Network Decoração Arquitetura Construção

Decorativismo é tendência na decoração - saiba mais e veja 10 salas inspiradoras!


Ontem falamos sobre o estilo neoclássico (veja aqui!) que surgiu no século XVIII contra o movimento dos estilos Barroco e Rococó século XVII que exaltava o excesso de ornamentos – o decorativismo!
E hoje é exatamente sobre isso que vamos falar! rs

É que depois de tanto tempo, o decorativismo voltou a ser tendência e das fortes na moda/decoração e como ambas andam lado a lado...#amo ♥!


A tendência do decorativismo na moda é aposta para 2016 tanto de desfiles internacionais NYFW como do estilista Marc Jacobs quanto nacionais SPFW como do estilista Reinaldo Lourenço! Ambos apresentaram looks cheios de informações: com brilho, texturas, sobreposições, bordados, aplicações...e tudo na mesma roupa! 





Já no décor, o estilo Contemporâneo é o mais recente de todos e nasceu do Minimalismo baseado na expressão “less is more” (menos é mais), que busca a forma mais pura e livre de excessos ou como dizemos: clean (limpo).
Mas, porém, todavia, entretanto, muitas pessoas se cansaram dessa pouca “liberdade de expressão” que tornavam todos os ambientes praticamente iguais e sem graça e começaram a experimentar outros elementos, outros estilos, outras propostas - tudo junto e misturado (res) surgindo dessa forma o decorativismo que tem como base “less is boring” (menos é chato) – expressão e lema usados pela minha adorada Iris Apfel (93 anos)!


Essa mulher tem minha admiração pela história de vida dela (aliás, pra quem se interessar tem lá no Netflix #adoro) e une tudo isso que tô falando: moda, décor (ela estudou/trabalha com moda e decorou diversas vezes a Casa Branca!) – todos com estilo decorativista! Ela gosta de ser diferente (palmas!) e não dá pra ser diferente se abdicando dos ornamentos que dão vida a qualquer estilo, né gente?! #fofademais!






Enfim, também já vinha comentando com vocês desde 2014 (veja mais aquisobre essa mudança de estilo da sociedade de um décor clean para um décor profuso!
Na ocasião/post lembro até que eu comentei sobre um relato do diretor de redação da Revista Casa Claudia – Pedro Ariel que dizia que quando ele tinha 30 anos era minimalista e agora mais velho e com uma bagagem de vida maior - com objetos de viagens, presentes de amigos, livros e lembranças já não é mais...

E é bem isso mesmo que vem acontecendo, pois a tendência é dos lares terem uma decoração que o proprietário se enxergue e o reflita é uma realidade apontada até por estudos e recentemente apresentada em mostras de decor.


Projeto: Sig Bergamin



Os ambientes estão mais descontraídos e informais e a decoração está mais profusa e personalizada – cheia de referências pessoais.

Portanto, pra quem quiser aderir o Decorativismo, basta explorar seu próprio eu e, claro, os excessos fazendo uso de móveis e objetos de diferentes décadas, cores, estampas, estilos, objetos trazidos de viagens vindos de culturas diferentes, bem como objetos de família.

Agora pra inspirar vocês e elucidar um pouco mais do que tô falando separei alguns ambientes com estilo Decorativista, vamos ver?

Dentre os aprendizados que o blog me trouxe nesses 2 anos compartilhando projetos de diversos profissionais - descobrir de quem é determinado projeto só de ver o estilo dele é um dos que mais gosto! #pareçocriança!
Tem vezes que eu brinco de ela ou ele sozinha aqui – tampo o nome dos profissionais depois “me mostro” pra ver se acertei! rs #louca E até pra fazer post, pois quando quero escrever determinado assunto me lembro de quem tem aquele estilo como aconteceu com o post de hoje! Na hora em que pensei em um décor profuso com uma vibe decorativista, logo me lembrei do arquiteto Sig Bergamin considerado o gênio da mistura! rs
Reparem só na quantidade de elementos dessa sala?!

Decor clásico e com referências japonesas como o biombo e as estampas.

Objetos antigos de família como as caixinhas sobre a mesa de centro também fazem parte do decor com estilo decorativista.

Sala com vibe barroca cheia de ornamentos dourados em contraponto com estilo chinoiserie nos potiches de porcelana azuis. Saiba mais sobre o estilo chinoiserie!
Sala com decor de cultura diferente - inspirada no México com cores fortes + referência a Frida Kahlo!

Objetos pessoais como livros, coleções...tem passe mais do que livre em ambientes sociais nesse estilo de decor!

A mistura de cores e estampas é aposta certa!

O decor clássico com o quadro enorme da atriz Audrey Hepburn no estilo gibi conferiu um contraponto de estilos, propostas e épocas bem diferente ao decor! Adorei!

Nessa sala as boiseries ganharam cor verde com detalhes amarelos + pratos! Bem usual, né?! #sqn

 Já essa sala não poderia ser diferente, pois é a sala do arquiteto. Notem que está cheia de referências pessoais!


Agora uma última observação, apesar de parecer que o Decorativismo é festa na casa da mãe Joana não é bem assim não....talvez seja mais difícil fazer um decor harmônico nesse estilo do que no estilo clean, por exemplo, justamente por causa da quantidade de elementos!
No entanto, seguindo alguns recursos do Design de Interiores que o próprio arquiteto utilizou essa missão pode se tornar possível!
O equilíbrio é o pré requisito para garantir harmonia ao decor e na maior parte das vezes é representado pela disposição simétrica dos elementos como vemos na primeira sala - se tem um item de um lado tem igual do outro!
Além disso, o centro de interesse é outro princípio usado. Ele é o ponto de partida para colocação dos móveis no ambiente, visto que esses têm que dar total destaque a ele. Podemos observar isso na foto da sala com lareira e quadro da Audrey Hepburn, na qual ambos são o centro de interesse do ambiente. Sem falar no ritmo que é a repetição de uma forma ou elemento (cores, linhas, curvas...) ele ajuda a garantir a unidade do projeto – como vemos em todas as salas principalmente através das cores!

Enfim, deu pra notar que os móveis, almofadas, quadros... não foram simplesmente jogados no ambiente, né?! rs
Eles têm um razão de ser ou estar...

E aí, o que vocês acham do estilo decorativismo no decor?! Curtem ou não?

 Acompanhe o blog DecorSalteado nas redes sociais e veja mais novidades e dicas!

2 comentários:

  1. Nossa Grazi quanta coisa numa sala só! E poderia ter cores claras?
    Beijinhos Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Silvia!
      Sim essa é a proposta! rs
      No entanto, escolhi fotos com ambientes bem decorados para ilustrar o post, não precisa ter essa quantidade de itens, a ideia é mostrar que um decor não precisa ser clean e sim do seu gosto, com estilo e quantidade de itens que vc deseja...
      Sim claro, se vc não curte mto cores, logo seu decor será neutro, porém profuso.
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.