Network Decoração Arquitetura Construção

Taco de madeira é tendência - veja ambientes, modelos e dicas!


Tenho observado em muitas mostras de decoração ambientes com tacos de madeira em pisos e até paredes!
Apesar de ser um revestimento atemporal, ele teve seu momento de glória nas décadas de 50/60 e anos depois passou a dividir preferência com os pisos cerâmicos com motivos florais/coloridos.
Os tacos de madeira são considerados versáteis, pois combinam com qualquer estilo de decoração, além de serem duradouros, aconchegantes e nobres.
São indicados para ambientes como salas, quartos, corredores – exceto áreas molhadas.
As peças feitas de madeira maciça – entre as mais usadas são: amêndola, cumaru, grapia, ipê, jatobá, peroba mica, tauari, sucupira entre outros - possuem tamanhos variados e permitem a criação de diferentes desenhos/paginação.
Os tacos geralmente têm medidas entre 7x35cm; 7x42; 10x30; 10x40 (tacão) enquanto que sua espessura é de 2cm. 


Para ambientes pequenos, prefira as medidas de tacos menores  que ampliam visualmente o ambiente e para ambientes maiores – medidas idem que dão a ilusão de ambientes menores.
A instalação das peças é feita uma de cada vez sobre o contrapiso limpo e bem alinhado com cola PU.
Por se tratar de peças pequenas (diferente do assoalho) e de madeira, os tacos têm mais chances de descolamento e desgaste, porém ao contrário dos laminados podem ser facilmente recuperados através de lixamento e até tingimento e clareamento.
Vale lembrar que o processo de lixamento dos tacos pode ser feito em média 3 vezes, pois a cada processo os tacos perdem cerca de 3mm da madeira.
Confira agora lindos ambientes com tacos de madeira!


Os detalhes dos tacos de madeira e da cor laranja ganham destaque na cor cinza. Projeto: Renata Papolo

O piso revestido com tacos de madeiras espinha de peixe ajuda a reforçar o mix de estilos entre o retrô e o contemporâneo. Projeto: Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini

Os tacos de ipê fazem um contraponto interessante com o tecnocimento da lareira. Foto Casa e Jardim

Cozinha e sala integradas, o piso de tacos com paginação tipo dama está presente nos dois ambientes. Foto Casa e Jardim

Boa parte dos tacos desse apartamento foi recuperada e a cor cinza foi adicionada em móveis, pisos e bancada com objetivo de trazer modernidade aos ambientes. Projeto: Diego Revollo Foto Casa e Jardim

Projeto: arquiteto Rudelger Leitzke

Loft do executivo por Roberto Negrete utiliza tacos de madeira com paginação espinha de peixe na sala e no quarto (imagem abaixo). 


Fonte: Tacos de MadeiraMonet Assoalhos; Fotos: Anual Design, Divulgação, Google Imagens (+ info)


A limpeza é simples, utiliza apenas vassoura de pelo e/ou pano úmido. Para maior conservação evite arrastar móveis e coloque feltro sob os pés deles.

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

  1. Como acabei de dizer no outro post seu blog é o melhor porque tem sempre imagens lindas e conteúdo relevante de quem realmente entende! Sem mencionar seu capricho!Obrigada por compartilhar sua sabedoria conosco e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marília!
      Muito obrigada, fico feliz em saber!
      Beijos e bom fds!
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.