Network Decoração Arquitetura Construção

Casas containers - veja modelos e saiba como são feitas!


Não é de hoje que os containers de metal utilizados a princípio como transportes de cargas em navios/trens vêm sendo usados na construção ora como base de edifícios, pois possuem grandes dimensões, ora para armazenar ferramentas e materiais de construção de pedreiros/proprietários, pois possuem dispositivos de segurança (e são bem mais eficientes do que aquelas casinhas de tijolos feitas na própria obra que os ladrões sempre quebram e roubam tudo! Aqui na minha cidade tem várias empresas que alugam containers para essa finalidade...custam cerca de R$150,00 por mês).
No entanto, na construção os containers começaram a ser usados como base de edifícios corporativos/comerciais e de uns tempos pra cá que passaram a ser usados como bases de edifícios residenciais também!

Casa ampliada com containers! Adoro essa proposta que mescla a contemporaneidade dos containers com a tradicional alvenaria!

Mas como uma casa com container é feita?!
Recebi do escritório de arquitetura Ghiorzitavares um projeto executado pelo Gabriel Tavares e Lucas Ghiorzi que exemplifica bem isso! Vamos conferir?!
O projeto, na verdade, não é de uma casa, mas sim de um residencial/condomínio de casas containers!


Residencial com casas containers! Projeto: Ghiorzitavares.



Com 122m², incluindo 1 suíte, 2 demi-suítes, 2 banheiros, lavabo, cozinha integrada com jantar e estar, sacada e terraço - a estrutura original de cada casa é a mesma dos containers reforçada com vigas metálicas em situações julgadas necessárias.


Para as fundações são feitas sapatas corridas e vigas de amarração de acordo com o projeto estrutural de fundações.


As paredes são originais dos containers (tratadas com produtos anticorrosivos e pintura marítima) e revestidas internamente com gesso acartonado tipo drywall, com isolamento termo acústico (lã de PET) e em determinadas áreas com gesso acartonado RU (verde).
A cobertura é constituída de telha termoacústica tipo sanduíche em Poliuretano (PU) cor branca. As calhas e rufos são em alumínio.


As casas são constituídas de um reservatório inferior pluvial (cisterna vertical), um superior de água fria e um superior pluvial. Toda instalação de água fria e esgoto é em tubo de PVC rígido e a tubulação de água quente é em PPR.


Na parte de esquadrias - portas em madeira e janelas de PVC.
As superfícies revestidas são estruturadas com barras metálicas soldadas (e não parafusadas para evitar infiltração) à estrutura original do container e quando aplicada placa cimentícia (Steel Frame) na base do revestimento.



O assentamento dos pisos cerâmicos é feito com argamassa específica sob o piso original do container e o piso vinílico é assentado sobre uma camada regularizadora (também sobre o piso original).

Confira agora imagens dos ambientes internos!

Veja que quando as paredes do container (e o teto também) são revestidas com gesso, nem parece que se trata de um container!

E decorado então, nem se fala! Já vi muitos containers decorados em mostras de decor que por dentro você não fala de jeito nenhum que é um container!


Além de sustentável, já que reduzem a quantidade de matéria-prima (areia, tijolo, cimento, água, ferro, etc.) e aproveitam o material nobre descartado, as casas containers chegam a custar de 20% a 30% menos que as casas tradicionais.
Quem quiser saber mais informações sobre casas containers entre em contato com os meninos do escritório Ghiorzitavares que fazem bastante projetos nesse estilo:

Gabriel Tavares Leite e Lucas Ghiorzi - Escritório de Arquitetura Ghiorzitavares. Foto: Emerson Souza.

E aí, o que vocês acharam das casas containers?! Fariam uma casa com essa proposta?!
Como já disse gosto bastante dos modelos que misturam containers e alvenaria, mas pra deixar o container aparente mesmo, principalmente na fachada, pois é o grande destaque! Acho um contraponto bem interessante e uma ideia em todos os sentidos sensacional!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.