Network Decoração Arquitetura Construção

10 Tendências de decoração para 2016 – saiba o que está em alta para decorar sua casa!


Nossa gente, o duro é fazer um top 10 de tendências de decoração para 2016 com tantas tendências promissoras (confira também as tendências de arquitetura e acabamentos)!

Mas vamos lá! Selecionei as que foram apresentadas em mostras e por empresas especializadas recentemente, mas que, sobretudo caíram no gosto do povo (quem realmente valida uma trend...!rs) e que prometem permanecer em 2016!


Cozinha e lavanderia escondidas em armários
Apesar de ser tendência, não é todo mundo que curte a ideia de ter a cozinha exposta o tempo todo na sala de estar. E a bagunça que é pertinente e constante da área de trabalho da cozinha é um dos principais motivos.
E é por isso que as cozinhas"escondidas em armários" vêm ganhando notoriedade e adeptos, pois a proposta esconde apenas a área suja ou área de trabalho como chamamos (fogão, pia, geladeira – dispostos de forma linear) fechadas por portas de correr, o que dá a ideia de um armário!
Sendo assim, não inclui mesa, cadeiras e bancadas, no entanto, esconde o principal incômodo de muitas pessoas!
Já a lavanderia escondida (veja mais!) é mais usada em apartamentos e segue o mesmo conceito: esconder bagunça!


O painel espelhado da sala de jantar, na verdade, são portas de correr que escondem a área de serviço e a cozinha. Projeto: ARZ Design




Cores cinza e fendi

Além das cores rosa quartzo e azul serenity eleitas pela Pantone para 2016, o cinza continua firme e forte nesse ano! E já a cor fendi (veja mais!) promete ganhar mais notoriedade, visto que assim como o cinza é uma cor neutra – e a preferida da maioria das pessoas tanto em ambientes internos quanto externos! E é linda, não acham?!
Cozinha decorada na cor fendi (uma mistura de cinza e marrom, linda né?!) com elementos da Fendi (grife).

Estampa geométrica

Figurinha carimbada em mostras e projetos atuais, as estampas geométricas estão presentes em muitas coleções: de tecidos em geral, cerâmicas, elementos decorativos e na maior parte das vezes com cores bem fortes e efeitos marcantes!
E toda essa manifestação tende a repercutir em 2016 também!

Almofadas e tapetes com estampa geométrica p&b. Projeto: Lídia Maciel


Closets com portas nos armários
De uns tempos pra cá, o uso de portas em closets vem sendo cada vez mais recorrente!
As vantagens de um closet com portas são inúmeras, a principal e determinante é o fato de não acumular pó nas roupas/peças – essa é a queixa mais comum de quem possui closet sem portas e precisa usar uma peça repentinamente (compromisso, mudança de clima..) e a encontra toda empoeirada (rinite mode on), além do mais, as portas ajudam a esconder eventuais (no meu caso, constante) desorganização (mas é só o meu armário que é assim, viu gente?!rs).
Sem falar que a variedade de portas disponíveis: laca, espelhada (ainda ajuda na tarefa de vestir), vidro reflecta...deixa o espaço super bonito!
Closet com portas em laca brilhante e espelhadas! Projeto: Leonardo Maia.

Cortina e persiana juntas
Se a cortina tem um estilo mais clássico, cheia de pregas e acessórios; a persiana tem uma pegada mais clean e contemporânea. E juntas, elas agradam os dois estilos mais pedidos no décor: clássico e contemporâneo e conferem um resultado bem bacana que ao que tudo indica continuará em alta esse ano!
Além disso, uma completa a outra, pois a cortina adiciona glamour à persiana e essa por sua vez, adiciona maior funcionalidade à cortina, já que tem a capacidade de controlar a abertura e ao mesmo tempo iluminação/ventilação.  
 
Persiana de madeira e cortina/xale. Projeto: Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli.


Mix de elementos
A moda do “descombinar” e misturar elementos com cores e modelos diferentes parece que chegou pra ficar na decoração!
Já temos o mix de estampas, o mix de criados , o mix de cadeiras, o mix de mesas de centro e esse ano capaz de aparecer mais algum mix por aí...!
Uma dica para aderir essa trend é que os elementos tenham algum atributo em comum entre eles ou entre o contexto geral da decoração do ambiente que pode ser: cor, textura, estilo, volume e linhas, o que garante uma sintonia/unidade, mesmo sendo peças diferentes.

Quarto com mix de criados - notem que o volume dos dois criados são iguais e as cores deles se repetem no decor do quarto. Projeto: Patricia Pasquini


Móvel dois em um
A tendência dos ambientes cada vez menores e integrados, já que esse recurso oferece diversas vantagens, especialmente amplitude é a nova realidade!
E devido a essa tendência elementos dois em um que possuem mais de uma função e/ou atendem mais de um ambiente como sofá dupla face, por exemplo, vem ganhando maior destaque nas decorações atuais, já que otimiza espaço de forma versátil.
 
Sofá dupla face na sala de estar e tv! Projeto: Studio Alencar



Elemento clássico
Em mostras de decoração, lojas, casas mais antenadas....pode observar, pois a tendência do móvel antigo como elemento de destaque é unânime! O legal é que além das novas releituras disponíveis nas lojas, você também pode garimpar em lojas de móveis usados ou até mesmo fazer uma barganha com sua avó/mãe...Dentre as opções, a cômoda, a cadeira, o lustre,  o espelho com moldura são os que mais sobressaem no momento!
 
Sala de jantar com cômoda bombê branca como buffet. Detalhe para o mix de cadeiras lisas e a da cabeceira com estampa chevron Projeto: Jaqueline e Thais Di Francesco. Foto: Jomar Bragança.


Parede com iluminação
Nesse ano as paredes prometem explorar mais um forte elemento decorativo: a iluminação! 
Através de arandelas, balizadores, raias....que proporcionam ao ambiente: funcionalidade, beleza e aconchego!
A iluminação pode ser usada sobre uma parede já decorada (com papel de parede, pedra, quadro) ou sozinha, garantindo maior destaque ao efeito luminotécnico!

Sala com raias de iluminação na parede! Acho lindo! Projeto: Graziella Nicolai



Bar em casa
E quem achava que ter bar em casa estava fora de moda, se enganou porque o bar voltou com tudo no decor!
A tendência é influenciada pelas novas adegas climatizadas e pelo novo estilo de vida da sociedade que incentiva o convívio social/familiar e de forma mais inovadora, informal e despretensiosa!
Portanto, hoje em dia existem diversas formas de se montar um bar em casa, inclusive com uma simples bandeja!


Bar em casa criado com uma bandeja e aparador! Projeto: Roberto Migotto.



Fotos: ProfissionaisGoogle Imagens (+ info)

E aí, o que vocês acharam das tendências de decoração?! Alguma preferida?!

2 comentários:

  1. Oi Grazi tudo bem?? Gostei bastante da cozinha no tom cinza e fendi e tbm da sala com os móveis dois em um, gosto muito de cores neutras e prefiro jogar uma cor para ficar mais alegre, as tendências para 2016 são ótimas inspirações, bjs!!!

    www.nossasweethome.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ariane, tudo sim e vc?!
      Ah aquela cozinha é maravilhosa demais! Um sonho!
      Eu tb gosto de fazer isso no decor Ariane, assim a gente não fica tão limitado tb, né?!
      Beijos,
      Grazi

      Excluir

Tecnologia do Blogger.