Network Decoração Arquitetura Construção

Fachadas de casas modernas com paisagismo e iluminação!


Aliados a arquitetura moderna, o paisagismo e a iluminação são elementos que complementam e valorizam um ao outro.
Um projeto paisagístico e luminotécnico têm o poder de enaltecer a fachada de uma casa e, por isso vem se consagrando cada vez mais como forte tendência.
Tanto que atualmente é muito comum ver fachadas de casas modernas com paisagismo e iluminação, realidade que pode ser constatada em comparação as fachadas de casas mais antigas.

Foto Wagner Abrahão Jr.
Além da característica estética que ambas possuem, a iluminação se destaca por garantir mais segurança e o paisagismo por amenizar o calor.
Harmonizados com a fachada da casa, a iluminação e o paisagismo confere sofisticação e valorização. E pode ser usados tanto para destacar quanto disfarçar a fachada.



No paisagismo, algumas observações precisam ser levadas em consideração como respeitar os caminhos de circulação e acessos, bem como possuir uma composição paisagística mais baixa, o que facilita a visão tanto de quem entra e sai da casa.
Assim como os efeitos das plantas são diversos, suas espécies também e a escolha depende de inúmeros fatores como harmonia, beleza, gosto e clima – o mais importante. Comumente as plantas mais usadas no paisagismo das fachadas são plantas verticais (palmeiras, pandanus e dracenas) que dão mais imponência ao local. Plantas horizontais (buxos, cicas, heliconia, iris) que preenchem o jardim e forrações (singonio, jiboia, barba de serpente, grama amendoim) que são usadas para cobrir toda a terra do jardim.
A tendência do paisagismo moderno são jardins mais limpos, de modo que eles valorizem a fachada e não sobrecarreguem.



Já a iluminação, tem o poder de valorizar tanto a fachada quanto o paisagismo, ressaltando as formas, cores e texturas de ambos.
A ideia da iluminação cênica/decorativa é iluminar algumas plantas como se fosse de dia (não precisa ser todas) e destacar os detalhes da arquitetura da casa.
As luzes recomendadas são as frias (brancas) e as lâmpadas de led se possível, pois duram mais, gastam menos energia e são mais resistentes a jatos de água ou então as halógenas que alternam intensidade e tonalidade de luz.



As lâmpadas devem ser comportadas em spots, arandelas, balizadores, postes...de acordo com a necessidade do projeto paisagístico e dos detalhes da fachada.
A estrutura elétrica deve ser projetada com antecedência na fachada e no jardim para garantir que ambas fiquem devidamente escondidas e no caso do jardim evitar que os fios entrem em contato com a terra e sejam facilmente danificados.

Confira agora mais fotos de Fachadas de Casas Modernas com Paisagismo e Iluminação:


As luminárias que geralmente são feitas de alumínio devem ter proteção adequada para evitar entrada de poeira e água.



As luminárias devem ser instaladas de 10 a 30 cm das plantas para não queimá-las.





O projeto de iluminação tem que levar em conta o crescimento da planta e ter flexibilidade para redirecionar a luz, relocar, caso haja necessidade.





A fachada com madeira se harmoniza perfeitamente com o paisagismo e a casa.






Pedriscos são ótimas opções para ajudar a compor o jardim.

A cor branca da casa (ou neutra) valoriza muito mais o paisagismo!

Com iluminação nos degraus da escada, acho lindo!


Só a titulo de curiosidade...essa é a mansão do jogador Cristiano Ronaldo! Linda, né?!





Fotos Google Imagens (info)

Sou adepta de fachadas com paisagismo e iluminação, acho que faz toda a diferença na estética da casa, sem falar na modernidade e sofisticação!
E vocês, o que acham? Qual a fachada mais bonita?

Veja muito mais ideias de fachadas de casas abaixo:

Fachadas de casas simples e bonitas aqui 
Fachadas de casas modernas sem telhado aqui 
Fachadas de casas de sobrado aqui
Fachadas de casas e muros aqui
E ideias de portões aqui 

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro das novidades!

6 comentários:

  1. Amei...adoooro! São deslumbrantes!
    Bjs da Pri - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Maravilhosas fica até difícil escolher a mais bonita, o paisagismo e a iluminação dá todo um diferencial!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Rosilene Guimarães7 de abril de 2014 às 19:50

    Oiê Grazi. Amei todas , gostei do post da casa clara, que valoriza o paisagismo. Estou pensando em colocar uma cor clara na minha construção também. Também gostei do efeito da luminária da 12ª casa. Acho que ficaria bem bacana! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosilene!
      A cor clara além de estar em alta e não envelhecer com tanta facilidade, realça o paisagismo e a iluminação dá o toque final! Ficará linda sua casa!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.