Network Decoração Arquitetura Construção

Está construindo, reformando ou decorando?! Saiba o que está na moda e o que não se usa muito mais!


Há alguns dias a pedido de uma leitora escrevi sobre o que está mais em alta: sanca de gesso ou forro de gesso?!
Ficou curioso? Confira o post aqui!
O fato é que depois desse post recebi mais emails e comentários me pedindo para falar o que mais está na moda na arquitetura e decoração?!
Bom, antes de tudo, assim como comentei no outro post - não gosto de dizer o que deve ou não usar na casa de alguém.
Como blogueira/profissional e amante do assunto gosto de apresentar as tendências, as maneiras de usá-las pra quem se interessar de acordo com os princípios do design de interiores, mas cabe a cada um decidir se gosta ou não.
E acredito que com bom senso muita coisa é permitida na hora de decorar/construir...para isso basta “treinar os olhos” ver bastante inspirações, projetos bem executados, harmônicos e com personalidade, assim o gosto e o bom senso vão ficando apurados e cada vez mais você vai descobrindo o que tem a ver com seu estilo e/ou não.
Cada um tem seu próprio gosto e estilo! E algumas das tendências de hoje não condizem com determinados estilos.
No entanto, é fato que dentre os “estilos” existentes, o que tem maior preferência é o contemporâneo, pois através de tecnologias/pesquisas está sempre oferecendo elementos/propostas modernas e, na maioria das vezes mais funcionais que se adaptam ao nosso estilo de vida atual que está sempre em constante transformação.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança, Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades (Luís Vaz de Camões)♥.

Existem diversas tendências contemporâneas na arquitetura e decoração – separei algumas delas para você que está construindo, reformando, decorando ou se informando (treinando os olhos rs) saber quais são e analisar quais combinam com você!


Telhado aparente  X  Telhado Embutido:
Uma das principais tendências da arquitetura contemporânea é com certeza o telhado embutido!
Além de oferecer um visual moderno, diferente e "limpo", o telhado embutido (ou platibanda) é muito mais econômico do que o tradicional telhado aparente, já que devido a sua pouca inclinação utiliza telhas de aço e estrutura de ferro ao invés de telhas de cerâmica e estrutura de madeira que encarecem o projeto.


Porta madeira natural  X  Porta branca em ambientes internos:
Nem tudo que é tendência é novidade, às vezes o que está em alta hoje, já esteve na moda também há algum tempo...é o caso das portas portas brancas em ambientes internos (portas de entrada não estão inclusas)!
Eu me lembro que quando era criança a porta do meu quarto era branca (tenho isso gravado porque não me perguntem que jeito, mas eu brincava de escalar o portal até chegar lá em cima e antes disso me certificava que meus pés estavam limpos para minha mãe não perceber...rs) e depois de uma (das infinitas) reformas ela passou a ser de madeira natural (e é assim até hoje!).
Nos projetos atuais a porta de cor branca reina quase que absoluta na preferência de muitos (eu também prefiro!).




Soleira contrastante  X  Soleira semelhante ao piso:
Utilizar soleiras (e rejunte) contrastantes até um tempo atrás era unanimidade, no entanto, hoje em dia a tendência é por soleiras (e rejunte) semelhantes a cor do piso. 



Parede grafiato  X  Parede lisa:
Utilizar grafiato/textura na parede foi uma verdadeira febre quando foi lançado, entretanto, hoje em dia não se usa muito mais em ambientes internos. O tipo de textura atual mais recorrente é o cimentício. Ou então a boa e velha parede lisa de reboco.



Suporte para produtos  X  Nichos para produtos - banheiro:

Os tradicionais suportes de xampu vem há algum tempo sendo trocados pelos nichos. Existem diversas opções de revestimentos: pastilhas, porcelanato...e o bom é que anulam a possibilidade de se deslocarem da parede. 
Mas vou ser categórica em dizer que EU prefiro mil vezes um suportinho de vidro/inox simples (como esse da foto) do que nichos com revestimentos "cheguei"! #meugosto!




Rodapé igual ao piso  X  Rodapé diferente do piso:
A combinação básica de rodapé do mesmo material do piso não está tanto em alta como antes, a tendência atual é o rodapé com material diferente do piso. Para ficar harmônico é interessante que esse tenha alguma ligação com o piso e/ou seja neutro como os modelos brancos que atualmente são os mais usados.



Faixinhas Decorativas  X  Pastilhas decorativas:
Quem aí se lembra do boom das faixinhas decorativas?!
A tendência na época foi mais forte nas cozinhas e possuía modelos que remetiam ao ambiente (frutas, xícaras..) e apesar de hoje muitas lojas oferecerem o material (porque afinal tem quem gosta!) elas foram substituídas pelas pastilhas.



Fotos: Divulgação; Google Imagens (+ info)

Essas foram algumas de muitas tendências que temos na arquitetura e decoração, em breve farei mais posts com outras!
Como podemos perceber a maioria das tendências que não se usa muito mais hoje em dia, já foram febre no passado e, algumas até voltaram a ser tendência de novo (porta branca).
Portanto, cabe a nós decidirmos se vale a pena aderir ou não, já que o que é moderno hoje pode ser obsoleto amanhã...
Acredito que muitas vieram para melhorar (e como!), mas também existem muitas (não especificamente essas) que são fortes concorrentes ao limbo amanhã.

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

14 comentários:

  1. Oi Grazi.
    Tenho duas dúvidas.Em minha casa usarei portas brancas nas áreas internas, janelas de pvc também brancas.Posso colocar a porta da entrada principal de outra cor, madeira natural?
    Segunda, vou usar o mesmo porcelanato em quase toda a casa, preciso usar soleiras para separar os cômodos?
    Obrigada. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carmem!
      Pode sim, por isso disse que portas de entradas não estão inclusas, pois você pode optar por madeira natural ou branca que ficarão lindas! Na minha casa será brancas nos ambientes internos e madeira natural na de entrada.
      Quando os ambientes possuem o mesmo piso não há necessidade de soleiras, mas fica a critério seu...eu não colocaria.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Adorei! São pequenos detalhes que fazem toda a diferença! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Caren!
      Sim e como fazem, principalmente para pessoas detalhistas como nós..!rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  3. Grazi, achei super bacana o seu post. Particularmente tb prefiro os suportes simples de vidro e inox nos banheiros, mas gosto é gosto, cd um tem o seu, né?
    Adoro seu blog e sempre venho te visitar
    bj
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Adriana!
      Sim gosto é gosto, ainda bem que cada um tem sua casa e pode fazer o que deseja..rs
      Já vi muitos modelos que os nichos ficam parecendo um quadro dentro do box de tão destacados e isso não e agrada muito, pois com o tempo acho que me cansaria, mas tem quem goste, né?!rs
      Muito obrigada é muito bom saber!
      Seja bem vinda sempre!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. Adorei, sou designer e preciso ficar por dentro das tendencias
    http://voceprecisadecor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camilinha!
      Então somos colegas de profissão! Ah sim, temos que estar sempre atentas..!rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  5. Ameei esse post. ja tinha notado essas mudanças por exemplo os rodapes e as paredes :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Obrigada! Em breve farei com mais itens!
      Pra gente que trabalha ou é observadora as mudanças não são tão recentes, mas pra quem não vive nesse mundo fica com o conhecimento apenas do que foi febre por tomar uma proporção muito grande e as vezes nem se dá conta que já não usa mais, né?!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  6. Oi Gazi. quero parabenizar-lhe e vejo que es uma apaixonada pelo que fazes. E adorei o post. Mas gostaria de saber qual e tendencia actual das casas quando o assunto e acerca de garagem.
    Para ser mais claro quero saber se a tendencia e ter a garagem na estrutura da casa ou nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Catildo!
      Obrigada!
      Em quanto a isso depende do estilo de projeto, no geral continua da forma tradicional, a unica tendencia diferente que posso destacar é o uso dela que passou a ser integrada a sala de estar, uma proposta mais ousada, porém muito crescente principalmente em lofts. Tem post no blog.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  7. Grazi, parabéns pelo blog esta lindo, ótimos artículos! Gostaria de saber se você tem mais informação sobre a casa que foi usada no início desse post, nome do arquiteto ou onde poderia encontrar mais fotos seria de grande utilidade já que estou procurando construir minha casa nesse estilo minimalista moderno :D
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Naiane!
      Obrigada!
      O projeto é estrangeiro feito pela MM Architects, infelizmente não tenho mais fotos, apenas o nome, mas joga o nome no google que vc encontra o site deles com todos os projetos!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.