Network Decoração Arquitetura Construção

Tour Casa Cor Campinas 2014 – confira comigo as tendências e novidades de decoração!


Está acontecendo em Campinas a 6º edição da Casa Cor – maior mostra de decoração do Brasil que ocorre em diversas cidades.
E eu estive lá para conferir e compartilhar tudo com vocês em fotos e vídeo (senta porque o post é grande, porém muito informativo e cheio de novidades)!
A mostra esse ano tem 35 ambientes criados por 57 profissionais e está sendo realizada no Palácio do Bispo (residência oficial dos bispos da igreja católica construído na década de 50) e depois da realização da mostra em parceria com a Casa Cor, o prédio histórico será transformado no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas.
E como em toda Casa Cor, logo na entrada, já é possível contemplar a maravilhosa fachada, incluindo os materiais e propostas usadas.
Os responsáveis esse ano pela fachada, além de mais 6 ambientes: Lounge de Entrada, Espaço Rossi, Restaurante, Banheiros do Restaurante, Escritório Contemporâneo e Lounge de Saída foram os arquitetos: Daniele Guardini e Adriano Stancati.

Fachada Casa Cor Campinas:


O projeto teve como norte preservar as árvores presentes em torno do prédio. E no local de entrada 4 caixas de diferentes alturas, revestidas de placas de cimento oxidadas de diferentes espessuras intercaladas criaram um efeito bruto. Para suavizar, um espelho d’água e vidros que permitem a visualização parcial do interior.


O paisagismo feito por Marcelo Novaes complementa e valoriza a entrada!


Um dos primeiros ambientes da mostra é o espaço gourmet com cozinha e sala integradas - criado pelas arquitetas Adriana Consulin e Izilda Moraes - confira detalhes e entrevista depois no vídeo!
E o ambiente ficou sensacional!
Com acabamento diferenciado e matéria prima de qualidade e sustentável, além de tecnologia e design.
Cada cantinho desse espaço tem algo interessante e bonito! Esse espelho que aparece no fundo da cozinha (entre os eletrodomésticos) é, na verdade, uma tv que só aparece quando ligada - tem post sobre o assunto no blog.
Na sala uma mesa de tora enorme - mesclando o estilo sofisticado e contemporâneo do ambiente com o rústico.
Cores claras e revestimento em linho no teto fecham o ambiente com muito aconchego e elegância!

Espaço Gourmet - Adriana Consulin e Izilda Moraes

A Praça Casa Cor é composta por containers coloridos que abrigam um escritório e um estúdio com decoração moderna e sofisticada e ainda possui elevador (!), além de um paisagismo minimalista.

Praça Casa Cor - Roberto Campidelli, Mauro Contesini e Daniel Ghilardi

No Espaço Piscina - um pequeno e requintado ambiente criado para espairecer com parentes/amigos com frigobar, cadeiras...e uma piscina de fibra com uma super novidade: revestida de pastilhas!

Espaço Piscina - Patrícia Zampieri, Mauro Contesini e Carla Steck

O Jardim Contemplação foi inspirado nos elementos da natureza como aguá através de um painel de bolha (mais aqui), fogo através de lareiras, terra, além do paisagismo, é claro! Achei super interessante!

Jardim Contemplação - Débora Couto

A Varanda de Entrada possui decoração inspirada na brasilidade, assim como o loft anexo, com elementos amarelo, azul e verde; araras.

Varanda de entrada - Mayra Mendes

O Loft do Casal - (confira detalhes e entrevista depois no vídeo) é uma mistura de estilos: brasileiro, sofisticado, rústico, moderno - que possui como base o conforto de uma casa com elementos de uma casa: fotos, objetos de viagens...tudo junto e misturado harmoniosamente como é a nova tendência de moradia (confira post sobre o assunto).



O Espaço Rio Quente Resort - é realmente um ambiente comercial dentro da mostra que oferece aos visitantes informações e serviços sobre o resort.
A decoração do espaço é baseada no logotipo - com cores alaranjadas e no estilo natural e sofisticado do resort.

Espaço Rio Quente Resort - Marcela Mendes


No Hall e Escadaria - elementos predominantes com uma pegada retrô, músicas boas que assim como o hall convidam para um momento de relax!

Hall e Escadaria - Vanderlei Bergamasco e Erlon Tessari

No Lavabo da Selfie um ambiente inspirado no novo estilo de vida das pessoas: as famosas selfies das redes sociais, além de uma estrutura que atende pessoas com necessidades especiais.

Lavabo Selfie - Denise Teixeira


Na Sala Íntima - que foi projetada num corredor (tendência forte que permite um espaço somente para o convívio familiar e aproveita espaços "mortos" veja mais aqui!) elementos clássicos como boiserie, móveis, cortinas; cores escuras e objetos de família, torna o ambiente sofisticado e aconchegante!

Sala Íntima - Barbara Panassi


A Suíte do Filho - tem inspiração rock 'n'roll com papel de parede, tapete e roupa de cama no tom cinza e uma caveira cravejada de pedras linda! Além de elementos com estilo retrô como o frigobar (super tendencia - confira!) e as malas decorativas.

Suíte do Filho - Fabiana Ortiz


O Quarto do Bebê - totalmente sensorial (ótimo para as crianças e pra gente que visita!rs) com mix de texturas, cores e um cheirinhooooo...ah que delícia! Parecia que tinha um bebê ali! rs
A persiana de madeira (super tendência - veja post aqui) traz aconchego ao ambiente, além de se harmonizar com o berço.

Quarto do Bebê - Renata Ferrão e Raquel Gaiolla

A Varanda da Família - super aconchegante com elementos que conferem esse efeito produzidos com matéria prima natural. Os puffs dispostos embaixo do aparador decoram ao mesmo tempo que servem de assento/apoio para os membros da família.

Varanda da Família - Adriana Figueira e Giovana Rigo.


A Suíte Master (saiba mais aqui!) é ma-ra-vi-lho-sa! E super aconchegante com elementos de fibras naturais como a cabeceira, o tapete, a cortina, a poltrona, além de elementos modernos e sofisticados como a lareira elétrica e o armário com portas de correr espelhadas.
E se de um lado ela oferece aconchego, literalmente do outro ele oferece sedução!
Com puff de veludo bordô ao lado de um pole dance, o quarto, assim como a sala de banho que é integrada e possui banheira conjugada estimula a intimidade e a sensualidade do casal!

Suíte Master - Adriana Beluomini, Inês Scisci, Maciel e Ivanilza de Alencar.

O Living - foi inspirado na dupla de cantores sertanejo Chitãozinho e Xororó e é um dos ambientes homenageados da Casa Cor. O teto é todo colorido com paredes, cortinas e móveis off white, o que também viabiliza a presença de cores em alguns elementos como os violões e violas expostos na parede e que fazem referência ao estilo musical da dupla.

Living - Bya Barros

As Sala de Jantar e Varanda possuem estilos clássico e contemporâneo. A sala tem uma mesa retangular bem imponente composta por 10 cadeiras de cores e modelos diferentes e dois lustres suntuosos. Outro destaque é essa lareira linda embutida num painel com onix retroiluminado (saiba mais aqui).

Sala de Jantar e Varanda - Luciana Carvalho, Vanessa Proença e Solange Rubim



A Sala de Almoço - é super charmosa com mesa redonda em laca e cadeiras vermelhas de palhinha! O piso é revestido de taco tendência que voltou com tudo (fiz post esses dias sobre o assunto - veja aqui!).

Sala de Almoço - Patricia Guimarães e Lydia Bonini


A Cozinha possui base branca com sofá em capitonê azul acoplado a mesa (veja mais sobre o assunto aqui), assim como o fundo dos nichos. A cor branca dá a sensação de amplitude e limpeza do ambiente. Aqui o que mais gostei foi o espaço da mesa com sofá e cadeiras Louis Ghost.

Cozinha - Junior Pacheco


A Adega possui tons terrosos e é composta basicamente por madeira, tijolos e rolhas/cortiças. O barril (confira mais aqui) serve como apoio para copos e bebidas. O ambiente é super agradável!


Adega - Junior Pacheco


O Refúgio do Homem Moderno é realmente o refúgio do homem! Porque meu namorado também foi comigo na mostra e teve uma hora que sumiu e quando encontrei ele estava sentadinho no sofá (como se ali fosse uma sala de espera...rs) curtindo um sonzinho ambiente (detalhe - com os braços esticados no encosto do sofá e pernas cruzadas) e dizendo que quer que eu faça um ambiente exatamente como esse num quarto de visitas que ficou na nossa casa...Bom, como o espaço é para um homem, acho que o depoimento dele é mais válido do que o meu... A única coisa que ele disse que faltou foi o vídeo game!
Entretanto, o fato desse ambiente tê-lo atraído é pela tecnologia - com iluminação automatizada e integração de áudio e mídia, além de conforto, praticidade e funcionalidade que são características fortes do estilo masculino (mais aqui).

Refúgio do Homem Moderno - Simone Saviolli


A Dolls Collection é um encanto de ambiente! Trata-se de um de um quarto de colecionador (veja dicas de decoração para colecionador!) de bonecas orientais que, inclusive são campeãs de concursos de fotografias! Eu realmente me apaixonei por elas, pois são diferentes de tudo que já vi - os "lookzinhos", as "makes" - tudo fora do convencional!

Dolls Collection - Renato Barbosa e Carlos Henrique Nascimento.

O Studio Metrópole (veja mais detalhes no vídeo!) foi proposto para atender um nicho de mercado cada vez mais crescente, principalmente em cidades maiores. O conceito dele é derivado dos lofts - com tudo integrado, exceto o banheiro, porém mais compacto. Esse tem apenas 32m² e possui quarto, banheiro, sala e cozinha. O mobiliário é todo feito sob medida e com estilo moderno e funcional. As divisórias vazadas (veja mais) chamam a atenção no ambiente e, além de lindas, elas integram e setorizam os ambientes. Os mármores usados, sobretudo, na cozinha - bancada e painel são outro destaque a parte. A iluminação cênica fecha o ambiente com muito mais modernidade, requinte e aconchego!

Studio Metrópole - Ana Maria Coelho, Felipe Karam e Selma Rubim


A Sala de Convívio é um ambiente para receber amigos! Possui elementos que oferecem aconchego, agitação e descontração como tons vermelho e papel de parede com estampa chevron (mais sobre a estampa aqui!) que dá a sensação de movimento/dinamismo e amplitude ao ambiente. Conta com um espaço para o estar + ambiente de jogos, o requinte também está presente em ambos os espaços.

Sala de Convívio - Selena Pelegrini


O Living - possui tons neutros e elementos madeirados, o que intensifica o aconchego ao ambiente. O destaque fica por conta de um par de lustre no centro do ambiente, da cômoda bombê vermelha (mais) e dos espelhos encostados na parede (mais).

Living - Cassiana Fagoti


O Home Theater - mescla o estilo retrô com banquetas pé palito, tacos de madeira, cobogós (mais) com a modernidade da tecnologia como telas de projeção, caixas acústicas, frigobares com iluminação, o que dá a sensação de estar num cinema, porém com toda conveniência que se tem numa casa! Pra mim que sou cinéfila, um ambiente desse é um sonho!

Home Theater - Leticia Telles e Fabiana Rocha


No Escritório Contemporâneo - o que mais me chamou a atenção foi o fato de ser todo de vidro e ionizado. Trata-se de um vidro inteligente que se transforma do transparente ao opaco e vice versa em um décimo de segundo! Tudo é controlado por um tablet, assim como as persianas, o ar condicionado e a iluminação - muito legal!

Escritório Contemporâneo - Daniele Guardini e Adriano Stancati


No Loft 3 os tons neutros predominam o espaço que é completamente aberto com divisão apenas no espaço do banheiro. Na parede do banheiro, ao invés de revestimentos foi aplicado pintura em tons de preto que imita aço corten francês. Objetos decorativos e divertidos garantem a descontração do loft.

Loft 3 - Fernanda Leme, Dirceu Daieira e Bia Sartori.

O Wine Lounge é uma pequena varanda que mostra como esse espaço pode ser transformado em um local aconchegante e de celebração com os amigos apreciando um bom vinho ou espumante. Tem uma proposta bem natural e acolhedora com elementos madeirados e plantas.

Wine Lounge - Edna Figueiredo e Samara Filigoi


A Praça do Café é um espaço para relaxar e recompor as energias! Possui móveis de madeira de manejo sustentável com design arrojado, além de esculturas feitas de tambores de ferro e jardins verticais (mais).

Praça do Café - André Camargo e Elen Moraes

O Café Bistrô Santa Rita é inspirado na Toscana com estilo campesino e rústico como acabamento em cimentício e mosaico em tijolos de demolição.



No Banheiro de Eventos - o que mais eu gostei foram esses painéis em mdf com pintura que imita aço corten (mais) e dos vasinhos de cristais com terrários pendurados sobre a bancada. 

Banheiro de Eventos - Liliane Bigaram e Bruna Fernanda.

Nota: Algumas fotos desse post foram retiradas do site Casa Cor para mostrar com maior clareza os detalhes, pois foram pouquíssimas as fotos que consegui tirar com os ambientes vazios.



Assistam agora o vídeo com detalhes dos ambientes e depoimentos dos profissionais!


Assistam em HD (é só colocar a opção na engrenagem que aparece no rodapé do you tube)!


Para quem quiser conferir de pertinho todos os ambientes, a Casa Cor Campinas acontecerá até o dia 14/12/2014. Horário de funcionamento: Terça, Quarta e Quinta das 16h às 21h30  e Sextas, Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 21h30. Para mais detalhes - visite o site!

E aí gente, o que vocês acharam dos ambientes? E do vídeo? É meu primeiro vídeo para o blog, portanto, me desculpem a inexperiência e a timidez...embora, eu tenha me divertido muito!rs

Curta a fanpage e acompanhe o instagram e fique por dentro de muito mais novidades!

14 comentários:

  1. Oi Grazi!!!!!!!!! Até que enfim, achei que iria terminar o ano e você não fosse fazer um video pra gente!!!!!!
    E que video, amei, arrebentou!!!!!!!
    Deixa a vergonha de lado porque você é talentosa, linda parece uma boneca e nova ainda tem muita vida para desbravar!!!!!!
    Sucesso!!!! Seu blog é o melhor no assunto na internet!!!!
    Abraços Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lu!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Ah a timidez é algo que tenho que trabalhar de fato em mim, mas valeu como experiencia, já percebi um tanto de coisa que tenho que mudar somente nesse vídeo, mas também sou dedicada...devagarzinho vou melhorando..rs
      Beijão
      Grazi

      Excluir
  2. Vi o video e achei muito legal, o finalzinho é o melhor!!! Ri muito!!!
    Você é muito linda e doce!!! Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Paula!
      Que bom que gostou, fico feliz em saber!
      Também me diverti muito fazendo!rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  3. Oi Grazzzi, td bem?
    Adorei o post, os ambientes...e esse vídeo hein, bem bacana!
    Legal a apresentação dos ambientes pelos próprios profissionais.
    Ah, tá gata amiga! rsrsrs e charmosa...amei o look! Minha cara!
    Parabéns pelo trabalho!
    Oh, qdo vier pertinho dá um toque, viu?!
    Bjnhos da Pri ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pri!
      Que bom! Também gostei deles terem apresentado a proposta dos ambientes, achei que ficou mais interessante.
      Ah é muito estranho nos ver e ouvir, como sou perfeccionista encontro mil defeitos, alguns vou melhorando e outros conformando....rs...também não dá pra ser 100% numa coisa que a gente não tem experiência, né?!rs
      Verdade Pri, mais um pouquinho tava aí e Sampa!
      Beijão!
      Grazi

      Excluir
    2. Imagino! Mas isso é o seu próprio parâmetro para sempre melhorar. Eu sou suspeita...dedicação e determinação - IMBATÍVEL! rsrsrs Mas vc tem carisma! No final, vc mostrou a Grazi solta...muito legal como a Paula falou!
      Bjs, Pri

      Excluir
    3. Oie Pri!
      Obrigada pelo incentivo de sempre! Vc também é minha "leitora parâmetro"!rs
      Obrigada por estar sempre me norteando....rs
      Beijos,
      Grazi

      Excluir
  4. Ah, vc sabe qual marca desta mesa de jantar/sinuca?
    Acho que ela ficaria perfeita na casa nova! Clássica e contemporânea, acha ou não acha?
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri vai ficar linda e perfeita na sua casa!
      Não sei te informar a marca, dei uma googlada, mas não encontrei nada...se ajudar tenho o contato dela: sfpelegrini@uol.com.br
      Beijão Pri!

      Excluir
    2. Ajuda sim e muito amiga, claroo.
      Vou contatá-la, depois te conto!
      Bjnhos, Pri

      Excluir
    3. Oie Pri!
      Espero que dê certo então!
      Beijos!

      Excluir
  5. Muito útil suas postagens, várias idéias vieram após ver tantos ambientes sofisticados.
    Não precisamos copiar, mas adaptar a partir das nossas necessidades.
    Parabéns,
    Aparecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Sim as "regras" de decor são as mesmas independentes do preço...E hoje em dia o mercado oferece uma grande variedade de produtos com preços diferentes tb!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.