Network Decoração Arquitetura Construção

Carpete está na moda? Quais as vantagens e desvantagens? Saiba tudo!


Muito usado nos anos 80, o carpete começa a aparecer com mais frequência em mostras de decoração e sugerir a pergunta: carpete na decoração está na moda?!
Essa é a pergunta que tenho recibo de alguns leitores do blog.

De fato, o carpete vem sendo uma opção recorrente em alguns decorados, mas antes de avaliar essa questão é importante ponderar suas vantagens e desvantagens que são bem equiparáveis, mas que dependendo da situação podem determinar ou não o seu uso.

As desvantagens que tornaram o carpete obsoleto para alguns ambientes (principalmente residenciais) é a dificuldade de limpeza, já que os pisos frios (e até madeira) é só passar um paninho úmido e pronto!
A propensão de alergias (as ites da vida – bronquite, renite...), pois retém mais pó. Em ambientes úmidos e quentes costumam promover o mofo e o mau cheiro.
E por último, mas não menos importante, a moda! Nessa época, as poucas novidades, porém fortes – já que tinham as atenções totalmente voltadas para elas (diferente de hoje que lançam tantas coisas que muita gente nem chega a saber) começava a ganhar espaço e faziam com que as pessoas desejassem coisas novas.

Em contrapartida, é incontestável que o carpete oferece aos ambientes mais aconchego, conforto, isolamento térmico e acústico – principais razões e vantagens do uso do carpete.
Além delas, também vale a pena lembrar que eles são mais seguros, pois possuem uma superfície macia e não escorregadia, o que evita possíveis quedas. 
São super fáceis e rápidos de instalarem, o material vem em rolos que são colados sobre o contra piso, além disso, não produzem sujeira na instalação.

Mudanças....

De acordo com os fabricantes, os novos carpetes são feitos de fibras sintéticas, tornando-os mais acessíveis, diferentemente dos antigos carpetes que eram feitos de juta e lã, o que encarecia o produto.
As fibras sintéticas usadas nos novos carpetes também facilitam a limpeza já que permitem a lavagem manual ou através de algum equipamento, mantendo ainda a opção de serem limpos por um aspirador de pó.
Outra vantagem dos novos carpetes é que eles possuem propriedades antibactericidas e antialérgicas, além de novos modelos, texturas e cores.

Veja agora lindos ambientes decorados com carpetes:

Nesse ambiente integrado o carpete foi utilizado apenas no dormitório - veja que é mais uma possibilidade pra quem gosta. Não precisa encarpetar a casa toda!


No home theater o carpete melhora a acústica e pode ser usado inclusive nas paredes!


Prefira modelos de carpetes com pouca espessura para não criar marcar de móveis caso futuramente você venha mudá-los de lugar.



Fotos: Beaulieu, Google Imagens (+ info)

Está claro que o carpete não é mais aquele velho conhecido e talvez por isso, esteja dando o ar da graça com mais frequência por aí....
No entanto, para muitos não interfere em nada e para muitos é mais uma opção a ser cogitada.....
Entretanto, a decisão de aderi-lo ou não é sua e tem que ser baseada no seu gosto e necessidades – sem influências externas, já que é você que irá usar!
Há quem goste, há quem não - assim como tudo na vida!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

  1. Grazi quando eu era pequena tinha carpete na casa da minha mãe uma cor marrom, sei que os de hoje são mais bonitos mas fiquei com má lembrança dele sem falar a sujeira que acumula, então eu não gosto muito não. Sou mais a praticidade dos pisos!!!!! hehe
    Abraços Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luciana!
      Sim, eles mudaram,porém muita gente tb comunga da sua opinião - questão de gosto. Ainda bem que hoje a gente tem produtos no mercado que agrada gregos e troianos e deixa tudo com nossa cara!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.