Network Decoração Arquitetura Construção

10 tendências de decoração que vão bombar nesse ano de 2017!


As tendências de um modo geral são extremamente importantes, pois são elas que representam a mudança de comportamento da sociedade, além de ser muito valiosas para o mercado, economia, história, consumidores...
Elas são baseadas em estudos de comportamento das pessoas em diversas áreas e, por isso existem múltiplas tendências.
Algumas delas são acolhidas nas casas das pessoas - o que vira moda, outras fazem apenas uma visitinha rápida - que chamamos de modismo e outras muitas vezes não são nem convidadas e por isso acabam nem vingando...
E todo esse processo é absolutamente normal, pois o ser humano busca sempre referências no outro do que comprar, como se vestir, agir... e quanto mais uma tendência é aderida mais ela influenciará outras pessoas, portanto, cabe a nós nos conhecer e nos policiar de que algo novo que estamos aderindo esteja realmente nos servindo e não ao contrário.
Dessa forma, a quantidade de tendências de hoje em dia só vem agregar e atender diferentes tribos/estilos, o oposto do passado, onde todo mundo tinha que "ser" praticamente igual, o que desmistifica também aquela generalização de que tal coisa não usa mais. Algumas sim vão pro túnel do tempo do mundo da decoração, mas outras deixam os holofotes do mundo das tendências e permanecem no seu mundo de origem, fielmente aderidas pelos adeptos do seu estilo.
Um caso assim?
As sancas de gesso! Em projetos contemporâneos são substituídas pelos forros tabicados, mas em projetos clássicos são elementos fundamentais. E não estão fora de moda por isso, pois fazem parte do estilo do mundo clássico.
Por isso, o julgamento alheio é tão démodé e mais "brega" do que um par de pingüins na geladeira, porque o mundo hoje é mais democrático e cada um usa o que quiser (taí o estilo kitsch para provar rs)!
Bom, mas enfim porque eu já falei demais (é que eu amo falar, estudar.. sobre esse assunto, então se deixar..) e só queria deixar claro o que são tendências para apresentá-las a vocês nesse post de forma edificante e não influenciante rs e resumir num exemplo corriqueiro que tendências são pra mim como uma pista grande de alimentação de um restaurante, quanto mais melhor porque cada um pega aquilo que exatamente quer preparado com base no comportamento dos clientes e ninguém fica julgando o outro pelo que escolheu, pelo que gosta de comer (ou você fica também?! Olha lá você é que acaba perdendo o tempo do seu almoço...rs).
E vamos às tendências de 2017 que como já disse são múltiplas, portanto, é impossível eu listar todas (mas é só acompanhar o DS que estou sempre fazendo posts específicos com elas rs) e, por isso selecionei 10 que acredito que mais vão bombar esse ano!
Estilo escandinavo - só se ver falar nele! Tanto no estilo em si quanto nos elementos que compõem e que também vem fazendo sucesso e sendo aderidos por outros estilos como as mesas de ferro com tampo de mármore (fiz post aqui), luminárias de luzinhas de natal, suculentas/terrários, p&b, madeira, parede de tijolinhos....esse é o estilo da vez!


Sala com mesa de estilo escandinavo. Projeto: Stylinbolaget

Cor verde - porque se Pantone falou tá falado (veja aqui) rs! Entretanto, além do verde greenery escolhido por ela, a cor verde já prometia ser tendência para esse ano antes mesmo dela anunciar (tanto que fiz post falando aqui) porque a cor já vinha sendo muito difundida em mostras décor.


Mesa de jantar com cadeiras estofadas verde. Projeto: Daniely Miranda, Matheus Laureth, Matheus Stange, Murilo Corteletti.

Objetos metálicos - esse pegou carona no estilo escandinavo que tem muito móveis com detalhes de ferro, mas também caminhou um bom tanto sozinho e, por isso eu resolvi desmembrá-lo porque não está só em detalhes nos móveis, mas neles todo - cadeiras aramadas principalmente e também em luminárias, puxadores, porta retratos.... na versão tradicional/prata e nas mais desejadas que são dourado, cobre, rose gold e preto, além da proposta em prisma que promete se consagrar esse ano (tem post aqui).


Sala e cozinha integradas com cadeiras e mesa de centro metálicas. Projeto: ID White.

Pelúcia - eu até ia fazer um post novo pra vocês (porque já tenho um antigo aqui) no final do ano, mas o ano acabou e eu não consegui atualizar, mas vamos lá então porque essa é a hora! Assim, de 10 projetos que vejo 5 tem pelúcia! Seja ela jogada sem querer querendo sobre o sofá, cama, cadeira, além de capas de almofadas e puffs, então taí mais uma tendência que começou no ano passado e que promete bombar esse ano!


Closet com pelúcia sobre o puff. Projeto: Leonardo Maia Arquitetos.

Bares - estudos de tendências apontam que receber amigos em casa é uma pratica cada vez mais aderida pela sociedade atualmente e os motivos são vários: trânsito, segurança, crise, o desejo de compartilhar, além do âmbito da internet...enfim, fatores que levam as pessoas desejarem ter um bar em casa para curtir com os amigos! E por isso também a criação de adegas climatizadas pequenas e cervejeiras deu tão certo! Ah mas você pode fazer um bar na sua casa usando uma simples bandeja e garrafas de bebidas (post aqui).


Sala de jantar e bar integrados com adega climatizada e champanheira esculpida na pedra da bancada. Projeto: Lisandra e Luana Mundstock

Acabamento fosco - já fiz até uma enquete aqui com os porcelanatos polidos e acetinados e o último ganhou disparado na preferência de vocês. No entanto, não é só de porcelanato que estou falando, mas também de móveis, bancadas de cozinhas e banheiros (post aqui)...o fato é que o acabamento fosco vem ganhando mercado.


Cozinha com bancada fosca de Neolith. Projeto: Moacir Schmitt e Salvio Moares Jr.

Revestimento 3D - não é uma novidade, já que também causou nos anos anteriores, mas tá difícil um novo revestimento roubar o lugar dele tão cedo, visto que a cada Expo Revestir piramos ainda mais nos lançamentos e modelos que possuem 3D.


Cozinha com parede revestida de cimentício em 3D da Solairum. Projeto: Andrea Calabria.

Vitrola - tô pressentindo, tô pressentindo que esse "instrumento musical" vem direto do túnel do tempo com tudo para 2017! Ando vendo algumas vitrolas por aí (libero post nessa semana) repaginadas, estilosas e tão lindas que são bem capazes de conquistar mais apaixonados e compradores de discos de vinil, além disso, a vitrola cria cantinhos diferentes e lindos no décor e o melhor com música #amo!


Vitrola - Westwing

Cuba semi encaixe cozinha - começou a ser usada praticamente no meio de 2016 e logo de cara, caiu na graça do povo! Por isso, eu aposto nela como forte tendência para 2017! Com inspiração nas cozinhas antigas de fazenda, as cubas de semi encaixe ganharam versões e materiais mais modernos e vão bem tanto em projetos clássicos quanto contemporâneos (tem post aqui), além disso, é algo totalmente diferente e traz novo fôlego para as cozinhas que vinham apostando até então nas cubas duplas, triplas...


Cozinha com cuba de semi encaixe. Projeto: Chris Hamoui.

Banheiras de imersão - de resina de poliéster, pedra...não importa, o que importa é que elas vem liderando a preferência de muitos em relação as de hidromassagem e esse ano elas prometem bombar! E alguns dos motivos são que: possuem design moderno, ocupam menos espaço, instalação mais simples...eu acho lindas e também prefiro!


Banheira de imersão de resina de poliester. Projeto: Daniela Andrade.

E aí, o que vocês acharam das tendências de 2017?! Curtem alguma ou não?!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.