Network Decoração Arquitetura Construção

Está construindo, reformando ou decorando? Saiba quais tendências NÃO apostar para garantir um projeto contemporâneo por mais tempo!


Saber o que é tendência na arquitetura, construção e decoração é fácil, basta acompanhar/informar em mostras de decor/construção, ler sobre o assunto em revistas especializadas, blog (Decor Salteado), no entanto, com tantas novidades lançadas diariamente, o difícil é saber quais delas irão vingar por muito tempo?!
A intenção da maioria das pessoas quando está construindo/reformando/decorando é fazer um projeto mais moderno/contemporâneo com tendências e produtos atuais, entretanto, diferentemente de tempos atrás, época na qual os lançamentos eram poucos e mais espaçados e até por isso, mais aderidos, pois todos tinham mais tempo de assimilar o que era moda – hoje em dia o ritmo de produtos novos que entram no mercado é tão frenético que, alguns deles, muitas pessoas nem chegam a saber que existem, já que muitas marcas mal trabalham o marketing e já lançam outro produto afim de acompanhar a concorrência.
E nós quando chegamos às lojas temos um leque tão grande de opções que fica até difícil se decidir entre qual escolher....
Isso é ruim?! Depende do ponto de vista....eu adoro ter várias opções e acredito que elas nos ajudam a dar mais personalidade e exclusividade à nossas casas, ao contrário de antes onde parecia ser tudo padronizado.
E se informar sobre o assunto através desses meios que citei lá no primeiro parágrafo é muito importante, não só para saber o que é tendência no momento, mas também para desenvolver um feeling do que "vinga" e o principal: desenvolver seu próprio estilo, porque se você sabe o que realmente gosta, pouco importa se a tendência foi pro limbo ou não (e alguns casos é ter melhor que foi mesmo para poucas pessoas terem, né? rs)!
Quando uma novidade é lançada ela tem três destinos: realmente mudar o estilo de vida/mercado; ser usada fortemente por algum tempo e se tornar datada/caricata e depois até fora de moda e por último - oi? quando? onde? ... nem chegar a fazer jus a sua existência...
Nos outros estilos de projetos até que não, porém nos projetos com estilo contemporâneo que é o mais solicitado de todos e até o próprio nome já sugere: novo, atual, o mais difícil é manter essas características o mais tempo possível, já que tudo que é novo hoje é velho amanhã com ressalva para os clássicos (com séculos de existência) e para os lançamentos que se tornarão um clássico ou novo estilo vida (mesmo que por décadas).
Mas como saber o que não vai cair em desuso amanhã?!
Taí a pergunta de um milhão! O futuro a nós não pertence....rs
A resposta exata do que é novidade hoje e antigo amanhã (com maior rapidez) não tem! 
Entretanto, baseado na tendência do comportamento da sociedade atual, podemos perceber algumas com maior fundamento (e por feeling chutar outras...rs).
Os lares de hoje em dia já demonstram inclinações para ambientes flexíveis capazes de proporcionar lazer, conforto, versatilidade e interação entre as pessoas. Além do mais, na decoração, podemos observar ambientes mais profusos e personalizados cheios de referências pessoais, já que cada vez mais ela vem refletindo o proprietário.
Com base nessas informações podemos concluir que a base de um ambiente será (ou permanecerá, né?) neutra e versátil capaz de oferecer flexibilidade as mudanças e parcimônia/destaque a decoração.
Sendo, assim elementos/propostas que não possuem essas características tem boa probabilidade de desejo de reforma amanhã (com ressalva para o que você se identifica é, claro! #sempre!).
E são elas:

Vidros Coloridos/Espelhados:


O vidro veio para ficar e isso é fato! Pode apostar sem medo, pois ele acompanhado da nova tendência de ambientes integrados tanto externos quantos internos é o que melhor desempenha a função. 
No entanto, aproveitando o boom dos vidros, o mercado lançou diferentes modelos/cores (azul, espelhado...) que se não for para uso comercial/corporativo, acho bem difícil perdurar, já que eles limitam possíveis mudanças nas cores da alvenaria.


Revestimento Total de Parede/Muro:


Nunca se viu tantas paredes/muros decorados como hoje em dia! Os revestimentos além do piso, ganharam mais uma forte aliada! No entanto, o problema não são as paredes/muros decorados em si, já que esses enaltecem muito mais o decor/fachada e prometem não sair de cena tão cedo e sim a quantidade ou totalidade (se for muro) delas num ambiente/fachada! 
Quando muitas paredes ou muros são revestidos por pedras/porcelanato como vem sendo muito usado você fica limitado a futuras mudanças, visto que esses revestimento não é uma pintura ou papel de parede que você troca com maior facilidade e menor investimento. Portanto, o ideal é revestir apenas uma parede (ou duas dependendo do tamanho do ambiente)/parte do muro e o restante deixar livre, pois através da manutenção constante que exige a pintura, você pode alternar as cores e acompanhar a tendência do momento como vemos hoje com a cor cinza. Além do mais, a proposta de revestir poucas paredes já é uma tendência que vemos em banheiros e cozinhas. 

Estampas:


De tempos em tempos, o mercado destinado a casa em geral trabalha em cima de novas estampas como tendência, algumas são clássicas (listras, florais...) e, portanto, não saem de moda, mas podem entrar tanto em evidência que chegam a caracterizar uma época: anos 70 = estampa geométrica. Já outras são mais especificas e efêmeras (tie dye, psicodélica...) Portanto, se você deseja uma casa/apê contemporâneo por mais tempo, deixe as estampas para os elementos decorativos que são mais fáceis de trocar e opte por elementos neutros (revestimentos) na base do ambiente, já que são considerados um clássico e sempre estão em alta.


Tetos Decorados:


Essa tendência apareceu recentemente, talvez na vibe das paredes decoradas, no entanto, não acredito que tenha muito tempo de vida, pois a tendência dos tetos clean/brancos somente com forro de gesso, dispensando em muitos casos até as sancas é bastante forte. Além do mais, como já vimos - tudo que limita o decor e possíveis mudanças futuras não é o que se espera para garantir por mais tempo a contemporaneidade de um projeto. E tetos decorados (com ressalva para ambientes com pé direito duplo) são bastante perigosos, pois tendem a achatar os ambientes (coisa que não gostamos) e como a maioria dos projetos possuem altura padrão, acho pouco provável que perdurem.

PS: Se você gosta dessas tendências fique à vontade para usá-las, literalmente a casa é sua (e você faz o que quiser)!

Fotos: Divulgação; Google Imagens (+ info)

E pode parecer contraditório, mas toda tendência/produto que é febre no momento daquele tipo toda casa tem, possivelmente deixará de ser em pouco tempo, pois fica muito marcado e comum. E a maioria de nós prefere exclusividade, né?! rs

E vocês, quais das tendências que temos atualmente que acham que não vão perdurar por muito tempo? Aposta aí nos comentários, daqui a alguns anos veremos....rs


Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

4 comentários:

  1. Oi Grazi tudo bem??? Quantas tendências, cores e estilos e ficamos mesmo na dúvida na hora de escolher e de combinar. Meu estilo é mais clean, gosto de tons neutros mas com uma certa sofisticação, acho que assim corro menos risco de enjoar e de errar na combinação e tbm de ter que ficar reformando para acompanhar as mudanças, tbm acho que os detalhes é que fazem a diferença, como vc postou numa parede, numa parte do muro não inteiro. A imagem 1 para mim é tudo, uma casa linda moderna e colocaria vidros transparentes ao invés de espelhados, pois esse não saem de moda, bom pelo menos acho né...kkk. Como estou construindo, tenho lido muito suas dicas para tentar escolher o que será mais durável e ficará bonito por mais tempo. Por exemplo as cubas esculpidas na pedra vc acha que é uma tendência duradoura??? Estou muito na dúvida se coloco as cubas de apoio ou esculpidas, bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ariane td e vc?!
      Acredito que ambas são fortes no mercado, a de apoio ainda mais até por ser mais viável, no entanto, a esculpida tem uma aceitação muito boa apesar do preço. Acho todas lindas e "usáveis"!rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Grazi, parabens, seus posts estão ficando cada vez melhores e diferenciados,
    continue assim :D

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.