Network Decoração Arquitetura Construção

Dekton – saiba tudo sobre a mais nova pedra industrializada super resistente do mercado!


De uns anos pra cá nossas casas passaram a ter mais opções de pedras para pisos, bancadas de cozinhas/banheiros..., além das tradicionais pedras naturais: mármore e granito que estávamos acostumados a usar.
Essas pedras são chamadas de: industrializadas, artificiais ou sintéticas, pois utilizam partículas de materiais naturais (mármores, granito, areia de quartzo...) misturados a agentes aglutinantes, o que resulta num produto mais resistente (a umidade, calor, manchas, riscos, impacto) e com uma variedade de cores enorme - características difíceis de serem garantidas em pedras naturais.
Existem diversos tipos de pedras industrializadas: Silestone, Corian, Quartzo Stone...consideradas pedras resistentes, mas que requerem alguns pequenos cuidados como: não colocar panelas quentes sobre elas, não usá-las em áreas externas devido aos raios ultra violeta....
Enfim, limitações que não existem na mais nova pedra industrializada do mercado: o Dekton!

O Dekton é uma pedra industrializada do grupo Cosentino (proprietária do Silestone também) lançada em 2014 no Brasil - composta de 93% de quartzos e 7% de resinas prensadas com um peso de 12 mil toneladas e, devido à temperatura elevada a mais de 12 mil graus Celsius que aumenta a pressão para 25 mil toneladas, a resina que une os quartzos e torna o produto mais frágil é eliminada, ou seja, ele se torna em material puro, ultra compactado e super resistente – características diferenciadoras do Dekton e um dos grandes diferenciais deste produto, pois através desse procedimento é possível acelerar as alterações metamórficas que uma pedra natural sofre ao ser exposta durante milênios à alta pressão e à alta temperatura!


Vantagens do Dekton:


- Resistente aos raios UV: a superfície Dekton é altamente resistente à luz dos raios ultravioleta (UV) e não sofre alterações de cor ao longo do tempo, o que a torna perfeita para aplicações no interior e no exterior/fachadas.
- Resistente a riscos: é a superfície mais resistente a riscos no mercado e, apesar de o contacto de uma faca não danificar a superfície Dekton, recomendamos a utilização de tábuas de cortar para proteger os seus utensílios domésticos.
- Completamente resistente a manchas: enquanto outras superfícies são resistentes a manchas, a Dekton é completamente à prova de manchas. Até as manchas mais difíceis de remover, como vinho, café, marcadores ou ferrugem, podem ser removidas facilmente desta superfície. E uma vez que a superfície Dekton possui uma porosidade extremamente baixa e não contém resinas, é também resistente a químicos. Pingas ou gotas de químicos que normalmente utilizamos em casa, como lixívia e produtos para limpeza de canos ou de fornos, não serão prejudiciais para a superfície Dekton.
- Resistente ao calor: a superfície Dekton suporta temperaturas elevadas sem ficar queimada e sem rachar. É possível colocar panelas quentes ou eletrodomésticas como uma Crock Pot, diretamente na superfície sem qualquer perigo de danificar.
- Resistente a abrasão: o Dekton é ainda mais resistente à abrasão do que o granito, sendo, assim, a superfície ideal para aplicações comerciais e em áreas de elevado tráfego, como pavimentos. Enquanto outras superfícies apresentam sinais de desgaste ao fim de algum tempo, o acabamento da Dekton irá durar toda a vida útil do produto e nunca será necessário retocar a superfície ou o acabamento.
- Resistente ao frio: o coeficiente baixo de expansão térmica da superfície Dekton torna-a a prova de choque térmico, tanto em condições de calor extremo, como de frio extremo. A sua resistência natural ao gelo e ao degelo faz com que esta superfície seja perfeita para uma utilização nos ambientes mais frios.
- Resistente a flexão: com cinco vezes mais resistência à flexão do que o granito, a superfície Dekton pode ser instalada em materiais finos sobre grandes extensões, permitindo até 12 pol. (cerca de 30 cm) de colocação sem suporte em bancadas, ilhas e balcões. A elevada resistência à compressão da superfície Dekton faz com que esta seja o material ideal para caminhos, passeios e estradas.
- Estabilidade da cor: o processo de fabrico utilizado na superfície Dekton permite controlar a pigmentação e decoração do material. O resultado é uma maior resistência da cor em cada laje e um produto mais duradouro que não irá sofrer alterações ao longo do tempo. A superfície que instalar hoje irá manter a mesma aparência durante a vida útil do produto.
- Não poroso: o Dekton não é poroso e não é necessário impermeabilizá-lo. Ele previne naturalmente a penetração de líquidos e gases na sua superfície, tornando-a uma superfície de baixa manutenção e de fácil limpeza.

Além dessas vantagens, o Dekton possui chapas maiores (3,2m x 1,44m) que possibilitam o uso em grandes extensões sem emendas e espessuras diferentes que podem chegar até 8 milímetros, portanto, pode ser usado desde fachadas até móveis!

Vejam esse vídeo que mostra os testes e vantagens do Dekton:




Confiram agora algumas opções de cores e texturas do Dekton que vão desde acabamento fosco passando por natural até gloss/brilhante!






 E agora diversos ambientes decorados com Dekton!

Sala com lareira de Dekton Aura - ideal para essa finalidade, pois suporta altas temperaturas (até 300C) sem alterar cor dimensão e resistência! Projeto: Andréa Magalhães. 

Cozinha com bancada de Dekton Domoos. Projeto: Gabriela Avila.


Lavanderia com Dekton Zenith na bancada. Projeto: Marilia Pellegrini.

Banheiro com paredes, piso e bancada de Dekton Aura - meu preferido!♥ Veja mais detalhes desse ambiente aqui! Projeto: Paola Ribeiro.

Fachada revestida de Dekton. Foto: Cosentino.



Fotos: ProfissionaisDivulgação (+ info)

O preço do Dekton é a partir de R$900,00. O valor varia conforme espessura e cor.

E aí, o que vocês acharam dessa pedra?!
Eu acho tudo de bom! ♥ Perfeita para ser usada em ambientes/locais que outras pedras requerem cuidados com o calor como bancadas de cozinhas, lareiras, churrasqueiras...além dos ambientes externos por causa do sol!

Acompanhe o blog DecorSalteado nas redes sociais e veja mais novidades e dicas!

4 comentários:

  1. Maravilhoso.
    Bjus
    http://reisdecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Grazi!!! Não conhecia esta pedra e achei sensacional!!! O vídeo não deixa duvidas!!!! A mulher bate, bate e nada!!!!!!!! A pedra continua do mesmo jeito!!!!! Fiquei de cara!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara!
      Verdade! O vídeo não deixa dúvidas!rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.