Network Decoração Arquitetura Construção

Lareira Ecológica: aconchego, sofisticação e praticidade o ano todo!


Aconchegar-se numa lareira num dia de frio e em boa companhia não tem nada mais prazeroso, não é verdade?!
Entretanto, o Brasil por ser um país amplo e tropical não favorece o uso dela em algumas regiões.


E construir uma lareira tradicional, à lenha, pode se tornar algo desnecessário, posto que o inverno na maior parte do Brasil é inconstante, com ressalva para a região sul do país.


E atendendo esse mercado, a lareira ecológica está sendo cada vez mais a opção de arquitetos e designers de interiores na composição de um ambiente. E muito recorrente também em mostras de decoração do país todo.
Ela confere uma temperatura mais amena e associada ao design moderno e arrojado, agrega sofisticação ao ambiente e contribui para uma decoração mais instigante.

Projeto de Viviane Bush para Casa Cor PR

E por isso, caiu na graça do mundo da decoração. É perfeita para todos os tipos de ambientes: grandes ou pequenos; interior ou exterior. Prática, versátil e bonita, a lareira ecológica (ou ecolareira) é uma forte tendência e pode ser encontrada em modelos portáteis ou instaladas em nichos decorativos. E atualmente já existem até modelos de mesas lareiras que já vem com a lareira embutida na mesa.

Criada pela arquiteta e designer de interiores Denise Barretto, para seu ambiente “Studio do Pianista” na Casa Cor 2012, a Lareira Mesa de Centro é feita em mármore Armani com execução da Marmoraria Mont Blanc. Trata-se de uma lareira de mesa.
Mesa de centro de madeira e espelhada com lareira, linda!

E, portanto, pode ser usada o ano todo independente da estação, já que além de sua função e maleabilidade, faz as vezes de um objeto decorativo.


Se optar pelo nicho, seja ele na sua mesa de centro, na parede ou onde mais desejar, a especificação é que tenha no minimo 60cm de altura entre a chama e a moldura superior que pode ser revestida de gesso, pedra, azulejo. Já o tamanho do nicho vai depender do tamanho da lareira e pode ser feito por um pedreiro.


Por ser transportável, não precisa de instalações, nem chaminé (perfeitas para apartamentos). Utiliza chama ecológica à base de etanol, em vez de lenha ou gás. Por isso, nada de fuligem, fumaça, cheiro e barulho (o último até que eu gosto!).

Fotos Google Imagens

Os modelos que possuem vidros ao redor da chama são mais seguros.
É impressionante como ela vem sendo aceita pelo mercado, dos três últimos projetos que eu fiz para salas de estar, todos continham a lareira ecológica. O fato dela unir praticidade, sofisticação e beleza a decoração, além de sua função é claro,  faz com que ela se torne cada vez mais aceita e desejada.
E vocês, o que acham? Gostam?

4 comentários:

  1. Boa tarde Grazi,

    Você sabe me dizer quanto custa um projeto seu para minha sala de estar 6x6m com uma lareira assim?

    Obrigada Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luiza,
      Entre em contato comigo por e-mail por favor: contato@decorsalteado.com
      Obrigada
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Oi Grazi, adoro lareira, acho um charme, mas o precinho dessas ecológicas são bem salgadinhos né em comparação das outras, o lado bom é que é bem mais prática, o lado bom da outra é que se eu optar por ter uma em casa só vou gastar com o material pois o maridão é construtor e só trabalha com isso, lareiras, churrasqueiras, forno, fogão, rsrs que sorte a minha né, ter um maridão que entende de tudo é ótimo, muita economia e o bolso agradece, rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Andressa!
      Ate´que não e vc tem a vantagem do seu marido trabalhar com isto, pois só o valor da mão de obra já alivia bastante..rs isto se vc resolver embuti-la. Que é a forma que mais gosto tb..
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.