Network Decoração Arquitetura Construção

Soleiras e ambientes com pisos diferentes, saiba como usá-los!


Recebi um e-mail de uma leitora “das antigas” Rosilene Sandra que sempre me envia fotos de sua construção. O fato é que agora ela chegou na fase de acabamento e está com dúvidas a respeito do piso e das soleiras, veja só:

Olá Grazi! Tudo bem? Acho que não preciso dizer que adoro seu Blog. Ele realmente é um dos melhores a nível de decoração. Lembra que te enviei uma foto da minha obra para você ver. Pois bem, escolhi um modelo de portão sugerido em seu blog.  Agora estou com dúvidas no acabamento e gostaria que pudesse me ajudar por favor. Está em uso colocar em cada ambiente um piso diferente? Ou usar o mesmo piso para todos os ambientes? E aquelas soleiras feitas em pedra para dividir ambientes está em uso? Quando for preciso usar soleiras, pode-se usar pedra escura com piso claro? O que você acha?  Desde já agradeço a atenção. Abraços.

Deu pra notar que várias dúvidas permeiam o uso de soleiras e pisos, né?!
E como eu também não escrevi nada ainda sobre o assunto aqui no blog, resolvi fazer um post explicando sobre o que é “certo e o que é errado” no uso de soleiras e pisos!

Vamos à primeira dúvida!

Rosilene - Está em uso colocar em cada ambiente um piso diferente? Ou usar o mesmo piso para todos os ambientes?


Quarto com piso laminado.

Vários fatores influenciam a escolha do piso. Antigamente era comum ver casas com o mesmo piso em todos os ambientes, no entanto, hoje devido a grande variedade é possível utilizar pisos diferentes que atendam a necessidade de cada ambiente e que ao mesmo tempo fiquem visualmente harmônicos.
Tudo vai depender do que você deseja, a necessidade do local, a decoração, o clima...
Para regiões muito frias é indicado o piso de madeira/laminado e para regiões quentes o piso frio.
Em quartos é indicado o uso de piso de madeira e laminados que trazem uma sensação de conforto térmico e aconchego. Nas salas: de estar/jantar um piso funcional e bonito. E nas áreas molhadas cozinha/banheiro/área de serviço pisos resistentes e práticos.
Tudo isso são questões que devem ser levadas em consideração junto à estética e decoração do ambiente.
Dentre todos os tipos de pisos disponíveis, atualmente o que vem sendo mais usado é a combinação de laminados nos quartos e porcelanatos nos demais ambientes.
Lembrando que existem porcelanatos da mesma cor e com textura/superfície (esmaltado, acetinado, polido..) distintas indicados para cada tipo de ambiente (banheiro, quarto, cozinha..). Dessa forma, possibilita a idéia de usar o “mesmo piso” na casa toda, porém com especificações/texturas diferentes.

Sala com porcelanato.


Rosilene - E aquelas soleiras feitas em pedra para dividir ambientes está em uso?

Assim como o piso, a soleira depende de diversos fatores.
A soleira é um acabamento utilizado para delimitar: ambientes, desníveis e pisos.
Portanto, é indicada para delimitar ambientes com níveis e pisos iguais ou diferentes.

Quando utilizar uma soleira?

Quando o piso possuir um desnível; 
Tendo o acabamento polido voltado para o piso inferior, confere um acabamento melhor e marca visualmente o desnível do ambiente.

Soleira com borda boleada, minha preferida!

Quando houver a transição de pisos;
Além de conferir um acabamento melhor, harmoniza a divisão dos pisos.


Porta de entrada principal;
Normalmente o piso interno é mais elevado do que o piso externo e a soleira ajuda a marcar essa diferença e valorizar a entrada, por isso materiais mais nobres como mármore e granito são os mais indicados.


Portas de entrada dos cômodos;
Apesar de ser o único item que não se trata de uma regra, cabendo ao proprietário decidir, o uso de soleira na entrada dos cômodos passa uma impressão de divisão, o que agrada uns e desagrada outros. Por isso, atualmente muitos estão dispensando as soleiras quando o ambiente possui o mesmo piso e o mesmo nível.


Quando não usar a soleira?
Em ambientes integrados com o mesmo nível e o mesmo piso, pois assim dará uma impressão de continuidade e amplitude, caso contrário a soleira irá setorizar os ambientes e diminuir visualmente.

Notem como os ambientes integrados ficam mais amplos sem a soleira delimitando os espaços. Foto


Rosilene - Quando for preciso usar soleiras, pode-se usar pedra escura com piso claro?

Existem dois princípios usados harmonia e contraste:
Se você prefere uma decoração mais limpa e harmônica, opte pelas soleiras da mesma cor ou semelhantes a cor do piso.


Foto Construindo um Castelinho

Entretanto, se você prefere um decor mais marcante e setorizado, opte pelas soleiras de cores escuras.
Lembrando que essas diminuem e destacam a divisão visual dos ambientes e vem sendo menos usual.


Em casos de soleiras dividindo dois pisos, opte por uma com a cor igual ou semelhante a um deles.
E no caso de peitoris, é interessante usar a mesma cor das soleiras.

No mais, a decisão de como e quando usá-las vai depender do seu gosto e do estilo de decor do ambiente.

Neste caso, a soleira é do mesmo material do piso e somente os espelhos dos degraus que ganharam uma cor diferente.
Fotos Google Imagens

Eu prefiro soleiras que tenham a cor próxima ou igual a do piso, já que soleiras contrastantes setorizam bem os ambientes e eu gosto de uma divisão mais leve e sutil - questão de gosto. 
E vocês?

Post reformulado! Tire todas suas dúvidas de soleiras e peitoris aqui!

13 comentários:

  1. Grazi,
    Esse assunto é punk! Precisa de muita orientação dos universitários rsrsrsrs.
    Aqui em casa acabou ficando uma única pedra na caso toda (acho que chama-se Verde Pea Cock), EXCETO na porta principal que coloquei diferente e mais imponente por ser enorme (Marrom imperial); até aí tudo bem...mas o que aconteceu? Quis manter o lavabo na mesma pedra do hall, só que ele fica ao lado da porta da cozinha que já possui da outra pedra, aff, sem comentários.
    NÃO QUERO ERRAR DESTA VEZ!
    Obrigada pela aula!
    Bjs da Pri - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Adoro mármore marrom imperial, acho lindooo!!! Deve ter ficado ótimo!
      Agora a soleira do lavabo teria sido interessante se vc tivesse mantido o mesmo padrão das outras, ainda mais que uma fica do lado da outra...mas acontece, nada que não seja impossível de resolver, dos males o menor..rs
      Obrigada a vc Pri!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Grazi adorei as dicas. Me esclareceu bastante sobre o uso das soleiras. Porque realmente é uma dúvida cruel. Ainda mais hoje em dia com tantas possibilidades e opções. Mas seu post sobre o assunto foi excelente, por isso que sou sua fã. E sempre tiro minhas dúvidas no seu blog. Eu recomendo. rssss... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosilene!
      Que bom que gostou!
      Sim, hoje em dia o que nos deixa em duvida é justamente a variedade de opções..rs
      Obrigada! ;)
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
    2. E ... já ia me esquecendo. Muito Obrigada por ter respondido ao meu email.
      Beijos
      Rosilene

      Excluir
    3. Oie Rosilene!
      Por nada!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  3. Oi Grazi, adorei as dicas!
    Em relação a pisos e soleiras sempre bate aquela duvida do que é certo ou não!
    Lá em casa eu preferi colocar o mesmo piso na casa toda porque gosto da impressão de continuidade, só ficou diferente o do banheiro que daí separei com uma soleira escura para dar um contraste e gostei bastante do resultado!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oie Jorge Pardim!
    Ok, obrigada!
    Beijos,
    Grazi

    ResponderExcluir
  5. Cara Grazi,
    Meu nome é Rose e estou com muita duvida, o piso da cozinha é granito branco, o da sala granito creme/bege, aqule bem comum, os quartos que ficam no piso superior sao creme tb mais nao sao pocelanato, o construtor quer colocar as soleiras e peitoril bege bahia assim como as bancadas dos banheiros, a bancada da pia da cozinha e churrasqueira preto blue star, porem não gosto das bancadas do banheiro bege bahia, gostaria de saber se as bancadas tem que ser igual o da soleira? posso colocar soleira no piso inferiro bege bahia e os dos quartos branco siena e as bancadas também, ou posso deixar tudo bege bahia e as bancadas branco siena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rose!
      Bege e branco são cores muito parecidas e neutras, portanto, não fará uma diferença gritante na sua obra. Se vc não gosta, não tem que colocar pq é vc que irá morar na casa. No caso da bancada do seu banheiro em branco não terá problema algum e ficará lindo tb! Como vc já disse que tanto o pavimento superior e inferior possuem pisos de cores diferentes vc tem que segui-los de acordo com cada cor e não generalizar. Não se trata de uma regra.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  6. Olá Grazi, bom dia,

    Me chamo Fernanda, e adorei suas dicas, e estou com uma dúvida.
    Estou construindo minha casa, ela é de material na parte de baixo e madeira em cima, mas o chão será todo de piso, e ai surge minha dúvida, a soleira, eu queria colocar em todas as portas, só que minha casa vai ter um corredor, com porta, que dará acesso aos três quartos e banheiro, o piso da casa toda (menos do banheiro) será estilo amadeirado bem claro, e eu queria colocar a soleira com uma cor bem parecida, só que meu noivo não quer colocar em todas as portas, ele quer colocar apenas nas saídas, e não dentro de casa, disse que vai ficar muito carregado, eu acho que não, e ai fiquei em dúvida. Outra coisa por dentro a casa será pintada (janelas e portas cor areia) e as paredes semente de pérola, gostaria de uma dica de cor que combine com areia para pintar a casa por fora, a parte debaixo que é o porão será de pedra.

    Aguardo suas dicas.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fernanda!
      Vocês vão ter que entrar num consenso..rs
      Hoje em dia quando os ambientes/quartos possuem o mesmo piso do corredor não é mais necessário o uso de soleiras..fica a critério de cada um...
      Fiz um post mais detalhado sobre o assunto, o link está no final desse post, numa frase em vermelho!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.