Network Decoração Arquitetura Construção

20 Fachadas de casas com linhas curvas – tendência na arquitetura!


Vocês já notaram em algumas casas mais atuais fachadas com linhas curvas?!
Na minha cidade e em outras mais tenho observado bastante....
Ao contrário das linhas retas que estão em evidência há algum tempo e conferem às fachadas estabilidade e masculinidade, as linhas curvas estão começando a se destacar na arquitetura residencial e garantem feminilidade e movimento.
Uma o oposto da outra, entretanto, combinação que assim como na natureza funciona muito bem resultando em linhas mistas.


Casa com linhas retas e curvas - mistas. Projeto: Aroldo Marcio Ferreira - Foto: Anual Design

As linhas curvas são também conhecidas como formas orgânicas e são inspiradas na natureza – nas curvas do corpo da mulher, nas montanhas, nas nuvens.... e dão a impressão de movimento, leveza.

Na arquitetura comercial, elas já são bastante conhecidas através do grande arquiteto Oscar Niemeyer que fez das linhas curvas sua marca registrada em prédios governamentais, catedrais entre tantos outros.
“Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein” - Oscar Niemeyer.

Já na arquitetura residencial, as linhas curvas cada vez mais acessíveis estão ganhando a preferência de muitas pessoas na hora de construir.
Com formas arredondas e assimétricas, elas dão a impressão de dinamismo às fachadas, já que dependendo do ângulo que se vê é possível observar diferentes formas, veja só o exemplo dessa casa abaixo:

Fachada frontal do ângulo esquerdo.

Fachada frontal do ângulo direito.

Notaram como parece ser outra casa dependendo do ângulo que se olha?!

Atualmente existem vários arquitetos que utilizam as linhas curvas em seus projetos e um dos principais e mais conhecido, inclusive internacionalmente é o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.
Com mais de 20 anos de profissão, Aquiles é um dos primeiros arquitetos a utilizar as linhas sinuosas principalmente em projetos residenciais - disseminando e viabilizando dessa maneira o legado do Oscar Niemeyer e as formas orgânicas em projetos de casas.
Aliado ao estilo contemporâneo, as casas projetadas por ele não possuem apenas as linhas curvas inspiradas na natureza, mas também a própria natureza integrada a arquitetura das casas, através de paisagismos e recursos que respeitam e otimizam as características naturais do local como panos de vidros.
Confiram alguns dos (lindos) projetos dele:

Fachada com linhas curvas e estilo contemporâneo.
As curvas são adicionadas até na piscina dessa casa.




Veja que até a calçada recebeu formas orgânicas através de mosaicos feitos de pedras portuguesas. Veja mais modelos de calçadas.





Muro com linhas curvas.

Loft com linhas curvas.


Fachada com linhas curvas e estilo neoclássico.

Veja que nos projetos é evidente a presença da natureza - através das linhas orgânicas, do paisagismo e de elementos como o vidro que viabiliza recursos naturais como a iluminação.


Projetos: Aquiles Nícolas Kílaris - Fotos: Divulgação, Google Imagens (+ info)

As linhas curvas também são tendência na arquitetura de interiores - com móveis e elementos curvilíneos, apresentados no último e principal evento mundial de design - o Salão do Móvel de Milão. 

E aí, o que vocês acham das linhas curvas na arquitetura?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DA TERCEIRA CASA DA DIREITA PARA A ESQUERDA.QUERO CONSTRUIR UMA CASA COM ESTE DESING.COMO FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO COM O ARQUITETO DESTA OBRA DE ARTE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marilac!
      É do arquiteto Aquiles Nicolas Kilaris no final do post tem o nome dele com o link para o site dele onde vc poderá entrar em contato!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.