Network Decoração Arquitetura Construção

Minha cozinha gourmet + modelos e dicas!


Você já ouviu este termo: fulana(o) é da cozinha de casa?!
Isto significa que a pessoa é tão íntima que já faz parte da sua cozinha. Não frequenta apenas a sala de jantar com todas as pompas e circunstâncias e, sim o campo de batalha!

Projeto da minha cozinha gourmet feito pelo engenheiro e decor futuramente todo diferente! rs Ah e aquela janela também não irá existir, pois já tem uma do lado da mesa.
E verdade seja dita, amigo que é amigo frequenta mais sua cozinha do que sua sala de jantar, mais sua sala de TV do que sua sala de estar.
E isto, é tão verdade que nós, designer de interiores e arquitetos recebemos cada vez mais pedidos de cozinhas que possam oferecer um espaço agradável, confortável, funcional e bonito (é claro!) para receber os amigos que na maioria das vezes são mais importantes do que as pessoas que frequentam sua sala de jantar. O negócio agora não é cozinhar para os amigos e sim, junto com os amigos (e familiares)!


No entanto, esta tendência de oferecer um jantar sem pompas e circunstâncias vem crescendo tanto que aquela cozinha tradicional passou a ser uma cozinha multifuncional, substituindo também a sala de jantar e sendo aderida até por bistrôs!


Estas cozinhas são chamadas de: cozinhas gourmet!
Com um conceito diferente, elas são uma espécie de cozinha que reúne: a sala de jantar, estar e tv, desta forma, o anfitrião recebe seus convidados desde o momento do preparo da comida até a comilança; participação e comodidade total! E se for o caso, convidados também são bem-vindos a por a mão na massa!


E pra isto, a cozinha gourmet possui algumas particularidades como: balcão (bancada), formando uma ilha e integrando (ou dividindo) a “cozinha” da “sala”. Em alguns casos, ela possui mesa e em outros a mesa é o próprio balcão.


E neste balcão, outra característica da cozinha gourmet: o cooktop (ou fogão de mesa). Geralmente eles são localizados de frente para os convidados (pois desta forma o anfitrião também fica e interage melhor com eles), mas se o balcão for estreito, eu aconselho a colocar o fogão de lado, ou até fazer o balcão com dois níveis de altura, pois sem estas recomendações, na prática não é funcional. A comida no momento do preparo pode espirrar no convidado, ainda mais se for fritura!


Por se tratar de uma cozinha com uma proposta moderna, diferente e claro, com destaque para tecnologia, itens como: forno elétrico, adega, tv e até som são usados.


No decor, o ponto de partida  é você decidir a cor predominante da sua cozinha gourmet, desta forma fica mais fácil. A atenção fica por conta dos eletrodomésticos que é interessante seguir apenas uma cor ou duas cores no máximo que se harmonizam entre si.


Na cozinha gourmet também é comum o uso de conchas e panelas penduradas, além de ser mais prático dá um charme a mais (é usual, mas eu não gosto, fica a dica pra quem curte!). Armários planejados com nichos também são característicos. Aproveite os nichos para decorar com livros de receitas e deixar tudo a mão!


E se tem balcão pra comer tem que ter banquetas ou cadeiras! O ideal é que elas sejam compatíveis com a altura do balcão, portanto, na maioria das vezes são altas.


Outro item bastante usado são os pendentes localizados acima do balcão, com duas ou mais unidades, além de funcionais confere um visual mais interessante.


O restante dos outros elementos são de praxe!
Veja mais modelos!








Fotos Google Imagens

Explorando esses elementos que caracterizam uma cozinha gourmet e aliados a uma decoração harmoniosa, com certeza você terá um ambiente perfeito para receber seus amigos e familiares!

4 comentários:

  1. Oi Grazi,
    Adorei o post, na minha casa não terá sala de jantar, então a cozinha vai ser o espaço onde vou receber as pessoas, sonho com uma cozinha bem moderna e funcional para receber os convidados... e as fotos são lindas para se inspirar!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andressa!
      Que bom que gostou!! *-*
      Então a cozinha gourmet será perfeita para o seu caso!
      Também acho lindo e sonho com a minha cozinha assim, devagarzinho vamos realizando...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Grazi voce acha possivel cozinha gourmet em apartamento pequeno ? cozinha estreita , pensei em derrubar uma parede e integrar com a sala, vc teria algum modelo ( fotos) de cozinha gourmet para apartamentos pequenos ? grata

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Acho sim!
    Nessa parede que vc pretende derrubar, vc pode fazer o balcão da cozinha! Ficará lindo, no entanto, pense bem antes de fazer porque apesar de ser tendencia, muitos não se acostumam com a ideia de ter tudo exposto...
    Em breve farei um post com fotos e dicas!
    Beijos,
    Grazi

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.