Network Decoração Arquitetura Construção

Quartzito: saiba tudo sobre essa pedra super resistente e linda que vem conquistando o mercado!


Na semana passada fiz um post falando sobre a tendência das banheiras esculpidas em rochas naturais (aqui) e o post despertou interesse em muitos de vocês sobre uma delas: o quartzito!
E como não havia escrito nada ainda sobre assunto aqui no blog e por ser uma novidade cada vez mais aderida e explorada no mercado, eu resolvi falar dele hoje com vocês!

O quartzito é uma rocha natural abundante no Brasil, assim como o granito, entretanto, bem mais resistente do que ele!
Outra semelhança do quartzito é com o mármore, já que ele vem sendo considerado tão belo quanto!

O motivo de ele ser considerado uma novidade no mercado é que antes sua extração era bastante dispendiosa devido a sua elevada resistência, mas hoje com a evolução de máquinas e equipamentos específicos, o quartzito se tornou a opção mais completa, pois reúne a qualidade de todas as pedras!

O quartzito é super versátil e pode ser usado em pisos, paredes, bancadas...entretanto, não é uma pedra flexível, o que elimina a possibilidade de usá-lo em curvas/dobras.

Depois de impermeabilizado com produtos específicos na própria marmoraria, o quartzito necessita apenas de água e sabão neutro para limpeza diária e se torna ainda mais resistente diante de problemas como manchas e desgastes decorrentes do tempo ou do trânsito sobre ele.

E assim como toda rocha natural é recomendável o uso de argamassa específica para cada situação (ambiente interno ou externo, parede, piso...) e na cor clara para evitar manchas embaixo das peças.

Existem diversas cores/padrões de quartzito. Os de tons rosados por serem mais abundantes costumam ser mais baratos, os de tonalidade branco /off White/ e esverdeados possuem valores intermediários e os demais considerados mais exóticos são os mais caros.

Vejam algumas opções:




O quartzito custa em média a partir de R$500,00 m² e pode ultrapassar R$2.000,00 se a pedra for mais exótica.
Acredita-se que o preço deve baixar, já que sua extração ficou mais simples.

Confira agora alguns ambientes decorados com quartzito!

Cozinha com bancada de quartzito Saint Laurent. Projeto: Sergio Caus.

Cozinha com ilha de quartzito branco paraná. Projeto: Eliane Ahnert.

Cozinha com bancada e piso de quartzito verde. A paginação do piso deve ser estudada antes para valorizar os desenhos da pedra. Projeto: Monica Lovatto Ronchi.

Cozinha com bancada de quartzito white macaúbas. Projeto: Cyane Zoboli e Sergio Caus.

Cozinha com bancada e parede revestidas de quartzito vitória régia. Projeto: Junior Torezani e Victor Sarcinelli.

Banheiro com paredes e banheira esculpida de quartzito white thunder. Projeto: Junior Torezani e Victor Sarcinelli.


Fotos: ProfissionaisDivulgação (+ info)


E aí, o que vocês acharam do quartzito?
Com tantas vantagens, eu acho ele perfeito! Mas carinho, né?! rs
Adoro as cores White Thunder (banheiro) e White Macaúbas (3º cozinha)! ♥

Pra quem se interessou e deseja uma empresa como referência, vou deixar o link da Brasigran que executou o projeto desse banheiro e da 1º cozinha e tirou algumas dúvidas minhas.


Acompanhe o blog DecorSalteado nas redes sociais e veja mais novidades e dicas!

6 comentários:

  1. Oi Grazi! Encantada com essa pedra. Na minha cidade tem o Marrom Duetto e o Marrom Madeira. Quando fui fazer a bancada do meu banheiro social do nivel superior, fiquei em dúvida entre o Marrom Duetto e o mármore Marrom Imperador. Acabei optando pelo Marrom Imperador pelo preço dele estar na época mais acessível do que o Duetto. Mas este quartzo é muito bonito. Penso em fazer um aparador para minha sala de estar com ele. O que você acha? Beijos - Rosilene Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosi!
      Entendi...também acho o marrom imperador lindo!
      Acho super legal Rosi e está super em alta, fiz até um tempo atras um post sobre o assunto.
      Em mesa de centro tb ficaria legal, seria sempre um peça nobre, atemporal e linda!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Oie Grazi!!!

    Estou amando seu blog!! Parabéns!!!
    Conheci a pouco tempo, através do Pinterest, qdo comecei a procurar referências para que meu sonho da "casa dos sonhos" se tornasse realidade!! :))))
    Gostaria de saber a sua opinião sobre bancadas de cozinha de corian x silestone. Encontrei varias referencias no blog de bancadas de silestone, mas ainda não vi por aqui nada sobre o corian. Por isso, e por estar amando o seu bom gosto, gostaria que me desse sua opinião sobre sua preferencia entre um e outro, vantagens e desvantagens, aliado a praticidade, custos x benefícios, modernidade e sofisticação, que são os itens essenciais para que eu tome a decisão de qual escolher!!!
    Muito obrigada!!!!
    Desejo todo sucesso pra vc, sua profissão e principalmente para o blog!!! Vc merece!!!!

    Bjo grande!!!

    Bethania Ribas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bethania!
      Seja bem vinda sempre!!!
      Realmente não escrevi nada sobre corian ainda, tem tantos assuntos que quero falar aqui, mas não posso ver uma novidade que quero correr aqui pra contar e acabo adiando esses posts que tb precisam ser abordados...rs
      Mas já tá anotado na minha pastinha!
      Obrigada pelas suas energias positivas pra mim, amém!
      Que vc tb seja muito abençoada com seu sonho!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
    2. Oi Grazi!!

      Muito obrigada por sua resposta!!!
      Mas enquanto não temos o post, gostaria que me desse sua sugestão. Estou realmente muito em duvida em qual escolher e, como os fornecedores são concorrentes, acabo não confiando muito :(((

      Mais uma vez obrigada pela atenção!!

      Beijos

      Excluir
    3. Oie Bethania!
      As duas pedras são ótimas e com características bastante parecidas, resistentes, de boa qualidade, preço equiparável, ambas não podem ter contato com calor...então o fator determinante será bem pequeno....qualquer uma que vc escolher, acredito que estará fazendo uma ótima escolha!
      Só lembrando que o corian é mais suscetível a arranhões e se vc quiser uma bancada branquinha mesmo, aposte nele, pois o silestone tem alguns pedacinhos de quartzo...
      Mas são poucas diferenças que dependendo do que se deseja não agrega em nada...veja qual é a mais barata na sua região tb...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.