Ótimo post Grazi!!!!! Nem sabia que sanca está ficando fora de moda. Faz mais posts assim pra gente com dicas com que está usando mais, pelo menos eu vou adorar saber!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luana!
      É entre ela e o forro de gesso, ele vem levando a melhor, mas não que ela esteja fora de moda..rs
      Tá vou pensar em outros itens!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  3. Obrigada Grazi!!!!!!!
    Você me ajudou muito meu radarzinho, vou colocar forro de gesso mesmo!!!!
    Um beijão Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabi!
      Que bom que ajudei vc a se decidir! Tb gosto mto de forro de gesso!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. Olá Grazi, tudo bem?
    Estou construindo e gostaria de saber o que mais não está mais na moda?
    Obrigada Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sonia td e vc!
      Vou fazer um post em breve com essas informações!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.