Network Decoração Arquitetura Construção

Home theaters - veja modelos e dicas técnicas de como montar um cinema em casa!


Home theater é o nome de um ambiente residencial que possui estrutura semelhante a uma sala de cinema com som, imagem e décor adaptados. Portanto, não pode ser considerado nem comparado a uma sala de tv comum.
O termo home theater também é usado para designar um aparelho/sistema de som que busca reproduzir a experiência audiovisual de uma sala de cinema dentro de casa. Sendo assim, além do som, ele é formado por aparelhos complementares como TV, DVD, Blu-Ray...
Ele foi criado com intuito de distribuir o som no ambiente através do mesmo método utilizado nos cinemas: surround (sons de diferentes direções) proporcionando ao espectador a sensação de estar dentro do filme!
Entretanto, para garantir sua proposta é muito importante conhecer a função de cada equipamento e posicioná-los de maneira correta no ambiente!
A caixa frontal, por exemplo, reproduz as vozes dos atores e, por isso deve ficar centralizada. Já os demais sons são reproduzidos por mais duas caixas frontais dispostas de forma lateral.
Os sons graves são reproduzidos pelo subwoofer que também deve ser centralizado na frente do espectador e de preferência sobre o piso ou bem próximo a ele, pois dessa forma é possível sentir as vibrações produzidas por ele.
E os sons agudos são reproduzidos pelas caixas traseiras (2 ou 4 dependendo do modelo) que devem ficar atrás dos espectadores ou sobre o sofá quando instaladas no teto através de suportes específicos (no entanto, quando instaladas no teto as caixas traseiras normalmente são substituídas por caixas próprias para embutir no forro de gesso, por isso eu acho melhor não comprar o aparelho de home theater “pronto”).




Já o móvel deve acomodar todos esses equipamentos/caixas, incluindo os complementares: tv, DVD (e possivelmente o aparelho de tv a cabo, vídeo game...) e o receiver responsável pela conexão de todos eles.
Bom, além do som, a imagem é outro elemento fundamental num home theater e ao contrário do que muitos pensam o tamanho não é sinal de qualidade, pois não adianta nada ter uma tv muito grande se o tamanho da sala não permite uma distância suficiente para assisti-la. Além de o espectador ver os pixels ao invés de uma boa imagem - mesmo em telas de alta resolução, ele pode sentir dor de cabeça e problemas na visão.
É por isso que ao projetarmos um home theater ou até mesmo uma sala de tv calculamos 3 vezes o tamanho da tela da tv. Assim, se uma tv tem 32 polegadas (1 polegada= 2.54 aproximadamente) ela terá 81.3 cm (32 x 2.54) que calculada três vezes (3 x 81.3) dará 2.44 cm aproximadamente. Sendo assim, a distância da tv e do encosto do sofá precisa ser de 2.44cm em média, com ressalva para aparelhos de tv que já possuem recomendações/distância oferecidas pelo próprio fabricante.
Já a altura ideal da tv é a que fica alinhada com os olhos de uma pessoa adulta e sentada.

A iluminação mais amena é a mais indicada para esse tipo de ambiente, então o uso de interruptor dimmer (ajusta os níveis da luminosidade), balizadores, dicróicas em lugares estratégicos e até abajures são essenciais. Em home theaters com grande luminosidade, faça uso de cortinas blackout.
O décor também é muito importante tanto para imprimir o visual de uma sala de cinema quanto para garantir o conforto e a funcionalidade ao ambiente.
Por isso, opte por sofás confortáveis e se possível retráteis (acomodam melhor o espectador) e que sejam dispostos em frente a tv e não ao lado (vamos evitar torcicolo, né?! rs)  
Materiais como madeira, gesso, papel de parede, absorvem melhor o som e melhora a acústica do ambiente, em contrapartida é bom evitar materiais muito lisos como porcelanatos, mármores, vidros que costumam refletir o som.
No entanto, se você possui ou não abri mão de algum deles, nesse caso, você pode recorrer a tapetes bem felpudos e cortinas com tecidos bem grossos que também ajudam a absorver o som. 
Decore o ambiente com posters, almofadas temáticas que ajudam a dar vida ao estilo do ambiente.
E não se esqueça dos comis & bebis! Faça uso de mesinhas ou bandejas de sofás e até mesmo de um espaço para o bar se o tamanho do ambiente permitir como vem sendo muito usado atualmente (saiba mais)!

Confira agora lindos modelos de home theaters!

Home theater com painel em curva - repare na disposição correta dos equipamentos?! E aqui mesmo usando mármore no tampo do móvel, a designer compensou com o uso da madeira no piso, tapete felpudo + cortina de tecido grosso. Adorei o painel com formato de rolo de filme e com  posters! Projeto: Aquiles e Iara Kilaris

Home theater com teto em ônix iluminado - chiquérrimo! Detalhe para o projetor com suporte escamoteável e as cadeiras em vez dos tradicionais sofás usados nos home theaters!. Projeto: Myrna Porcaro.

Home theater com tv e tela de projeção embutida no forro de gesso. Adoro quando o painel da tv possui a mesma cor e material semelhante a ela (normalmente feito de laca brilhante, vidro..) porque dá a ideia de que a tv é bem maior! Detalhe para a iluminação efeito céu estrelado e para o piso da sala que é levemente inclinado, o que viabiliza o uso de um sofá atrás do outro. Projeto: Aquiles e Iara Kilaris.


Home theater com mix de materiais nas paredes: pedra e madeira. A tabela de cores, bem como o tapete, a cortina reforçam a sensação de aconchego do ambiente. Projeto: Fabiana Visacro.

Home theater com sofá em L retrátil e caixas de som traseiras embutidas no teto de gesso. Projeto: Aquiles e Iara Kilaris.



Fotos: Profissionais, Divulgação (+ info)

E aí, o que vocês acharam dos home theaters?! E da ideia ter um cinema em casa?!
Quem me acompanha há algum tempo já sabe que sou cinéfila! Amo filmes e seriados e todo a atmosfera que eles propiciam: decor, companhia, comis&bebis, tecnologia...é um dos meus hobbies preferidos!

Confira mais 30 modelos de Home Theaters e dicas aqui!


Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.