Network Decoração Arquitetura Construção

Fachadas de casas com mármores - veja modelos lindos e dicas de como usar!


Ultimamente tenho notado muito a presença de mármores em fachadas de casas que apesar de serem lindos demandam alguns cuidados e conhecimentos...
É que como o mármore é constituído principalmente de minerais carbonáticos (tipo de rocha sedimentar formada por sedimentos de lama, matéria orgânica...), apresenta menor resistência à abrasão e, por isso é mais usado/indicado em ambientes internos, já que as intempéries podem levar a perda de brilho e até desgaste do material.
Mas, porém, todavia, entretanto, existem alguns mármores que são mais resistentes que outros como o mármore travertino e seus tipos (muito utilizado inclusive na arquitetura romana na construção de monumentos famosos como o Coliseu, Arco de Constantino....) e que associados a algumas técnicas de acabamentos modernas se tornam ainda mais resistentes!




Bruto: sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda.

Estucado: revestimento e preenchimento dos buracos com uma resina transparente. Indicado para todos os tipos de acabamento de mármores (levigado, polido..), mas vale ressaltar que quando aplicado em materiais rústicos esta característica se perde um pouco, pois se torna mais polida.

Levigado: trata-se de um acabamento semi-polido, adequado tanto à áreas internas como externas/fachadas. O material é aplainado e lixado com abrasivos, ficando com quase nenhum brilho e não escorregadio, com um aspecto rústico.

Polido: liso e brilhante, feito a partir de lustração. O material é alisado com abrasivos e depois lustrado com produtos químicos, revelando e realçando o brilho e o aumento da sua capacidade de impermeabilização.

Dentre os tipos de acabamentos para mármores em fachadas, o que vem sendo mais usado é o levigado junto com estucado. O bruto absorve mais infiltração e precisa de mais manutenção, já o polido é o que possui maior capacidade de impermeabilização, no entanto, seu aspecto brilhante para fachada não agrada muito...
E além dos tipos de acabamentos, os mármores também podem ser usados em inúmeros formatos: placas, filetes, mosaicos compondo super bem com outros materiais como madeira, pedra ferro, concreto....quer ver só!

Fachada com mármore, pedra ferro e madeira - linda! Projeto: William Hanna.

Fachada de casa com linhas retas revestidas com mármore. Detalhe para o portão/porta de madeira que compuseram super bem com o mármore! Projeto: Pedro Ernesto. 

Fachada com placas de mármore travertino. Projeto: Cypriana Pinheiro.

Fachada com mármore levigado. Projeto: Ana Paula e Sanderson.

Fachada com mármore e concreto. Projeto: Agraz Arquitectos.

Fachada de casa com volumes revestidos de mármore branco. Projeto: Cypriana Pinheiro (veja mais projetos de fachadas dela aqui!)

Fachada de casa revestida de mármore travertino em alguns pontos. Projeto: Cypriana Pinheiro.

Fachada de casa moderna com placas de mármore travertino. Projeto: Kerley Melo. Foto: Anual Design.



Fotos: Profissionais, Anual DesignGoogle Imagens (+ info)

E aí, o que vocês acharam das fachadas com mármores?! Algum modelo preferido?!
Eu amei a primeira! ♥

2 comentários:

  1. A primeira esta mesmo simplesmente demais Grazi!!!! Que sonho!!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.