Network Decoração Arquitetura Construção

Calçadas residenciais - veja dicas e modelos com pedras, paisagismo e muito mais!


A gente às vezes fica tão preocupada com a fachada da casa, revestimentos, portão que acaba se esquecendo um pouco da calçada.
Embora, seja um dos últimos elementos a ser feito tem muita importância no projeto como um todo, pois através dela é possível enaltecer ainda mais a fachada e enfatizar o estilo proposto.
Devido ao grande número de materiais disponíveis hoje no mercado, é possível criar diversos modelos de calçadas que ajudam a trazer personalidade ao projeto.
Se antes a calçada era apenas uma base simples de concreto, atualmente ela pode ser bem mais explorada através de pedras, paisagismos, cores, iluminação – recursos que embelezam o imóvel e contribuem para sua funcionalidade.
Entretanto, é bom salientar que a calçada é pública e, por isso deve oferecer condições favoráveis de acessibilidade para qualquer pessoa (cadeirantes, deficientes visuais, idosos, crianças, carrinho de bebê...) sem risco a sua integridade física.
Portanto, ela deve respeitar as normas vigentes da prefeitura de cada cidade (tamanho, altura, árvores, rebaixamentos, piso tátil...), incluindo especificações técnicas e gerais como superfície firme, contínua e antiderrapante em qualquer condição climática. Lembrando que o descumprimento pode até gerar multas e indenizações!
Bom, seguindo direitinho as normas é hora de pensar no modelo, revestimento.
O modelo ideal são as que possuem paisagismo, pois além de decorar a calçada, diminui o risco de enchente, já que os canteiros funcionam como uma esponja que absorvem toda água da chuva. Além do mais, as árvores altas chegam a reter até 70% de água na copa.
Entretanto, é necessário respeitar a área de passeio que varia de uma cidade para outra, algo em torno de 1.50m.

Opte por canteiros/jardins com espécies de raízes curtas para não danificar a área de passeio.

A área de passeio dessa calçada é feita com pedras miracema e o jardim é composto por azaleia, buxinho e grama esmeralda. Para quem se interessar por calçada com paisagismo - são espécies muito simples de cuidar. 


Vale lembrar que a manutenção dos jardins fica por conta do proprietário e se é algo que pode se tornar um incômodo é melhor optar pela calçada simples - sem paisagismo. Já o plantio de árvores nas calçadas é uma decisão de órgãos públicos e não sua...

Calçada pisograma - o pisograma também mantém grande permeabilidade do solo.

Adotar calçadas com placas drenantes feitas de materiais porosos e, por isso permeáveis - também ajuda a diminuir enchentes, além de hidratar as plantas e alimentar o lençol freático. As calçadas permeáveis evitam o uso de ralos, são ecologicamente corretas, possuem praticamente o mesmo custo das calçadas convencionais e atualmente existem vários modelos.

Calçada drenante.

Agora falando sobre revestimentos - um dos mais usados nas calçadas são as pedras!
De diferentes tipos, cores, texturas são capazes de criar lindas calçadas!
O mosaico português é uma delas - ele é um tipo de revestimento feito de pedras (calcário e basalto) em formato irregular e colorido que cria desenhos arquitetônicos com o contraste entre as cores!
Praticado há mais de um século ele ainda está super em alta e faz parte inclusive de projetos atuais e modernos!

Mosaico com pedra portuguesa.


Aqui a pedra portuguesa foi usada tanto na calçada quanto no muro - muito lindo!

O mosaico de pedras portuguesas em curvas dá movimento a calçada, além de adicionar muito charme! Arquiteto Aquiles Nícolas Kilaris.

Mosaico português cinza e branco com paisagismo - lindo! Viu como combina com projetos modernos?! Basta seguir o estilo da casa - nesse caso com linhas retas e as mesmas cores!

Veja mais modelos de calçadas com pedras:

Calçada com pedras granito em cubo.

Calçada com pedras São Tomé.

Calçada com pedras goiana - caco verde.

Calçada com pedras Lagoa Santa amarela.

Calçada com pedras mineiras - serradas.
Calçada com cerâmica.
Calçadas com placas pré moldadas de concreto, ladrilho hidráulico, blocos intertravados são as mais indicadas quando o assunto é anular riscos de acidentes e construir pavimentos resistentes e duradouros. Portanto, são ideais para calçadas com grande tráfego.

Calçada com blocos intertravados.

Veja mais modelos de calçadas:




 Fotos: Lecel, Google Imagens (+ info)

Vejo em muitas calçadas piso cerâmico antiderrapante (inclusive comércio) e esse material não é para ser usado com essa finalidade, depois que molha escorrega igual a um piso cerâmico normal. Já vi muita gente caindo por causa disso...
E aí, o que vocês acharam das calçadas?! Tem algum modelo preferido?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

4 comentários:

  1. Oi Grazi!
    Muito bacana ter escrito este post, quantas possibilidades!
    Bjnho, Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Que bom que gostou! Mais algumas ideias para sua casa....!rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Oi Grazi, sabe que eu nunca parei para pensar que as calçadas com jardim absorvia a água da chuva?! Acho que deveria ser lei principalmente em cidade grande tipo São Paulo, neh? Sem contar que ficam bem mais bonitas, são minhas prediletas!!!! Adorei o post!!!!
    Abraços Luciana

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.