Network Decoração Arquitetura Construção

Cortinas – veja dicas, modelos, tecidos e ambientes decorados!


Na decoração a cortina é o toque final de um ambiente. E atualmente, acompanhada da forte tendência da arquitetura moderna: os panos de vidro, a cortina desempenha uma importante função na iluminação e privacidade desses novos ambientes.
Hoje em dia é comum ver casas com vidros enormes ora como entradas (portas/janelas), ora até como paredes!
E para suprir essa exposição toda, nada melhor do que a cortina que além de decorar é capaz de moderar facilmente o nível de exposição/iluminação desses ambientes de acordo com o morador.
Portanto, devido a grande demanda e novas tecnologias/tendências é possível encontrar cortinas de inúmeros modelos, preços, porém cada uma com sua característica.
As cortinas têm ainda o poder de agregar mais estilo ao ambiente de acordo com o modelo escolhido, deixando o decor muito mais interessante e bonito.

Tipos de cortinas:

Cortinas Tradicionais: Combina com quase todos os estilos de decoração, pois possuem uma variedade enorme de tecidos e modelos. Podem ser presas em trilhos ou varões e ter acessórios como pingentes e braçadeiras.


Cortinas Persianas: Elas têm a vantagem de vedar totalmente ou parcialmente a iluminação e também tem a função térmica, na qual podem bloquear a entrada de calor e frio. Antigamente as persianas eram confeccionadas em lâminas plásticas e na posição horizontal. Atualmente podemos encontrar nos mais variados tecidos (juta, linho, tecidos acetinados), cores e padrões (tradicionais – feitas de lâminas plásticas; silhouette – feitas de tecido; plissadas – feitas de tecido pregueado; romanas – quando abertas são erguidas e dobradas em camada; rolô -  quando abertas são enroladas).


Persiana Romana: Sua abertura é feita para cima, porém com tecidos, varetas e cordinhas que permitem que se feche em camadas.


Persiana Rolô: É o modelo mais usado para escurecer totalmente o ambiente e, por isso comumente é usado o tecido blecaute. Permite mais versatilidade, pois é usada como forro de cortina tradicional e quando enrolada pode ficar escondida sob o varão ou sanca, possibilitando escurecer/clarear o ambiente de forma controlada. Nessa possui apenas uma vareta, localizada no final do tecido.


Persiana Painel: É formada por painéis de pano que correm num trilho. Esse tipo de cortina deve ter o valor exato da janela acrescido de 5 a 10cm das laterais e da bainha.


Persiana Silhouette: possuem lâminas horizontais em tecidos translúcidos.


Persiana parametre: é uma mistura de cortina e divisória feita de poliéster e pode ser usada em janelas com objetivo de ter privacidade e não de proteger do sol, por isso também são muito usadas como divisórias.


Cortina Brise: É fixada diretamente nas folhas de vidro, o que faz com que elas abram junto com eles.


Além dos inúmeros tipos de cortinas, existem inúmeros tipos de tecidos como: seda, voal, linho, renda... que se dividem entre sintéticos e naturais e a escolha de um ou outro vai depender de cada caso. Os tecidos sintéticos (ex: voal) são indicados para quem gosta de praticidade e resistência, pois podem ser lavados em casa mesmo. 


Já os tecidos naturais (ex: seda) precisam ser pré encolhidos (atenção na hora da compra), caso contrário, podem encolher e, neste caso, o ideal é que a cortina seja levada a lavanderia que utiliza água, mas também um produto que previne o encolhimento. 


A escolha do tecido é tão importante quanto o modelo, pois resulta na funcionalidade e no decor final.
As cortinas com tecidos finos (veludo, seda, voal) se compatibilizam mais com ambientes clássicos. 


As de tecidos naturais (linho, bambu, algodão) são ótimas para ambientes modernos/despojados.


As cortinas de cores fortes e estampadas são indicadas para dar vida ao ambiente, entretanto, precisam se harmonizar com o mesmo e com o tempo podem se tornar enjoativas.


Já as cortinas de cores claras conferem um ambiente neutro/sofisticado e tem a capacidade de filtrar luz, o que garante a proteção dos móveis e pisos de madeira.


O forro é indicado para ambientes que batem muito sol, pois ele ajuda a protegê-los e inclusive os tecidos mais sensíveis como a seda, garantindo mais durabilidade.
Existem diversos tecidos para forro, os mais usados são: gabardine, brim, tergal. Para casos específicos como um sala de tv, por exemplo, o blecaute (blackout) é o mais indicado, pois inibe quase 100% da luminosidade por meio de um revestimento especial. 

Aqui um forro blecaute resolveria o problema com a claridade e o reflexo na sala de tv.

E tem ainda a tela solar que permite a visibilidade externa, mas dá total privacidade interna e permite a entrada de luz. E as persianas que vedam totalmente a entrada de iluminação ou podem ser controladas parcialmente quando assim desejado.

E o tamanho da cortina, qual devo escolher: longa ou curta?
As cortinas curtas só são indicadas quando tem algum móvel (cama, sofá) embaixo, caso contrário, as cortinas devem ser longas, pois assim elas conferem mais elegância ao ambiente, além do mais dão a impressão de amplitude.


As cortinas longas podem arrastar no chão ou não e quem decide é você! Se decidir que não (como a maioria das pessoas), a altura ideal é aquela que toca levemente o chão, entretanto, se decidir que sim, ela deve ultrapassar no máximo 5cm (2cm é o mais usual nesse caso). As cortinas que se arrastam são indicadas para ambientes amplos com estilo clássico, ela confere ao ambiente mais sofisticação, embora, confira também mais sujeira, mais espaço e não é muito indicada para quem tem alergia (os ites da vida: bronquite, renite...rs).

A altura ideal se optar por arrastar no chão.
A altura ideal se optar por não arrastar no chão.

Dicas aleatórias:

Cortinas com varões garantem um acabamento extra ao ambiente, além da praticidade. O ideal é que tenha 20cm a mais para cada lado da parede, dessa forma não atrapalha o fechamento e o tecido não fica muito justo.


Para cortinas com trilhos se possível, aposte em cortineiros de gesso que dá um acabamento mais refinado, embutido a cortina no teto.


Aposte em cortinas mais pesadas (tecidos grossos ou escuros) e até com forro blecaute para salas de tv e cortinas mais leves e transparentes para salas estar/jantar.



Se você deseja um ambiente clássico, aposte nas cortinas tradicionais com babados, tecidos finos, trilhos e varões, no entanto, se você deseja um ambiente moderno aposte nas cortinas romanas/painel.




Veja mais ideias de ambientes decorados com cortinas de diversos modelos e tecidos!

Cortinas Pé Direito Duplo:




Cortinas Pano de Vidro:


É muito comum as casas terem panos de vidro nas escadas, por isso o uso da cortina é uma boa alternativa!


Fotos Google Imagens (+ info)

Em ambientes integrados como uma sala de estar e jantar, por exemplo, o ideal é que as cortinas sejam iguais ou possuam pequenas diferenças como a mesma cor/tecido, porém com modelos diferentes. Dessa forma, evita estranheza, confere mais harmonia e integra melhor os ambientes.

6 comentários:

  1. Ai Grazi, vc me obriga a te escrever, te elogiar, mas é bom pro ego né?!
    Gosto muito das cortinas em prega macho em tecido de gaze de linho, chiquérrimas!
    Penso em colocar no cortineiro embutido com fita de LED, apesar deu não gostar muito de tendências, e sim de estilo, o efeito delas é bem bacana, não acha?
    Bjs da Pri - SP

    ResponderExcluir
  2. Oie Pri!
    Eu adoro qdo vc comenta e sinto ate falta qdo vc passa mais tempo, além do mais sou dengosa...adoro um elogio!rs
    Pri vai ficar lindo, sofisticado e moderno!!!!!!Adoro trabalhar com essas carcteristicas!!!!! O forro vc pode fazer de persiana como a imagem 19 fica lindo tb, a minha penso em fazer assim, unir o clássico e o moderno com a vantagem da persiana que dá pra regular a claridade e a visibilidade, já que minha sala é toda de vidro...
    Beijos,
    Grazi

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ótima matéria sobre as cortinas. Assim ajuda a decidir o que fazer.
    Abraços Bia

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.