Network Decoração Arquitetura Construção

Tinta epóxi em banheiros e cozinhas - saiba mais sobre esse produto que vem substituindo azulejos!


Já que ontem falamos do piso epóxi ou porcelanato líquido na decoração de interiores (saiba mais!), hoje resolvi escrever sobre a tinta epóxi para fecharmos esse assunto!
Vale lembrar que a tinta epóxi é diferente da resina epóxi (ou revestimento/piso epóxi). A resina é um líquido pastoso e possui espessura e resistência muito maior do que a tinta. E quando aplicada sobre qualquer tipo de piso (revestido ou contra piso) forma uma superfície lisa, sem emendas/juntas capaz de esconder até pisos de assoalhos, cerâmicas, pedras, sem falar que utiliza solvente específico (com catalizador/endurecedor) no processo de aplicação.   
Já a tinta epóxi é à base de água e também pode ser aplicada sobre pisos/azulejos, no entanto, ela não irá esconder as juntas/rejunte dos mesmos, apenas pintá-los.
Devido à forte tendência de revestir cada vez menos as paredes de banheiros e cozinhas com azulejos, a tinta epóxi vem ganhando força e fama na decoração de interiores, já que é perfeita para ambientes úmidos, pois cria um filme/película que faz com que a água não "penetre" e escorra pela parede.



1- Banheiro com bancada de porcelanato e frontão alto. Todas as paredes desse banheiro receberam tinta epóxi. Projeto: Malu Tonetto e Eduardo Bittencourt. 2- Banheiro com pintura epóxi no tom de bege. Projeto: Juliana Pippi.
Vejam que a aparência é de uma tinta normal.



Apesar de que, na área do box ainda é aconselhável o uso de revestimento/azulejo no banheiro (para otimizar ainda mais, opte pelo rejunte epóxi - melhor para áreas molhadas), visto que o contato com a água é muito frequente, no entanto, as demais áreas/paredes/teto podem ser pintadas com tintas específicas/resistentes como a epóxi, já que também possuem contato com o vapor.
Uma coisa que não agrada muitos as pessoas é que a tinta epóxi geralmente tem acabamento com brilho ou acetinado (com um pouco de brilho) e pra quem gosta de acabamento fosco (como eu!rs) uma solução é optar pela tinta acrílica lavável nesses tipos de ambientes úmidos que hoje em dia, também possui substância antimofo/bactérias, porém não cria a película como a epóxi. #ficaadica!
A aplicação da tinta epóxi é normal, como as demais tintas, já que é à base de água. E também possui secagem rápida, entretanto, com a vantagem de oferecer alta resistência a limpeza e a umidade.

Um galão de 3,6L de tinta epóxi custa em média R$140,00 e pode ser encontrado facilmente de diversas marcas. 

Confira agora banheiros e cozinhas com paredes pintadas (não necessariamente com tinta epóxi) ao invés de totalmente revestidas com azulejos!

Banheiro maravilhoso com parede da bancada pintada e as demais revestidas com porcelanato 3D. Confira todos os detalhes desse banheiro aqui! Projeto: Carla Oliveira. Foto: Axell.

Banheiro (lindo!) com metade das paredes revestidas de espelhos e o restante com tinta. Projeto: Luana Andressa Pereira e Juliana da Silva.

Cozinha com paredes totalmente pintadas. O truque de utilizar o frontão da pia bem alto viabilizou a proposta. Projeto: Fernanda Marchette.

Nessa cozinha o fato dela possuir ilha (bancada que fica no meio da cozinha e não perto das paredes) também contribui para que as paredes fossem todas pintadas. Projeto: Aquiles/Iara Kilaris.


Fotos: Divulgação; Google Imagens (+ info)

E aí gente, o que vocês acharam da tinta epóxi?! Já tinham ouvido falar ou visto em algum ambiente?!

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

2 comentários:

  1. Grazi adoro seu blog é o melhor no assunto!!!!! Parabéns e obrigado por dividir seu conhecimento com nos!!!! Gostei muito dessa tinta epoxi nem sabia que existia!!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rita!
      Obrigada a você por acompanhar o blog e por me dizer!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.