Network Decoração Arquitetura Construção

10 Tendências de arquitetura para 2016!


Oiiiiiiieeeeeeeee genteeeeeee!!! #saudads!
Como passaram de festas?! Graças a Deus passei dias maravilhosos!
Primeiro post de 2016 e claro que é com a nossa famosa listinha de tendências para o ano!
No entanto, dessa vez resolvi dividir por segmentos para detalhar um pouco mais, então hoje veremos sobre arquitetura e no decorrer da semana sobre acabamento e decoração, ok?!
Na verdade, as tendências de arquitetura não costumam ser tão efêmeras quanto no décor/acabamento (já pensou?! rs), portanto, em 2016 teremos algumas tendências que já vimos nos anos anteriores e que também estarão em alta em 2017, 2018.., pois são parte do estilo contemporâneo que está presente na maioria dos projetos arquitetônicos atuais!
Então vamos lá!


Telhado platibanda
Em cidades maiores é uma proposta cada vez mais usual, no entanto, em cidades menores (como a minha, por exemplo) ainda não é tão comum...
O telhado platibanda ou telhado embutido é, na verdade, um muro que emoldura a parte superior de uma casa/edifício com a função de esconder o telhado.
E para não ficar um “muro” muito alto em volta do telhado (e uma casa com fachada “testuda”) é utilizado telhas metálicas (aquelas de barracão, sabe?!) que possuem uma inclinação menor do que as telhas de cerâmicas. Outra vantagem no uso delas é que em vez da tradicional estrutura de madeira do telhado de cerâmica, elas usam estrutura metálica, o que deixa o valor final do telhado beeem mais barato, além de super moderno!


Fachada de casa térrea com telhada platibanda/embutido. Projeto: Ana Paula e Sanderson.




Laje com isopor

Na laje, a cerâmica também vem sendo substituída, mas desta vez pelo isopor!
É que tanto a lajota de cerâmica quanto o bloco de isopor são usados na laje apenas como base para o ferro e concreto, elementos que realmente determinam a qualidade/segurança da laje, então para essa questão tanto faz um como o outro.
Maaaaasssssss em outros aspectos, a laje com isopor leva vantagem!
Primeiro pelo preço, visto que isopor é bem mais barato do que cerâmica!
Segundo por ser bem mais leve e consequentemente deixar a laje mais leve...terceiro: os isopores são mais ágeis na montagem, já que um bloco de isopor substitui 5 lajotas de cerâmicas; quarto: mais resistentes no transporte, na colocação e na concretagem; quinto: facilitam instalações elétricas e tubulações e sexto: não absorvem a água do concreto no processo de “aguar a laje”, o que possibilita a cura da laje mais rápida.
Além do mais, pra quem vai construir uma casa com telhado platibanda (nosso primeiro item da lista, por isso quis escrever sobre essa laje...) é muito importante optar pela laje com isopor, pois ela apresenta melhor desempenho térmico (isola o calor de fora e mantém a temperatura interna) e principalmente acústico, já que isola o barulho da telha metálica em dias de chuva e elimina a necessidade da colocação das telhas de aço termoacústicas que são bem mais caras...

Laje com isopor (da garagem da minha casa rs). Projeto: Wagner Biondo






Vidro

Outro elemento mil e uma utilidades, o vidro vem sendo utilizado na arquitetura contemporânea para desempenhar diversas funções!
Por ser transparente viabiliza a iluminação/sustentabilidade/economia de energia; favorece a integração dos ambientes internos e externos (outra trend que vou falar daqui a poquinho..);  possui simples manutenção (não precisa pintar, rebocar..); pode ser usado como panos/paredes de vidro e em aberturas – portas/janelas (principalmente no lugar dos famosos vitrôs); é mais barato*; e por fim acho lindo!

Fachada de casa com pano de vidro. Projeto: Aquiles Nícolas Kilaris 





Fachadas elaboradas


Quando nos referimos a fachadas logo pensamos na fachada frontal – a principal, né?!
No entanto, de acordo com as tendências atuais as fachadas laterais e posteriores também vêm ganhando atenção na arquitetura contemporânea.
Assim como a fachada frontal, as demais fachadas também vêm sendo mais trabalhadas com volumetria/cores/texturas e faz com que as casas se transformam e parecem ser outras de acordo com cada ângulo!



Fachada lateral (a frontal é da foto acima, veja como parece ser outra casa?!). Projeto: Aquiles Nícolas Kilaris.




Volumetria
Esqueça fachadas “estáticas”, pois a ideia de movimento também faz parte do estilo arquitetônico atual, por isso a volumetria é figurinha carimbada dentre as tendências/propostas para 2016!
Para conquistá-la basta apostar na assimetria de diferentes formas (reta, curva...) e posições (vertical, horizontal) que cria a volumetria e deixa o projeto arquitetônico muito mais “dinâmico” e interessante!

Casa com volume destacado pela cor vinho. Projeto: MB Arquitetura


Balanço
Muito utilizada a princípio na arquitetura comercial/corporativa, a estrutura em balanço vem ganhando força também em projetos residências!
Com estilo totalmente contemporâneo, a estrutura em balanço confere ao projeto leveza e atrativo, principalmente em projetos arquitetônicos mais ousados, os quais parecem realmente flutuar!
Essa impressão é tida, pois apenas um lado da laje em balanço é engastada/fixada na laje interna, deixando o outro totalmente livre.
Esse efeito garante consequentemente volume ao projeto arquitetônico que quando extenso serve também de cobertura para garagens, varandas...

Casa em balanço revestido com estrutura metálica. Projeto: Reinach Mendonça Arquitetos.



Texturas:
Pedras, madeiras, concreto, cerâmica, metal, vidro...utilizados juntos ou separados como elemento estrutural e/ou também decorativo são muito comuns na arquitetura contemporânea para destacar a volumetria ou balanço de um projeto.


Casa com texturas de vidro, pedra e madeira. Projeto; MB Arquitetura





Cores neutras/claras
Já há um bom tempo em projetos atuais, as cores neutras e claras ainda têm muito fôlego para permanecer em 2016 e também nos próximos anos...
Além de não desbotarem com tanta facilidade e serem característica do estilo contemporâneo, as cores neutras/claras se adéquam perfeitamente a todo tipo de textura que costuma ser o elemento de destaque de um projeto!



Fachada de casa com claras/neutras. Destaque para o portão de madeira. Projeto: Ana Paula e Sanderson



Pórtico
O pórtico é muito utilizado na arquitetura neoclássica como uma espécie de alpendre composto por dois pilares trabalhados e telhado. Já na arquitetura contemporânea o pórtico é caracterizado por linhas retas e limpas e é destacado através de cores contrastantes ou materiais diferentes da fachada. E geralmente possui apenas um dos lados da laje (e não telhado) apoiado por pilares. Tendência cada vez mais usual que ajuda a valorizar/destacar a entrada da casa! #adoro!

Fachada de casa com pórtico moderno destacado pela cor vermelha. Projeto: Dreison Santini



Ambientes integrados
Nada de ambientes divididinhos como era no passado..., pois a tendência agora é integrar!
A proposta além de conferir mais amplitude, ventilação, iluminação aos ambientes e ainda ser mais barata, já que elimina os gastos de uma parede; favorece a praticidade, informalidade e interação das pessoas condizente com o novo estilo de vida da sociedade!

Sala de estar e jantar integradas a área de lazer/churrasco. Projeto: Aquiles Nícolas Kilaris



E aí, o que acharam das tendências de arquitetura?! Alguma que não curtem?!

Eu sou bem suspeita, pois adoro todas...!

8 comentários:

  1. Que bom que voltou Grazi!!!!!!!! Tava entrando todos os dias pra ver se tinha post novo! kkk e amei, amei o post de hoje!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marcela!
      Que bom que gostou!
      Eh acabou as ferias...rs!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  2. Oi Grazi tudo bem?? Como foram as festas??? Nossa laje tbm é de isopor, mas faremos o telhado colonial. Os modelos acima são lindos Grazi acho que se fizesse um dia outra casa faria platibanda, não posso mudar agora por ser financiamento, mas adoro platibanda, bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ariane tudo sim e vc?
      Foi tudo mto bom graças a Deus e vc?!
      O platibanda está em alta em casas com estilo totalmente contemporaneo, mas em casas com um quê classico, o telhado aparente é muito importante para conquistar esse efeito. Então vai do estilo de cada casa...
      Minha amiga estava fazendo uma com estilo clássico moderno então ela tem telhado aparente na cor cinza + pilastras... tá ficando mto linda! Basta explorar bem o estilo de cada uma...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  3. Olá Grazi! Sou leigo, mas estou projetando a minha casa. Assim, gostaria de entender melhor por que você diz que usar vidro é mais barato. Comparado com parede de alvenaria? O m2 da parede em alvenaria é mais caro? Ou o custo é minimizado ao longo dos anos pois não há manutenção de pintura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie João Olavo!
      Em algumas regiões o custo por m² costuma ser mais barato, além do vidro não ter manutenção depois. Verifique na sua cidade qual é melhor, na minha o vidro sai mais em conta...
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. Adoro o estilo moderno que o telhado platibanda confere à fachada da casa e amooooooo laje em balanço.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.