Network Decoração Arquitetura Construção

Laje de isopor ou cerâmica?


Cada vez mais as novidades chegam à área da construção desmistificando e colocando em dúvida qual método usar, o novo que geralmente tem como aliado a economia ou antigo que é certeza de garantia?
E seguindo esta tendência do mercado, as lajes feitas de isopor e cerâmica são mais um ponto de interrogação.
Segundo profissionais da área, a laje de isopor na maioria dos casos é a melhor opção.
São mais leves; ágeis na montagem, já que um bloco de isopor substitui cinco lajotas de cerâmica; mais resistentes tanto no transporte, na colocação e na concretagem.; facilitam as instalações elétricas e tubulações; não absorvem a água do concreto no processo de "aguar a laje", o que possibilita  a cura da laje mais rápida.
O preço* da laje de isopor não diferencia muito da laje de cerâmica, porém o isopor garante além dos benefícios citados, melhor desempenho térmico e acústico da construção. Ele isola o frio e o calor de fora e mantém a temperatura interna. E em relação à acústica, a laje de isopor é a melhor opção, principalmente para casas que possuem telhado platibanda (como a minha) que na maior parte utiliza a telha de aço que produz barulho quando chove e pode ser evitado usando a laje de isopor ou a telha de aço termoacústica que acaba saindo mais caro do que a telha normal.

Na minha casa, com respaldo do engenheiro optei pelo isopor nas três lajes, inclusive na primeira, na qual muitos optam pela de cerâmica. E a vantagem maior será no final da obra, na qual eu economizarei cerca de R$4.000 segundo orçamento já cotado com as telhas de aço galvanizado normal ao invés das termoacústicas.

Laje da garagem da minha casa feita de isopor.


Apesar de muitos acharem que a laje de cerâmica é mais resistente e por isso, optam por ela se a construção tiver mais andares, não é a cerâmica nem o isopor que garante isto e sim o concreto e as ferragens, assim como as colunas, as vigas...
Segundo profissionais da área, a desvantagem da laje de isopor é na hora do acabamento (chapisco ou gesso), já que esta precisa de uma cola especial para aderir ao material. E em algumas localidades, a laje de isopor é muito mais cara do que a de cerâmica. E neste caso, se sua casa não for de telha de aço, a laje de cerâmica é uma boa opção, já que a maior vantagem da laje de isopor é o isolamento acústico e térmico.

8 comentários:

  1. Olá Grazi, minha casa comprei pronta e agora tô reformando e também optamos pela laje de isopor, aqui pelo que me lembro é o mesmo preço que a de cerâmica. Sua garagem vai ficar grande!
    Beijinhos Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Leticia!
      Sim, o preço varia de uma região para outra....
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Oi Grazi!
    Sabe que eu nunca nem tinha visto! Caramba, adorei o post, vamos ver o que vai vir pela frente!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana Julia!
      Que bom que gostou! Eh vai se preparando pq agora vc vai descobrir mta coisa! rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  3. Gostaria de saber quanto pesa uma laje treliçada com isopor, com uma camada de 2 cm de cobertura. Tem que passar uns ferros em ortogonal com as viguetas? Qual o diametro do ferro ( a laje é só para forro, não será piso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      O ideal é que vc se informe com um profissional da area como um engenheiro, por exemplo, como eu fiz. No caso da minha laje, o isopor vai ser usado tanto para forro quanto para piso, terá 3 andares e em todos será de isopor. E também sei que por ser de isopor é mais leve do que as tradicionais lajes de ceramica, entretanto, questão de ferro é bom verificar com um profissional, pois é ele que dá maior sustentação e difere de uma laje de forro para uma laje de piso, a ultima, sempre tem que ser mais reforçada.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. A minha segunda laje é de isopor, e o pedreiro disse que ele não costuma usa cola no reboco, e sim fazer um chapisco mais forte antes do embolso. O que segundo ele, substitui a cola(bianco).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Imagino que tb deve funcionar, o reboco precisa de algo para aderir ao isopor, não sei te falar com precisão, pois esse post é baseado na experiencia da minha casa. Porém seu pedreiro tem conhecimento de causa....deve dar certo, sim!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.